TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

A importância do ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil

1. Justificativa:

Um dos problemas da educação infantil é a falta de conhecimento do período de alfabetização, desde quando as prioridades nas creches e nas escolas de educação infantil mudaram sua visão, para que as crianças pudessem desenvolver sua cognição e afetividade.

As crianças passam a interagir umas com as outras, aprendem brincando. Para que esse aprendizado ocorra na melhor maneira, o educador deve estar preparado e bem capacitado para que assim estimulem as crianças em querer aprender.

É através de brincadeiras que a criança se desenvolve, tentam imitar o adulto o que esta a sua volta, seja em uma brincadeira de faz de conta, jogos ou ate mesmo em palavras e dramatizações, ou seja, vai adquirindo habilidades sociais, intelectuais, físicas e ate mesmo criativa.

Na pratica educativa a ludicidade ganha um espaço especial, por isso é importante valorizá-lo, pois assim, permite que a criança realize sonhos e fantasias, a criança que brinca se desenvolve melhor, também desenvolve seu convívio social, com isso explora a personalidade, medos, desejos, criatividade, elaborando o mundo exterior a partir do seu campo de visão.

Essa experiência de brincar faz com que a criança experimente diversas situações. Os brinquedos e brincadeiras devem favorecer o aprendizado da criança, como suas habilidades, coordenação motora, etc. o ato de brincar valoriza o vinculo da criança com o meio em que vive família, amigos e seu convívio com outras pessoas, pois é através desse convívio que a criança forma suas idéias de mundo e as brincadeiras se tornam uma facilitadora dessa concepção.

2. Definição do problema:

Qual a importância do ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?

3. Hipótese: 

A brincadeira proporciona a exploração do espaço e ambiente desconhecidos, estimulando-os ao desenvolvimento de acordo com sua fase de crescimento. É através das brincadeiras que a criança desenvolve sua socialização, cidadania, expressão e comunicação, amplia-se o vocabulário e também desenvolve sua coordenação, seu cognitivo e afetivo.

4. Objetivos

4.1. Objetivo Geral:

Apresentar os métodos de aprendizagem através do ato de brincar na educação infantil.

4.2. Objetivos Específicos:

Relatar as metodologias de aprendizagem na educação infantil;

Relatar sobre a importância do brincar;

Fazer referencia entre a interligação do brincar com o estudar;

Descrever sobre a construção da personalidade e autonomia;

Explicar em que o lúdico pode auxiliar o professor na sala de aula;

Relatar sobre a falta de qualificação adequada do professor.

5. Fundamentação Teórica:

        Segundo Mário Augusto, Piaget (1998) diz que é importante a valorização da ludicidade, pois é através dela que a criança aprende. Ao explorar seu lado imaginário ela recria o que vive e isso facilita sua aprendizagem em sala de aula.

        A brincadeira é de grande importância para o seu desenvolvimento, pois desenvolve o potencial motor, cognitivo, simbólico, afetivo e expressivo. É através da brincadeira que a criança constrói o mundo na qual ela consegue expressar e produzir o que terá dificuldade de colocar no papel.

        A inclusão e jogos e brincadeiras na educação infantil é de extrema importância para que as crianças possam aprender de uma forma diferente. As brincadeiras e jogos fazem com que elas despertem interesse no aprendizado e com isso acrescenta elementos indispensáveis, fazendo com que a criança aprenda a seguir regras, e aprenda a lidar com a sensação de ganhar ou perder enquanto brinca e se diverte alem do mais se torna uma fonte de comunicação, proporcionando reflexão e autonomia e não impondo limites a criatividade.

        O professor ou o adulto usam o lúdico para criar e estimular certos tipos de aprendizagem, mantendo as condições da ação intencional da criança para brincar, potencializando sua aprendizagem.

        Percebe-se que a atividade lúdica em relação à educação infantil não é um passatempo, pois ajuda no desenvolvimento total da criança, trabalha a favor dos processos de socialização e descoberta do mundo, e o papel do brinquedo facilita essa descoberta através da concretização da imaginação, que ocorre apenas em crianças mais velhas com as atividades psicológicas especificas da consciência humana.

        “A utilização do jogo pontecializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típico do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos...” (KISHIMOTO, 2001, p. 37). Por isso, o brinquedo é de grande importância para o desenvolvimento da criança enquanto ser em formação física e psicológica. O brinquedo facilita a criança conhecer e analisar o mundo, construir seu caráter, a brincadeira nada mais é do que a linguagem da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com