TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Patrimônio Histórico

Casos: O Que é Patrimônio Histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

LIVRO: “O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO”

Autor: Carlos Alberto Cerqueira Lemos

Editora: Brasiliense

Publicado em 1981

O livro do arquiteto e professor Carlos A. C. Lemos, se refere em definir e destacar a preservação de bens históricos, onde ele mostra que a preservação é muito mais do que preservar um prédio. O autor baseia a preservação histórica na memória social e cultural de determinada nação e engloba os valores e interesses diferenciados da sociedade. Através da leitura deste livro, é possível entender os motivos do ato da preservação e sua importância.

O livro é dividido em seis capítulos resumidos em cento e onze páginas, onde no último capítulo encontramos algumas opções de leitura que o autor indica para nos aprofundarmos mais no assunto.

Resenha

O livro em questão se inicia com o autor fazendo uma comparação entre o termo genérico conhecido através das mídias como Patrimônio Histórico, mas que na realidade é muito mais abrangente do que aparenta, o chamado Patrimônio Cultural. Hugues de Varineboham, através das suas definições, sugere que o patrimônio cultural seja dividido em 3 categoria: O primeiro pertence à natureza e o meio ambiente, que nos fornece recursos naturais, no qual fazemos transformações, como por exemplo, as árvores que fornecem madeira. O segundo grupo de elementos são bens relacionados ao conhecimento e ao saber. Vai desde as técnicas de sobrevivência do homem, até as tecnologias mais avançadas atualmente. O terceiro e último grupo é o mais importante de todos e engloba tudo e a palavra artefato é a que melhor define esse grupo.

Pensando em artefato, devemos antes verificar que sempre temos que prestar atenção às relações necessárias entre o artefato e o homem, e entre o homem e a natureza. Os artefatos devem ser levados em conta quanto sua utilidade e durabilidade. Dessa forma podemos ver muitas construções que tiveram seus usos substituídos mas mantêm outros, como casas antigas por exemplo, que por causa do uso sofrem modificações até chegar o momento em que não há mais como oferecer o conforto necessário para moradia até chegar ao ponto de ser demolida.

De acordo com o livro, o Patrimônio Histórico é muito diversificado, onde não existem critérios e interesses voltados à preservação, sendo selecionados sob qualquer ponto, sem se preocupar em registrar estágios culturais ultrapassados de uma comunidade. De uns tempos pra cá, os historiadores têm se empenhado em conhecer nossa história antiga, o modo de vida, os povos antigos, o dia-a-dia, as crenças e pensamentos, o que antes não recebia a atenção devida, exceto dos estudiosos e colecionadores da época que se manifestavam em pró da preservação dos Patrimônios Históricos e Artísticos.

A partir disso seguem as perguntas: Por que preservar? O que preservar? E finalmente Como preservar? De acordo com o autor do livro, preservar não seria somente salvar os artefatos, mas também a memória a que estão relacionados, sendo assim, preservar para manter viva a memória e história dos lugares a que esses bens estão ligados. A segunda pergunta não pode ser respondida de qualquer forma, deve observar as regras de como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com