TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Flip Book

Trabalho Escolar: O Que é Um Flip Book. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  11.944 Visualizações

Página 1 de 3

Flip book ou livro filme é uma série de imagens organizadas sequencialmente em blocos ou cadernos, que resulta numa animação quando as páginas são viradas rapidamente, simulando movimento ou alguma outra alteração. Mas, para que isso aconteça, a leitura tem que acontecer da esquerda para a direita, ou seja, de trás pra frente. Assim, o espectador olha para o mesmo ponto e acompanhar o movimento, segurando o livro com uma mão e folheando as páginas com o polegar da outra, com velocidade suficiente para a ilusão de trabalhar. Por isso, flipbook em alemão é Daumenkino , literalmente “polegar cinema”.

Para se ter a ilusão de movimento um flip book deve ser folheado numa certa velocidade. Se as páginas forem passadas muito rápido as imagens serão perdidas por nossos olhos e se forem passadas muito lentamente veremos apenas uma sequencia de imagens paradas.

Isso é possível pois as imagens que vemos ficam “gravadas” em nossos olhos por uma pequena fração de segundos aproximadamente 1/25 segundos). Dessa forma, se vermos 25 imagens por segundo nosso cérebro terá a impressão movimento mesmo se tais imagens forem desenhos parados. De fato, temos a sensação de movimento mesmo quando as imagens são passadas em velocidades menores, o que permitiu a criação dos flip books.

Mesmo sem ter um nome próprio em português, esse tipo de livreto, ou flip book, é bem conhecido, apesar de ser considerado por muitos apenas como um brinquedo.

Os flip books foram essencialmente uma das primeiras formas de animação e depois contribuíram com o surgimento das idéias que originaram o cinema moderno.

Feito inicialmente com desenhos, rapidamente os flip books passaram a usar pequenas fotografias que mostravam curtas historinhas. Em seguida começaram a surgir máquinas que, usando manivelas e cilindros montados com fotos, facilitavam a visualização das animações. Essas máquinas, conhecidas como Mutoscópios, eram colocadas em parques e centros de diversão e foram, de certa forma, os primeiros “cinemas” conhecidos, dando origem depois aos projetores.

O primeiro flipbook foi feito em setembro de 1868, e patenteado por John Barnes Linnett com o nome kineograph (imagem em movimento). Foi a primeira forma de animação para empregar uma sequência linear de imagens, que antes era feita de forma circular. Desde então, muitas outras técnicas e tecnologias surgiram, e o flipbook foi ganhando novas formas.

Passo-a-passo

A primeira coisa a se fazer é pensar em uma historinha. Ter a ideia já em mente é fundamental para fazer um bom flipbook. Se você quiser, pode-se fazer um rascunho antes de começar seu projeto, assim você poderá colocar as ideias em ordem…

Com a ideia pronta é hora de começar os desenhos. O ideal é deixar em branco as 5 primeiras folhas do bloquinho, pois muitas vezes as primeiras folhas escapam dos dedos quando passamos um flipbook. Outra coisa importante é não desenhar na folha toda. Deixe em branco a parte da folha mais próxima à borda do bloquinho onde as folhas ficam coladas, pois quando você folhear o flipbook essa parte não será vista direito.

Cada desenho deve ter uma pequena diferença do desenho anterior. Os movimentos desejados devem ser sutis, se você fizer desenhos muito diferentes seu flipbook ficará “piscando”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com