TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO IRACEMA

Por:   •  19/10/2018  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  4.106 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO IRACEMA

O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse guerreiro chama-se Martim.

 Iracema: Martim,vamos rápido vou te levar até minha tribo para te ajudarmos

 Martim: Já que insisti, vamos

Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de tabajara.

Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema.

Pajé: Seja bem vindo a nossa tribo, guerreiro, como de costume te apresento essas 2 belas mulheres (india 1  e india 2,  se apresentam e convidam Martim a se hospedar na tribo )

Martim: Agradeço o convite, mas já estou melhor, preciso voltar para minha tribo agora. (martim se despede e vai embora )

 Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita. Começa nesse momento uma troca de amor mútuo. À noite, passeiam pelo bosque e ficam muito próximos. Um guerreiro tabajara avista a proximidade dos dois. Ele tenta ferir Iracema e acaba ferindo Martim.

Voltando para a cabana...

Martim: Agora vou partir, devem estar sentindo minha falta ( iracema em tom de despedida presenteia martim com uma rede de pesca )

Antes da partida, Iracema dá um abraço em Martim. Porém, ela sabe que não pode se envolver com ele, senão morrerá. Caubi acompanha Martim.

Entretanto, Martim descobre por meio da loira que inimigos de uma outra tribo estão atrás dele. Seu sentimento fica dividido entre a loira dos castos afetos, que tinha deixado em sua tribo e veio atrás dele, e a virgem morena dos ardentes amores.

Caubi: Olhe martim, vem vindo uma loira correndo em nossa direção

Martim: Conheço essa moça, ela é de minha tribo

Loira: Martim, estava preocupada com você, por onde você estava? Quem é essa moça que está com você ?

Martim: Acabei sendo ferido por uma índia, e a irmã dela me ajudou. Estive esse tempo todo na tribo dela

Loira: Senti sua falta, mas na verdade vim te falar para não voltar para nossa tribo agora, tem alguns inimigos da tribo atrás de você, então fuja o mais rápido possível

Caubi e Martim retornam a tribo de iracema

Martim precisa partir. Iracema então leva o amado até o encontro do seu amigo Poti. Ao chegar ao limite, Iracema não quer deixar Martim e continua a caminhar com ele. Martim, apaixonado por Iracema e também querendo ficar junto dela, decide fazer uma cabana próxima a uma aldeia amiga para morarem; eles e o Poti. Os dois vivem felizes em sua cabana. Até um dia que Iracema descobre que está grávida. Martim precisa ir defender sua tribo junto com o Poti. O guerreiro parte sem se despedir de sua amada.

Após o retorno, Martim sente falta de sua terra e fica com o pensamento distante de Iracema. Iracema, grávida, sente a falta de seu esposo. Quando o bebê nasce, vai procurar Martim, descobre que ele foi novamente para a guerra, e volta para a cabana. Iracema recebe a visita de seu irmão Caubi, que fica feliz em conhecer seu sobrinho. Porém, de tanta tristeza e saudade que sente, Iracema não tem mais leite para amamentar seu filho. Martim então chega e ela lhe entrega seu filho, chamado de Moacir, e ,em seguida, vem a falecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com