TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato de Experiência

Por:   •  23/2/2024  •  Relatório de pesquisa  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PREFEITURA MUNICIPAL DE OSASCO[pic 2]

EMEIEF PROFªA ELZA DE CARVALHO MELLO BATTISTON


Histórias em Quadrinhos:

Refletindo sobre a Sociedade

Relato de experiência desenvolvida com estudantes do 4º Ano (Ensino Fundamental I) da EMEIEF Profª Elza de Carvalho Mello Battiton - Osasco - SP, entre abril e novembro de 2022, como pré-requisito para participar do VII PRÊMIO MEI de DOCÊNCIA – EDIÇÃO 2023. Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 2820 – apto 184 torre 01. Bairro Jardim Íris. São Paulo/SP. Celular/whatsapp: (11)9 8344 3961. E-mail: victor.tchiya@yahoo.com.br

OSASCO/SP

Resumo  

Este artigo descreve um projeto educacional que utiliza histórias em quadrinhos como ferramenta para engajar e inspirar alunos. A iniciativa surgiu após uma colaboração entre o autor e a professoras Regentes e de Informática da Unidade Escolar Elza Battiston, revelando o interesse dos alunos por desenhos e quadrinhos. Antes de criarem suas próprias histórias em quadrinhos, os alunos participaram de debates sobre questões sociais presentes em tirinhas, o que levou a uma partilha de experiências pessoais. A abordagem interdisciplinar do projeto permitiu aos alunos desenvolver autonomia, senso crítico e habilidades de trabalho colaborativo nas artes.

Palavras-chave: História em Quadrinhos; Interdisciplinaridade; Prática Docente.

 

INTRODUÇÃO

Para onde vão os nossos silêncios quando deixamos de dizer o que sentimos? ” (Quino através de Mafalda).

Inicio este projeto com a profundidade da frase de Quino, proferida por meio da personagem Mafalda nos quadrinhos. Esta reflexão carrega uma riqueza de significados que se entrelaça com a essência da ARTE, uma forma de expressão tão densa de sentidos. A Arte, ao longo da história da humanidade, desempenha um papel essencial, registrando as múltiplas facetas da nossa existência e identidade.

Diversas civilizações legaram seus traços artísticos, permitindo-nos compreender a nossa natureza e origens. A Arte encapsula a humanidade, como ressalta Dewey citado por Barbosa: “A arte une mais que experiências de outra natureza. São as relações de fazer e padecer, e a energia de ida e vinda que fazem com que a experiência da Arte seja uma experiência renovadora e constantemente renovável”.

A pandemia desencadeada pelo Sars-CoV-2, conhecida como Covid-19, nos confinou entre março de 2020 e julho de 2021, período no qual o ensino a distância predominou até nosso retorno gradual às escolas. O distanciamento físico nos impulsionou a explorar novas ferramentas para envolver e educar os alunos em um contexto tão desafiador para a sociedade. Essa jornada também ampliou consideravelmente o uso da tecnologia, com a busca de novas habilidades por meio de cursos, vídeos, palestras e fóruns. Edgar Morin, assim como Santos e Silva, realça a reconfiguração das metodologias diante de momentos transformadores. “O desenvolvimento das comunicações, sobretudo nos últimos anos, com o fax, o telefone celular, internet, a comunicação instantânea em todos os pontos do planeta, é um fenômeno notável no sentido que pode ter efeitos muito positivos, que permitam comunicar, entender e intercambiar informações. ” (MORIN, 2007, p. 42)

Considerando esse período de distanciamento imposto pela pandemia e o retorno físico em 2022, evidenciou-se a importância das questões socioemocionais e a necessidade de abordar a fundo esses aspectos. Durante um diálogo sobre as turmas, a professora Luciana compartilhou o interesse dos estudantes por histórias em quadrinhos e por todo o universo que as envolve. Esse ponto de partida foi fundamental para conceber o projeto direcionado às turmas dos 4º anos D e E, estimulando reflexões sobre as etapas necessárias para sua realização e abordagem.

Além disso, esse projeto floresceu de maneira interdisciplinar, reunindo as professoras regentes Luciana e Fabiana Tesser, bem como a professora do projeto de informática, Jaqueline Ruiz. Essa abordagem colaborativa resultou na integração, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades nas disciplinas de Arte, Português e Informática, em um movimento que transcende os limites disciplinares.

[pic 3][pic 4]

Figura 1. Construção em grupo das HQ’s             Figura 2. Construção em grupo das charges

 Objetivo

Orientados pela interdisciplinaridade e pela abordagem humanizada e reflexiva, os objetivos deste projeto buscam aprimorar as competências artísticas por meio da integração das perspectivas artísticas e tecnológicas. Além disso, almeja-se fomentar a consciência crítica e social por meio da análise das histórias em quadrinhos e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Objetivo Geral:

Explorar e desenvolver competências artísticas de forma integrada e interdisciplinar, enfatizando perspectivas humanizadas e reflexivas, bem como a aplicação eficaz das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Objetivos Específicos:

Analisar a evolução das histórias em quadrinhos tanto globalmente como no contexto brasileiro, promovendo discussões aprofundadas sobre suas trajetórias.

Explorar as estruturas intrínsecas das histórias em quadrinhos, aprofundando a compreensão de seus elementos fundamentais.

Avaliar e apreciar obras de histórias em quadrinhos, incluindo suas extensões em formatos televisivos como desenhos animados e animes.

Fomentar a compreensão da consciência crítica e social ao examinar as realidades retratadas nas histórias em quadrinhos e sua relevância para a sociedade.

Facilitar a criação colaborativa de histórias em quadrinhos, proporcionando um ambiente de aprendizado em grupo.

Utilizar a plataforma Canva como ferramenta educacional para a elaboração de charges online, explorando seu potencial na criação artística e comunicativa.

Fomentar a criação coletiva de charges com foco na expressão de ideias e opiniões, visando sua posterior publicação e compartilhamento.

 Metodologia

O projeto foi conduzido em várias etapas, cada uma contribuindo para a exploração, apreciação e criação de histórias em quadrinhos de forma integrada e envolvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com