TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Monografias: O Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

O Renascimento

DURANTE A ANTIGUIDADE, AS CULTURAS GREGA E ROMANA

FUNDARAM A CHAMADA ARTE CLÁSSICA, DANDO NOVO SIGNIFICADO

ÀS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SOCIAIS DA ÉPOCA, BASEADAS NA

FILOSOFIA E NO RESPEITO AO INDIVÍDUO.

DURANTE A ANTIGUIDADE, AS CULTURAS GREGA E ROMANA

FUNDARAM A CHAMADA ARTE CLÁSSICA, DANDO NOVO SIGNIFICADO

ÀS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SOCIAIS DA ÉPOCA, BASEADAS NA

FILOSOFIA E NO RESPEITO AO INDIVÍDUO.

JÁ NA IDÁDE MÉDIA, A HUMANIDADE VIU PREVALESCER O

TEOCENTRISMO E A IGREJA CATÓLICA MANIPOLIZOU TODO O

CONHECIMENTO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO EXISTENTES. ESTE FATO FOI

TÃO NOCIVO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA OCIDENTAL, A

PONTO DE SE DAR O NOME DE “A IDADE DAS TREVAS” A ESTE PERÍODO.

• JÁ NA IDÁDE MÉDIA, A HUMANIDADE VIU PREVALESCER O

TEOCENTRISMO E A IGREJA CATÓLICA MANIPOLIZOU TODO O

CONHECIMENTO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO EXISTENTES. ESTE FATO

FOI TÃO NOCIVO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA

OCIDENTAL, A PONTO DE SE DAR O NOME DE “A IDADE DAS

TREVAS” A ESTE PERÍODO.

APESAR DE TODA A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA, O SÉCULO XIV

MARCOU PRODUNDAS MUDANÇAS NA FORMA COMO O HOMEM DA

ÉPOCA ENXERAGAVA SUA POSIÇÃO NO MUNDO E ASSIM, NAS CIDADES

ITALIANAS DE FLORÊNCA E SIENA, TAIS MUDANÇAS LEVARAM À

PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS QUE VALORIZAVAM O HUMANISMO E

O REALISMO.

• APESAR DE TODA A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA, O SÉCULO

XIV MARCOU PRODUNDAS MUDANÇAS NA FORMA COMO O

HOMEM DA ÉPOCA ENXERAGAVA SUA POSIÇÃO NO MUNDO E

ASSIM, NAS CIDADES ITALIANAS DE FLORÊNCA E SIENA, TAIS

MUDANÇAS LEVARAM À PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS QUE

VALORIZAVAM O HUMANISMO E O REALISMO.

ESTE MOVIMENTO CULTURAL INICIADO NA ITÁLIA, INFLUENCIOU

OUTROS PAÍSES, QUE MESMO RESPEITANDO OS ELEMENTOS LOCAIS DE

SUA PRÓPRIA CULTURA, TAMBÉM ADOTARAM O HUMANISMO E O

REALISMO NA PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE E NAS CONSTRUÇÕES

ARQUITETÔNICAS.

• ESTE MOVIMENTO CULTURAL INICIADO NA ITÁLIA, INFLUENCIOU

OUTROS PAÍSES, QUE MESMO RESPEITANDO OS ELEMENTOS

LOCAIS DE SUA PRÓPRIA CULTURA, TAMBÉM ADOTARAM O

HUMANISMO E O REALISMO NA PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE E

NAS CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS.

• AINDA QUE NOSSO OBJETIVO SEJA FALAR DA HISTÓRIA DA ARTE,

CABE LEMBRAR QUE TAIS MUDANÇAS NÃO OCORRERAM APENAS

NESTA ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANO, POIS TAMBÉM SE

ESTENDERAM PARA A ECONOMIA, A DEMOGRAFIA E A

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.

• POR FIM, A ESTE MOMENTO DA HISTÓRIA, CONVENCIOU-SE

CHAMAR DE...

RENASCIMENTO

NA VERDADE, O RENASCIMENTO FOI UM MOMENTO DA HISTÓRIA MUITO

MAIS ABRANGENTE E COMPLEXO DO QUE O SIMPLES REVIVER DA

ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA.

• NA VERDADE, O RENASCIMENTO FOI UM MOMENTO DA HISTÓRIA

MUITO MAIS ABRANGENTE E COMPLEXO DO QUE O SIMPLES

REVIVER DA ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA.

• OCORRERAM NESSE PERÍODO MUITOS PROGRESSOS E

INCONTÁVEIS REALIZAÇÕES NO CAMPO DAS ARTES, DA

LITERATURA E DAS CIÊNCIAS, QUE SUPERARAM A HERANÇA

CLÁSSICA. O IDEAL DO HUMANISMO FOI SEM DÚVIDA O MÓVEL

DESSE PROGRESSO E TORNOU-SE O PRÓPRIO ESPÍRITO DO

RENASCIMENTO.

NUM SENTIDO AMPLO, ESSE IDEAL PODE SER ENTENDIDO COMO A

VALORIZAÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA, EM OPOSIÇÃO AO DIVINO E

AO SOBRENATURAL, CONCEITOS QUE HAVIA IMPREGNADO A CULTURA

DA IDADE MÉDIA.

• NUM SENTIDO AMPLO, ESSE IDEAL PODE SER ENTENDIDO COMO A

VALORIZAÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA, EM OPOSIÇÃO AO

DIVINO E AO SOBRENATURAL, CONCEITOS QUE HAVIA

IMPREGNADO A CULTURA DA IDADE MÉDIA.

• OUTRO DESTAQUE DESTE MOMENTO DA HISTÓRIA, FOI O

SURGIMENTO DE HOMENS QUE ATUAVAM EM MAIS DE UMA ÁREA

DO CONHECIMENTO HUMANO, DESDE AS ARTES PLÁSTICAS, ATÉ A

MATEMÁTICA, A CIÊNCIA E A ARQUITETURA.

DESTA FORMA, GRANDES ARTISTAS MARCARAM SEUS NOMES NA

HISTÓRIA E LEGARAM À HUMANIDADE OBRAS DE RARA BELEZA E

ETERNO SIGNIFICADO.

• DESTA FORMA, GRANDES ARTISTAS MARCARAM SEUS NOMES NA

HISTÓRIA E LEGARAM À HUMANIDADE OBRAS DE RARA BELEZA E

ETERNO SIGNIFICADO.

• COMO O TEMA DESTE TRABALHO É A HISTÓRIA DA ARTE,

NECESSÁRIO SE FAZ RESSALTAR QUE NESTE CAMPO HOUVE

GRANDE DESTAQUE PARA A PINTURA, A ARQUITETURA E A

ESCULTURA.

• NOVAS TÉCNICAS FORAM DESENVOLVIDAS A FIM DE SE CRIAR

OBRAS QUE REPRODUZISSEM O REAL E O LÚDICO, ODEBECENDO

PADRÕES ESTÉTICOS E SIMÉTRICOS, COMO NUNCA ANTES FORA

FEITO.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARTE RENASCENTISTA

* Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista

* Reutilização das artes greco-romana

ARQUITETURA

• A ARQUITETURA NO RENASCIMENTO FOI MARCADA PELA BUSCA

DA ORDEM E DA DISCIPLINA, A FIM DE QUE SE SUPERASSE O IDEAL

DE INFINITUDE DAS CATEDRAIS GÓTICAS.

• A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PELO EDIFÍCIO BASEIA-SE EM RELAÇÕES

MATEMÁTICAS ESTABELECIDAS DE TAL FORMA QUE O

OBSERVADOR POSSA COMPREENDER A LEI QUE O ORGANIZA, DE

QUALQUER PONTO QUE SE COLOQUE.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

* Ordens Arquitetônicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construção *

A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas *

Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas

(funções militares)

PINTURA

• Principais características:

* Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções

que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da

geometria.

* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo

de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples

observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais

grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser

compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

* Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

* Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente

como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.

* Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período

é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

PRINCIPAIS PINTORES

• Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade

que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza

estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros

são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas

porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A

Primavera e O Nascimento de Vênus.

• Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e

sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a

imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou

capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento

humano. Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.

• Michelângelo - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela

Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de

cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do

artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. Obras

destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família

• Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e

segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em

espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi

considerado grande pintor de “Madonas”. Obras destacadas: A Escola de

Atenas e Madona da Manhã.

ESCULTURA

• Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta

adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão

e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos

quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI.

Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. Outro grande escultor desse

período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou

influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

• Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade.

• Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade.

• Profundidade e perspectiva.

• Estudo do corpo e do caráter humano.

O RENASCIMENTO NA EUROPA

• A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior

expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também

ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente,

em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.

• Outros artistas da Europa nacionalizaram as ideias italianas e produziram

grandes obras. São eles: * Dürer * Hans Holbein * Bosch * Bruegel

FASES DO RENASCIMENTO

• TRECENTO

O TRECENTO REPRESENTA A PREPARAÇÃO PARA O RENASCIMENTO E É

UM FENÔMENO BASICAMENTE ITALIANO, MAIS ESPECIFICAMENTE DA

CIDADE DE FLORENÇA, PÓLO POLÍTICO, ECONÔMICO E CULTURAL DA

REGIÃO, EMBORA OUTROS CENTROS TAMBÉM TENHAM PARTICIPADO DO

PROCESSO, COMO PISA E SIENA, TORNANDO-OS A VANGUARDA DA

EUROPA EM TERMOS DE ECONOMIA, CULTURA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL,

CONDUZINDO A TRANSFOMAÇÃO DO MODELO MEDIEVAL PARA O

MODERNO.

QUATTROCENTO

• QUATTROCENTO

O CHAMADO QUATTROCENTO (SÉCULO XV) VIU O RENASCIMENTO

ATINGIR SUA ERA DOURADA. O HUMANISMO AMADURECIA E SE

ESPALHAVA PELA EUROPA ATRAVÉS DE FICINO, RODOLPHUS

AGRICOLA, ERASMO, MIRANDOLA E THOMAS MORE. LEONARDO

BRUNI INAUGURAVA A HISTORIOGRAFIA MODERNA E A CIÊNCIA E A

FILOSOFIA PROGREDIAM COM LUCA PACIOLI, JÁNOS VITÉZ, NICOLAS

CHUQUET, REGIOMONTANUS, NICOLAU DE CUSA E GEORG VON

PEUERBACH, ENTRE MUITOS OUTROS.

ALTA RENASCENÇA

• ALTA RENASCENÇA

A ALTA RENASCENÇA CRONOLOGICAMENTE ENGLOBA OS ANOS FINAIS

DO QUATTROCENTO E AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO CINQUECENTO, SENDO

DELIMITADA APROXIMADAMENTE PELAS OBRAS DE MATURIDADE

DELEONARDO DA VINCI (A PARTIR DE C. 1480) E O SAQUE DE

ROMA EM 1527. FOI A FASE DE CULMINAÇÃO DO RENASCIMENTO, QUE SE

DISSIPOU MAL FOI ATINGIDA, MAS SEU RECONHECIMENTO É

IMPORTANTE PORQUE ALI SE CRISTALIZARAM IDEAIS QUE

CARACTERIZAM TODO O MOVIMENTO RENASCENTISTA: O HUMANISMO,

A NOÇÃO DE AUTONOMIA DA ARTE, A EMANCIPAÇÃO DO ARTISTA DE

SUA CONDIÇÃO DE ARTESÃO E EQUIPARAÇÃO AO CIENTISTA E AO

ERUDITO, A BUSCA PELA FIDELIDADE À NATUREZA, E O CONCEITO DE

GÊNIO, TÃO PERFEITAMENTE ENCARNADO EM DA

VINCI, RAFAEL E MICHELANGELO. SE A PASSAGEM DA IDADE

MÉDIA PARA A IDADE MODERNA NÃO ESTAVA AINDA COMPLETA, PELO

MENOS ESTAVA ASSEGURADA SEM RETORNO POSSÍVEL.

O CINQUECENTO

• O CINQUECENTO

ESTA É A DERRADEIRA FASE DA RENASCENÇA (SÉCULO XVI), QUANDO O

MOVIMENTO SE TRANSFORMA, SE EXPANDE PARA OUTRAS PARTES DA

EUROPA E ROMA SOBREPUJA DEFINITIVAMENTE FLORENÇA COMO

CENTRO CULTURAL, ESPECIALMENTE A PARTIR DO PONTIFICADO

DE JÚLIO II.

ROMA ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA PRODUZIDO GRANDES ARTISTAS

RENASCENTISTAS, E O CLASSICISMO HAVIA SIDO PLANTADO ATRAVÉS

DA PRESENÇA TEMPORÁRIA DE ARTISTAS DE OUTRAS PARTES. MAS COM

A FIXAÇÃO NA CIDADE DE MESTRES DO PORTE

DE RAFAEL, MICHELANGELO E BRAMANTE FORMOU-SE UMA ESCOLA

LOCAL, TORNANDO-A O MAIS RICO REPOSITÓRIO DA ARTE DA ALTA

RENASCENÇA E DA SUA CONTINUAÇÃO CINQUECENTESCA, ONDE A

POLÍTICA CULTURAL DO PAPADO DEU UMA FEIÇÃO CARACTERÍSTICA A

TODA ESTA FASE. BOA PARTE DESSA NOVA INFLUÊNCIA ROMANA

DERIVOU DO DESEJO DE RECONSTITUIR A GRANDEZA E A VIRTUDE

CÍVICA DA ROMA ANTIGA, O QUE SE REFLETIU NA INTENSIFICAÇÃO DO

MECENATO E NA RECRIAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS QUE

IMITAVAM AS DA ANTIGUIDADE, COMO OS GRANDES CORTEJOS DE

TRIUNFO, AS FESTAS PÚBLICAS SUNTUOSAS, AS REPRESENTAÇÕES

PLÁSTICAS E TEATRAIS GRANDILOQUENTES, CHEIAS DE FIGURAS

HISTÓRICAS, MITOLÓGICAS E ALEGÓRICAS.

O RENASCIMENTO NO BRASIL

• DURANTE A ÉPOCA COLONIAL (1500-1822) E O PRÓPRIO IMPÉRIO

(1822-1889) É CONTROVERSO FALAR EM ARTES PLÁSTICAS

GENUINAMENTE BRASILEIRAS, POIS AS MANIFESTAÇÕES

ARTÍSTICAS NO BRASIL NOS PERÍODOS CITADOS NADA MAIS ERAM

QUE CÓPIA OU ADAPTAÇÃO DE ESTILOS EUROPEUS PARA CÁ

TRANSPLANTADOS PELOS COLONIZADORES. O QUE SE REGISTRA É

A ADAPTAÇÃO E ESTILIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS EUROPÉIAS. DESTE

PONTO DE VISTA, PODE-SE AFIRMAR QUE AS ARTES PLÁSTICAS NO

BRASIL DURANTE OS QUATRO PRIMEIROS SÉCULOS DE NOSSA

HISTÓRIA SÃO CAUDATÁRIAS DO RENASCIMENTO. AS PRINCIPAIS

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS ENVOLVEM O CASO DOS

HOLANDESES EM PERNAMBUCO (FRANS POST E ALBERT

ECKHOUT), DOS PORTUGUESES NA BAHIA E NO RIO DE JANEIRO E O

DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO EM MINAS GERAIS COM O CICLO

DO OURO. SÓ DURANTE O FINAL DO SÉCULO XIX É QUE SURGEM

AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE DAR À ARTE BRASILEIRA UMA

...

Baixar como  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »