TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEATRO NA ESCOLA

Por:   •  13/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: PATRÍCIA DA SILVA – RA: 8061345

CURSO: LICENCIATURA ARTES VISUAIS

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: TAYLA FRANCIELLE DA CRUZ

BATATAIS

2018

TEATRO NA ESCOLA

Pensar em fazer arte na escola é potencializar a criação, a expressão, a fantasia, a reflexão da realidade, discussões sobre os deveres e direito, abrindo espaço para o aluno se manifestar e respeitar todos os tipos de povos, culturas e religiões.

2 Introdução

O teatro na escola propicia o desenvolvimento integral de diversas linguagens no educando, pensando assim o projeto retrata sobre a importância do ensino do teatro, buscando refletir os problemas encontrados e a superação dos mesmos.

O trabalho será executado nas turmas de sexto ao nono ano (3º e 4ª fases) do ensino fundamental-EJA, é possível perceber que os alunos possuem interesse em praticar atividades diferenciadas e assim valoriza o contato com cultura. O ensino no EJA deve ser de qualidade atendendo todas as demandas que essas camadas sociais necessitam, pois trás consigo uma história de vida uma bagagem de aprendizagens e de dificuldades garantido para que as pessoas possam recuperar o tempo perdido, seja ele o motivo qual for. Quando volta a escola voltam determinados com vontade de aprender isso deve ser levado em consideração para que não ocorra a evasão desses estudantes. Portando o professor deve procurar atividades que instigam essa clientela, o teatro pode ser uma aprendizagem atrativa para esse alunado aproximando a realidade com ficção, além de formar consciência e crítica para desenvolvimento na sociedade.

3 Objetivos Gerais (e específicos)

        O Projeto Social tem por principal objetivo fazer com que envolvidos no processo educacional reflitam sobre a importância do teatro no desenvolvimento de aprendizagem necessária para construir o conhecimento de modo a formar a consciência crítica da realidade tão necessária para a construção da cidadania. Além disso, pretende-se:

  • Incentivar e estimular á prática do teatro no ensino da EJA.
  • Conscientizar sobre a consciência crítica da realidade.
  • Envolver a realidade com a ficção teatral.
  • Desenvolver linguagens artísticas.

4 Metas

Espera-se ao final da aplicação do projeto que os alunos do EJA sintam-se motivados em estar novamente á escola, importantes para o processo educacional, que possam ver no teatro a forma de mostrar a realidade de cada um no olhar da plateia e também além de desenvolver a própria consciência, mostrar a valorização da cultura na qual estão inseridos.

5 Justificativa

O tema escolhido para execução do projeto deu-se a partir da percepção da importância do teatro como linguagens importante para o aprendiz. “Durante o ensino fundamental II, os alunos deverão ter contato com as quatro grandes linguagens da arte que são: Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, desenvolvendo competências e habilidades estéticas e artísticas, apreciando, desfrutando e valorizando; distinguindo os trabalhos artísticos dos povos de culturas variadas dentro da história e na época contemporânea”. (BRASIL-Pcn Arte, 1998, pág. 38).  Segundo os PCN (1998)

“As propostas educacionais devem compreender a atividade teatral como uma combinação de atividade para o desenvolvimento global do indivíduo, um processo de socialização consciente e crítico, um exercício de convivência democrática, uma atividade artística com preocupações de organização estética e uma experiência que faz parte das culturas humanas”. (BRASIL-Pcn arte, 1998, p.52).

E ainda:

“É papel da escola, incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente também aquelas produzidas pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno. (BRASIL-Pcn arte, 1998, p. 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com