TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 2

O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA PÚBLICA

Conclusão

    O texto está relacionado sobre a importância, de aliar didática e a prática pedagógica no uso do teatro em sala de aula da educação infantil. O método contribui no desenvolvimento dos alunos, proporcionando novas experiências, os objetivos é que sejam atingidos no campo da afetividade, cognição e da motricidade, contribuindo para a formação de sujeitos autônomos.

   Ao fazer a utilização do lúdico o professor proporciona o aprendizado como um momento prazeroso, preparando para o desenvolvimento integral e social do educando. O teatro e os jogos teatrais são recursos que proporcionam, para as crianças o prazer quando está brincando, pois cada jogo tem uma intenção e função nesse processo de desenvolvimento.

   O educador estará contribuindo para o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural do educando, por meio do domínio da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral. Criando condições para a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação, ação ativa, motivadora, a improvisação, concentração, organização, a liderança e o controle pessoal são desenvolvidos.

   A criança é estimulada na escola, onde ela se socializa com outras crianças, aprende a dividir a compartilhar brinquedos e o carinho das pessoas que elas gostam, tem convívio com a diversidades e começa a conhecer e explorar o mundo. A encenação de fantoches, para esses pequenos é encantador desenvolvem vários aspectos relacionados com a comunicação e a expressão sensório motora.

   Os benefícios do ensino de teatro, através dos jogos de imitação e criação, a criança é estimulada a descobrir a si própria, ao outro e ao mundo que a rodeia, favorecendo a produção coletiva de conhecimento da cultura, seja no valor estético ou educativo. Pois o trabalho com o teatro tem que ser ampliado, não deve ser trabalhado apenas nas disciplinas de artes.

  É necessário fazer uma autorreflexão sobre o uso do teatro em sala de aula, pois é um potencial para o aluno em processo de interação social, tornando capaz de criar, e ter uma vivência com as diversidades. Através da prática pedagógica adequar o teatro e fazer um planejamento integrado para se trabalhar esse recurso, que colabora na construção dos sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com