TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teatro Na Voz

Exames: O Teatro Na Voz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

A expressão vocal precisa estar interligada com a expressão corporal durante a representação. Para o ator é fundamental essa conscientização. Esta associação é que dará, ao ator, o diferencial em seu trabalho.

A respiração, o relaxamento, o ritmo e a autoimagem vocal são fatores que contribuem para a boa performance do corpo e da voz.

Dentre os três itens, citados acima, hoje, darei atenção maior à autoimagem vocal.

O ator deve ter consciência de sua saúde vocal para o trabalho de voz no palco. A preparação vocal precisa ser trabalhada. Precisa ser orientada para sua desinibição, projeção de voz, ressonância, articulação das palavras, leitura do texto, proporcionando segurança e confiança. Sendo assim, cada passo do ator deve ser aperfeiçoado, através de exercícios. Mas para isso o ator precisa, antes de tudo, ter uma boa higiene vocal. Fator determinante para que sua voz atinja a potência necessária para a comunicação em cena.

Com sua saúde vocal em dia, o ator consegue reunir vários aspectos tais como: voz limpa, clara, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.

Por isso, o ator deve deixar de lado tudo aquilo que pode prejudicar sua saúde bucal, como por exemplo: o fumo, o álcool, as drogas e os hábitos vocais inadequados. Este terceiro, um dos maiores vilões da saúde vocal.

Os atos de pigarrear e tossir são extremamente agressivos às cordas vocais e devem ser evitados ao máximo possível. Outro hábito que prejudica a saúde vocal é o ato de “fazer competição sonora”. Pois quando tentamos competir com alguém ou algo que produz um som mais alto que nossa voz, geralmente, forçamos nossas cordas vocais podendo provocar danos sem um aquecimento e uso correto. Os mesmo podemos dizer do sussurrar e cochichar que exigem grande esforço de nossas cordas.

Existem fatores externos que prejudicam nossas voz e um deles é a poluição. Tudo o que está no ar, o que respiramos, invariavelmente acaba passando por nossas cordas vocais. Com o passar dos anos é inevitável que a poluição das grandes cidades prejudiquem nossas cordas vocais.

Também devemos tomar cuidado com as alergias, pois as mesmas podem produzir a falta ou o excesso de muco ou o excesso do ato de tossir.

Nossa alimentação, também, influência em nossa higiene vocal. Devemos sempre ingerir maiores quantidades de carboidratos: grãos, vegetais, legumes, frutas. E evitar alimentos gordurosos.

A água é elemento essencial para a hidratação de nosso corpo (cordas vocais) e deve sempre ser administrada em temperatura ambiente e no mínimo em 2 litros diários.

O uso excessivo do ar condicionado, causando oscilações de temperatura, remédios e falta de esporte, também, contribuem para o mal funcionamento de nossa voz.

Cuidar de nossa higiene vocal é um trabalho difícil e meticuloso. Mas àqueles que sentem grande prazer em comunicar e representar torna-se- á um caminho prazeroso e que se descobre que, sempre, todo o esforço e cuidado valerá a pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com