TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teatro de Resistência

Por:   •  23/2/2021  •  Bibliografia  •  7.035 Palavras (29 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 29

TEATRO DE RESISTÊNCIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: O GOVERNO MILITAR BRASILEIRO DE 1964

Guilherme Henrique Pereira da Silva

Jailson Araújo Carvalho

1 Caminhos no tempo

        Pensar sobre a história é uma via de mensuração do tempo e de tudo aquilo que foi vivido. É buscar na memória fatos ocorridos, narrações de grandes acontecimentos, imagens do cotidiano, enfim, aquilo que o ser humano registrou em escritos ou, em alguns casos, apenas nas lembranças.

        Nesse ínterim, a palavra “tempo” pode vir como àquilo que faz envelhecer as substâncias materiais, que logra a transformação do jovem no velho, do rígido no flexível. Aquilo que é responsável pelo ciclo da vida. É no tempo que se tem o nascimento, a vida e a morte; que se desenvolve a personalidade, o caráter e o modo como cada ser humano encara os desafios da vida. Definitivamente, o tempo está na história.

Immanuel Kant (1994, p. 70, 71), na obra intitulada Crítica da Razão Pura, assim esclarece sobre o tempo:

O tempo não é um conceito empírico que derive de uma experiência qualquer. Porque nem a simultaneidade nem a sucessão surgiriam na percepção se a representação do tempo não fosse o seu fundamento a priori. Só pressupondo-a podemos representar-nos que uma coisa existe num só e mesmo tempo (simultaneamente), ou em tempos diferentes (sucessivamente). O tempo não é um conceito discursivo ou, como se diz, um conceito universal, mas uma forma pura da instituição sensível. Tempos diferentes são unicamente partes de um mesmo tempo. Ora, a representação que só pode dar-se através de um único objeto é uma intuição. E também não se poderia derivar de um conceito universal a proporção, segundo a qual, tempos diferentes não podem ser simultâneos. Esta proposição é sintética e não pode ser unicamente proveniente de conceitos. Está, portanto, imediatamente contida na intuição e na representação do tempo (grifo nosso).

Ao pensar no conceito “tempo”, conforme descrito por Kant, é possível refletir sobre o significado do tempo dentro da história. Por exemplo, para a sociedade em geral, o tempo nada mais é do que uma passagem entre períodos distintos (dia e noite; dias, meses, anos; horas, minutos, segundos). O tempo flui entre/por cada ser humano, sendo possível considerá-lo no modo como o pensamento é exteriorizado, pois, é no tempo e pelo tempo que o pensamento da humanidade se constrói e reverbera pelos séculos de vida humana.

De modo simplório, é possível afirmar que o tempo existe em três esferas, quais sejam: 1) O que passou – o passado, 2) O que vivemos – o presente; 3) O que buscamos – o futuro. Assim, tentar mensurar a passagem do tempo é algo subjetivo, uma vez que cada pessoa vive seu tempo único; ou seja, quando se está feliz, se sente o tempo passar depressa, como se ele voasse; e, nos momentos difíceis, tem-se a impressão de que o tempo se arrasta a passos lentos. Sob a ótica de Kant, o tempo é um arcabouço de conexão do sujeito com ele próprio e sua relação com o mundo.

Além disso, é no tempo que se percebe o processo de aprendizagem do ser humano. E por mais que o caminho entre este último e o conhecimento apresente diversas possibilidades, é a partir do ponto de vista de cada individuo que se dá tal processo. Vale notar que a significação existe eficazmente quando se é agente ativo do desenvolvimento cognitivo próprio.

Permanecer na passividade, ficar inerte e esperar que o desenvolvimento intelectual ocorra por invenção de outras pessoas é um risco que se corre. Assim, diante da complexidade e subjetividade de cada ser humano em seu construto educacional, ser um agente ativo que cria oportunidades para que uma real significação, no processo de ensino e aprendizagem, se dê com mais clareza, é algo imensurável.

Diante do exposto, as linhas que se seguem tiveram por base o tempo, a história, as artes e a vontade de proporcionar experimentações que oportunizassem a busca ativa pelo conhecimento. Nesse ínterim, em 2014, os autores deram início à vivência da temática em questão em uma escola de Ensino Médio na Região Administrativa do Recanto das Emas – RA XV, Distrito Federal, estando Jailson Araújo Carvalho na condição de professor e Guilherme Henrique Pereira da Silva na condição de estudante. A partir da vontade e do interesse na busca pela ampliação do conhecimento, decidiu-se pela união das ideias de ambos, transformando-as em um texto. Mais uma vez, constatou-se a necessidade de agir verdadeiramente para a confecção do presente escrito – quando se coloca na posição de alguém que busca caminhos para dar significado à aprendizagem, volta-se novamente à etimologia da palavra “ação”.

De fato, faz-se interessante explicar os processos históricos através das Artes Cênicas, sobretudo, via Teatro de Resistência – ponto das artes que pode ofertar várias possibilidades para se posicionar como agente ativo para cada estudante.

De conversas esporádicas, de encontros espontâneos e da vontade de produzir conteúdo de qualidade e aplicável à sala de aula, tanto para a História como para as Artes, nas linhas que se seguem se deu a união dos pensamentos dos autores. Nesse sentido, pensar a evolução histórica é pensar no ser humano, na tecnologia, na arte e em como os estudantes poderiam chegar mais perto do conhecimento com significação.

A partir daí, no presente texto, delimitou-se um ponto da História brasileira: o Governo Militar de 1964, onde se descreveu um breve histórico da formação governamental do país até o ano de 1964 – ponto de partida para a descrição e análise dos fatos via Teatro de Resistência.

2 Formação do Governo Brasileiro

           2.1. O Brasil e suas formas de governo

Ao discutir todo e qualquer tema atrelado ao conhecimento histórico, é impossível desassociar o que estará em questão das produções e contribuições humanas, confirmando, assim, as seguintes palavras de Bloch (2001, p. 54): “O objeto da História é por natureza o homem”. Logo, entende-se que nos palcos da história, o homem sempre atuará como autor, emissor e receptor dos fatos históricos, pois, a história somente se dá por meio das ações humanas no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com