TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da imagem nas aulas de história

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

A Importância do uso da imagem nos livros didáticos para estudo da primeira missa realizada no Brasil.

Tema:

A escolha deste tema, foi feita a partir de pesquisas realizadas com um determinado número de alunos e professores do ensino básico da rede municipal de educação da cidade de Petrópolis RJ, que ao fazer a seguinte pergunta, qual a importância do uso de imagens para o ensino na disciplina de história, A resposta de 70 por cento foi, que não acham importante o trabalho com imagens pois basta a apresentação do conteúdo a ser ensinado de forma expositiva, pois os mesmos não sabem a importância que tem as imagens que são impressas nos livros didáticos, na grande maioria só serve como ilustração para o texto a ser ministrado, minha intenção é mostrar a grande importância que tem saber fazer a leitura de um determinado texto a partir de imagens que nele são inseridas interpretar, sensibilizando a percepção crítica do aluno, para que este possa saber e analisa o conteúdo de uma imagem comparando ao texto aplicado.

Justificativa:

Este projeto de aula que tem como seu título A importância do uso da imagem para estudo da primeira missa realizada no Brasil, tem como objetivo principal, mostrar que é possível ensinar e aprender sobre a história, utilizando se das imagens, pois através delas podemos fazer uma leitura crítica do documento, analisando dados que na maioria das vezes não estão escritos nos textos a qual a imagem se aplica. Nos dias atuais vemos que desde criança a imagem tem grande importância em nossas vidas, mas na maioria das vezes estas são passadas de forma contraditória ou se pararmos para ver o que a tv e os demais meios de comunicação visuais tem imposto para as pessoas, veremos que os mesmos estão somente vendendo suas ideias, com a intenção de formar cada vez mais cidadãos consumistas e sem uma opinião crítica. A relevância deste trabalho está em compreender a importância que a análise iconográfica tem nas aulas de História, pois possibilita o desenvolvimento de uma prática metodológica eficiente, mostrando-se ser um instrumento indispensável à compreensão da história.

 Sendo assim, a palavra chave deste trabalho é (compreender) a importância que a análise de uma imagem tem nas aulas de história, visando o desenvolvimento de uma prática metodológica aos professores, sabendo que a análise das imagens é um instrumento indispensável à compreensão da formação da sociedade nos diversos períodos da história. Pois através do uso da imagem de cenas históricas os alunos podem compreender melhor a sua história, pois é possível entender o presente através do passado, e nada melhor que uma imagem para nos remeter a um passado distante. Através de gravuras eles podem ter leitura diferente do conteúdo aplicado, além de desenvolver sua percepção crítica e estimular o raciocínio lógico, não devemos utilizar a imagem apenas para ilustrar ou diversificar a aula, mas temos que entender que a imagem é um documento e por isto tem que ser feita de forma correta uma análise iconográfica, se os  educandos estiverem preparados para ensinar esta importância para os alunos, estes serão  levados   a pontos mais elevados de estudo pois pode se fazer um diálogo abordando o período em que foi produzido a imagem em questão, quais os objetivos do autor ao inserir tal imagem ao texto proposto, qual a importância da imagem para o texto, entre outras.

Numa era de informações associadas ás imagens, saber interpretar corretamente os signos visuais tornou se um ponto de partida indispensável para os acadêmicos e para os profissionais do meio educacional. E por este motivo o estudo associado a imagem se tornou uma ferramenta de suma importância, que pode ser utilizado pelos professores de história para efetuar pesquisas e também as utilizas na sala de aula como objeto auxiliar em suas aulas.

 Contudo, antes de utilizar a imagem como uma simples ilustração ou um apêndice de suas aulas, debates ou discussões, o professor precisa compreender a imagem dentro de alguns parâmetros teóricos, pois deve pensar nela como parte integrante de um universo visual compreender o real significado da iconografia em suas diferentes interpretações, para que não caia no erro de utilizar este conhecimento de forma equivocada, apenas descrevendo aquilo que está visível e reforçando o discurso construído ideologicamente. No transcorrer do desenvolvimento deste trabalho, ficou notório que, saber manipular o uso da imagem visual em História deve ir além de uma simples ilustração das aulas ou para meras discussões. O uso da imagem deve ser significativo, deve ter intencionalidade, é necessário ter qualidade. É preciso, também, se perguntar: o uso que faço desse instrumento, realmente auxilia o meu aluno neste processo? É possível que ele aprenda realmente o conteúdo que lhe foi ensinado? Com este método é possível tornar os alunos cidadãos críticos dotados de uma sabedoria plena e racional? De qual forma as imagens que vimos nos afetam ou refletem as características da sociedade em que vivemos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com