TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Por:   •  29/8/2015  •  Artigo  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 14

O USO DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Profa. Me. Maria da Glória Silva Castro

Maria Aparecida Nunes Teodoro (A_Geo LM3)

Mercedes Vieira Ribeiro (A_Geo LM16 M3)

Rita de Cassia Volpato (A_Geo LM16 M3)

Vanderleia Oliveira de Figueiredo Terto (A_Geo LM16 M3)

Zelia Della Giustina Guinzani (A_Geo LM16 M3)

RESUMO

O presente trabalho resulta da pesquisa bibliográfica, cujos objetivos consistem basicamente em analisar qual a importância exercida pelo uso de filmes nas sulas de Geografia na educação escolar bem como sua influência e contribuição na vida dos alunos. O compromisso do professor requer, além do conhecimento, a aplicação de práticas pedagógicas diversificadas que permita ao aluno à reformulação de seus conceitos, a análise e o conhecimento de uma realidade diferente da sua sobre os mais variados assuntos, neste caso a elaboração de aulas mais dinâmicas e atrativas podem proporcionar maior interesse dos alunos. Neste sentido a aplicação de novas práticas em sala de aula, como os filmes, auxiliam os alunos há desenvolver uma visão crítica da realidade e compara-las com a teoria apresentada em sala de aula. Haja visto a importância que a água possui em nossas vidas, faz-se necessário trabalhar este assunto em sala de aula pois é através do conhecimento a respeito do mesmo que os alunos possam tomar consciência de sua importância, e para o desenvolvimento do mesmo será trabalhado o filme Flow: Por Amor a Água, também como forma de introduzir as tecnologias em sala de aula.

Palavras-chave: Filme, Geografia, crítica, aluno.

1 INTRODUÇÃO

A organização dos tempos e espaços escolares buscam melhorar e chamar a atenção dos seus alunos para que os mesmos passem a se interessar mais pelas aulas, e também participar das atividades, dos projetos coletivos e para a organização da escola, fazendo com que o aluno se inspire e busque participar do meio escolar e das aulas.

Maria Lucia de Amorim Soares (2012, pg. 336) afirma que: “Neste contexto é que devem ser pensadas as linguagens não convencionais no ensino da Geografia. [...] Como, então, formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e construir o futuro?

A autora destaca também em seu artigo “Reinventado o ensino da Geografia”, que: No discurso da modernidade, a escola ficava situada no centro das ideias de justiça, igualdade e distribuição de saberes, para a criação de um sujeito racional, autônomo e livre – a escola é a construtora da cidadania.

Para Barbosa (2007, p.111) “a ludicidade dos filmes possui uma característica muito própria: a imagem está em movimento. Assim a vida representada na tela (a)parece mais próxima da realidade”.

Atualmente, o acesso as tecnologias está cada vez mais fácil e rápida, neste sentido Vilariano (2011, pg. 01) em seu texto “A tecnologia e a sala de aula” faz a seguinte afirmação: [...] os alunos estão em busca da internet, do videogame, do DVD, dos jogos em rede quando estão fora da mesma. [...] e o professor que não se adaptar, ficará para trás, a consequência disso deve ser uma sala de aula desmotivada e indisciplinada

É justamente o interesse crescente – e não o desinteresse, para o que se passa no conjunto do mundo, que determina – em grande parte, as dificuldades dos professores de geografia, a relação pedagógica veio a ser transformada, pois o mestre não tem mais, como outrora e como inda acontece com outras disciplinas, o monopólio da informação. (LACOSTE, 1929, pg. 182)

Cerqueira (2010, pg. 01) em seu texto “A utilização de filmes nas aulas de geografia”, afirma que: [...] os filmes nas aulas de geografia, se bem selecionados, criam condições para um conhecimento maior da realidade e uma reflexão crítica dos acontecimentos [...]

Além do uso das tecnologia (SOARES, 2012, pg.336) cita também outro método para instigar os alunos na aula de geografia: “Minando as bases estruturais do complexo ideológico escolar dominante, uma arma de rebeldia, mas assertiva criadora, é o uso da POESIA”.

A lapidação da poesia, em sala de aula/na aula de Geografia, é algo que, certamente, terá variações de acordo com a leitura que cada professor faz da própria poesia, do seu tempo e da sua sociedade, da própria Geografia. [...] Na pós modernidade, reconhecer sua importância, teórica e prática, é indispensável ao processo educativo, á abertura da singularidade, as lógicas do concreto, aos componentes passionais do conhecimento, como pré-requisito para a construção de um sujeito crítico. (SOARES, 2012, pg. 338)

Neste sentido a metodologia para o trabalho a ser desenvolvido com o Ensino Médio, será uma breve contextualização sobre a importância em preservar a água, textos extraídos no site da ONU para comprovar a veracidade das informação sobre a possível falta de água nos próximos anos, filme Flow: Por Amor a Água, com um debate antes e após o filme, e atividade prática na escola sobre os cuidados com a água, elaboração de poesias sobre a água, levando em consideração a reflexão a respeito deste assunto que por vezes é deixado de lado.

2 O USO DOS FILMES EM AULAS DE GEOGRAFIA

Atualmente, as tecnologias vem tomando conta do dia a dia das pessoas, tanto que as escolas também precisaram se adaptar a essas novas tecnologias, neste sentido o corpo docente sente a necessidade de se atualizar e adaptar-se a essas mudanças. Os alunos estão conectados diretamente na internet, jogos, videogames e em programas de Tv e rádio, para tanto é preciso trazer essas novas tecnologias para a sala de aula, para criar uma nova expectativa dos alunos em relação a disciplina.

Neste sentido, MARTINS e BATISTA (2013, pg.05) afirmam que o cinema no ensino da geografia “[...] propulsiona pensar o espaço geográfico como cerne do conhecimento geográfico, para então, emplacar discussões acerca do papel homem na sociedade natureza e as relações com o meio”.

No entanto, MARTINS e BATISTA (2013, pg.05) fazem um questionamento. Como realizar o diálogo entre o ensino de geografia e a linguagem cinematográfica?

Porém MARTINS e BATISTA (2013, pg.03) afirmam ainda que: “O cinema possui suas considerações e especificidades próprias, não pode ser tratado como mero recurso audiovisual que explicite assuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com