TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 10

O USO DAS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO VILENA

1.INTRODUÇÃO.

Ensinar consiste em saber mediar, orientar como afirma Freire (1996, P.52) “Saber que ensinar não é transmitir conhecimento, mas sim criar as possibilidades para sua própria produção ou construção”. Assim os recursos tecnológicos são ferramentas fundamentais neste processo.

Faz necessário comprovar que a tecnologia da informação e comunicação está inserida não somente no laboratório de informática, mais pode ser trabalhadas em todas as disciplinas de forma interdisciplinar, porem é preciso romper com o tradicionalismo, “ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial” (MORAN, 2000, p. 63). Segundo Perrenoud (2000, p. 138-139).

Uma cultura tecnológica de base também é necessária para pensar as relações entre a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar. Pelo menos sob esse ângulo, as tecnologias novas não poderiam ser indiferentes a nenhum professor, por modificarem as maneiras de viver, de se divertir, de se informar, de trabalhar e pensar. Tal evolução afeta, portanto, as situações que os alunos enfrentam e enfrentarão, nas quais eles pretensamente mobilizam e mobilizarão o que aprenderam na escola.

A Escola Estadual João Vilena localizada na comunidade rural de Vila Vilena, faz parte do Município de Bonfim a 147 km da Capital de Roraima Boa Vista, possui vantagens e desvantagens como tantos outros vilarejos. A escola atende no período matutino e vespertino, somente o fundamental II e médio.

A escola conta com um espaço bastante amplo, com quatro salas de aulas, sala de informática, sala dos professores, direção, porem não satisfaz a necessidade no que refece-se quadro de funcional conta com 03 funcionários de apoio educacional, e com um total de oito professores. O espaço que atende os alunos na hora da atividade física é uma quadra esportiva da comunidade.

A escola tem um laboratório de informática com 10 computadores, a escola também conta com recursos de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) como, retroprojeto, televisão LCD, grande, DVD, impressora, entre outros recursos, internet. A informática contará com subsidio na construção da pesquisa, com o uso de mídias na apropriação de conceito de esporte e sua relevância, historia dos esportes, modalidade de esporte.  

A informática contará com subsidio na construção desse projeto, como o uso de mídias na apropriação de conceito de esporte e sua relevância histórica, modalidade de esporte, considerando suas culturas e tradições, visto que não a prática de esporte não é valorizada pelos professores de educação física. Considerando que a diversos eventos que são realizados no município e pelo sistema de ensino, como o Troféu de Atletismo de Bonfim e os jogos escolares.

Faz necessário evidenciar que a TICs está inserida não somente no laboratório de informática, mais pode ser trabalhadas em todas as disciplinas, porem é preciso romper com o tradicionalismo.

A tecnologia está presente em toda a sociedade desta forma é evidente sua inclusão também no processo de ensino e aprendizagem. Conforme Moran (2009), Na sociedade da informação todos estão reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Assim os docentes precisam apropriar suas metodologias de forma a incorporar a TICs no processo de ensino e aprendizagem, como é mostrado:

(...) o professor de educação física procura (...) desenvolver habilidades, proporcionar conhecimentos e informações e despertar ideais, atitudes e preferências. Assim sendo, quando ministrando informações ou conhecimentos, tem ele a necessidade de acelerar cada vez mais o processo de ensino e nada melhor para fazer ló do que a utilização de modernos meios e técnicas de comunicação. (FARIA JÚNIOR 1969 p. 220).

Para compreender a tecnologia da informação e comunicação é preciso, fazer uma análise, que vai desde a revolução industrial até a globalização. Porem esse processo ocorreu de forma muito rápida, evoluímos para revolução tecnológica, que, por sua vez, provocou a geração das redes de informação. Essa nova geração proporcionou o contato rápido entre as pessoas, possibilitando o movimento de globalização.

Poucas inovações tecnológicas provocaram tantas mudanças em tão pouco tempo na sociedade como as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC. Como a educação faz parte, também houve mudanças, no entanto o sistema educacional continua mantendo ensino tradicional em sua maioria.

A tecnologia esta presente nas atividades cotidianas mais O que é evidente é que mesmo com a revolução o sistema educacional continua impregnado pelo pensamento conservador, onde existem muitas barreiras para o processo de incluir-se, que vão desde a formação de professores, estruturas físicas, a própria a escola continuar sendo uma instituição mais conservadora que inovadora isso se dar devido à cultura que resiste bravamente às mudanças.

Mais o que é tecnologia, para Kenski (2002, p.1), o conceito de tecnologia possui diferentes significados. Ferreira (2004, p.325) Define tecnologia como o conjunto de conhecimentos, princípios, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. TICs são todos os recursos tecnológicos utilizados para determinado objetivo, que vai desde todos os recursos de mídias, até um simples clipe.

Estamos na era da informação, onde a informação é acessada, passada, distribuída, compartilhada, em segundos, a todos em qualquer parte, por que já não existe fronteira. E a educação tradicional que privilegia o repasse da informação, atualmente está perdendo espaço, por que é fácil acessar a mesma informação e muito mais atraente na internet. Todos os nosso modo de ser e de agir está intrinsicamente ligada a tecnologia como afirma KENSKI (2004, p. 31). “[...] transformam o modo como nós dispomos, compreendemos e representamos o tempo e o espaço a nossa volta”. Kenski também afirma (2007, p.45):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com