TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR

Por:   •  19/4/2020  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

       

 Resenha Crítica de Artigo – A1

QUESTÃO 01 – Produza uma resenha crítica do artigo intitulado: USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR”.

Introdução:

Esse estudo tem como objetivo verificar se os praticantes de musculação da cidade de Irati fazem uso de algum tipo de suplementação alimentar com ênfase na suplementação com proteínas e aminoácidos.  A suplementação é um meio onde se busca um melhoramento nas funções orgânicas, o uso correto do suplemento não substitui uma alimentação rica e balanceada em carboidratos, gorduras, fibras, vegetais e proteínas  mas  auxilia na potencialização para o indivíduo conseguir atingir níveis superiores ao da alimentação normal. Os principais suplementos  comercializados são os que contem proteínas e aminoácidos,  mas os estudos sobre a suplementação proteica ainda não são muito convincentes.  Os aminoácidos são utilizados para o crescimento muscular e para o aumento da força são utilizados geralmente a creatinina, arginina, lisina, ornirina entre outros.  O aumento da procura da suplementação é para potencializar a nutrição daquelas pessoas que praticam exercício físico e a alimentação não da conta suprir  todos os macronutrientes necessários, geralmente  as pessoas almejam redução de gordura,  ganho de massa muscular de forma mais rápida com a utilização dos suplementos sem possuir nenhum conhecimento sobre o tal e sem orientação medica e nutricional.

Metodologia:

O trabalho realizado foi uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, o questionário desenvolvido  foi o instrumento escolhido para  a coleta de dados, construído por perguntas objetivas e discursivas, com objetivo de identificar os praticantes de musculação que utilizam suplementos  alimentares, qual a frequência , qual o objetivo e qual a motivação do uso.  Foram escolhidos 63 praticantes de musculação, 39 do sexo masculino e 24 do sexo feminino, com idade de 16 a 40 anos, de 4 academias localizadas no centro da cidade de Irati-PR. A coleta de dados ocorreu no final do mês de setembro ao início de outubro, o estudo foi dividido em duas etapas: a primeira envolveu a visita as  quatro academias e a segunda compreendeu a tabulação dos dados coletados.

Resultados:

*Utilização de suplementação nutricional -39% fazem o uso e 61% não fazem.     *Fatores para a não utilização de suplementação nutricional – a maioria acha que  não necessário, apenas a alimentação basta.     *Fatores para a utilização de suplementação – os principais  motivo foram, aumentar a massa muscular e obter resultados mais rápido.      * Utilização de suplementação e faixa etária  – os que mais fazem estão entre 19-27 anos.  *Utilização de suplementação de acordo com o tempo de prática de musculação- os que mais utilizam praticam de 1-4 anos.   *Utilização de suplementação de acordo com os objetivos almejados com a musculação-  o predomínio é aumentar a massa muscular e em segundo lugar o melhoramento da saúde   *Tipos de suplementos utilizados-  a maioria utiliza a base de proteínas e aminoácidos.   *Verificação de resultados através do uso de suplementos- a maioria informou que teve um aumento muscular e aumento na resistência e força.   *Motivos que levam o praticante de musculação a utilizar suplementação nutricional- orientação profissional e influencia de amigos.   Estas foram as principais perguntas e resultados da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (369.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com