TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE ARAPIRACA

Por:   •  21/8/2018  •  Artigo  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE ARAPIRACA – ALAGOAS.

Douglas Ayala F. da Silva

Eduardo Felipe M. Barbosa

Igor Rafael

Vinícius Oliveira

RESUMO

Crescentemente o consumo de suplementos alimentares vendo sem incrementado às rotinas dos praticantes de exercício físico em academias de ginásticas com objetivos diversos: hipertrofia muscular, energia para melhor desenvolvimento de determinada atividade, redução de percentual de gordura, etc. Vê-se então a necessidade de identificar o consumo dessas substâncias, orientar os praticantes quanto ao seu uso correto e alertar quanto aos riscos decorrentes da ingestão indevida. Objetivo: Avaliar o consumo de suplementos alimentares por praticantes de exercício físico em uma academia de ginástica da cidade de Arapiraca- AL e os fatores relacionados ao mesmo. Materiais e métodos: Participaram do estudo 20 indivíduos, sendo 15 (75%) mulheres e 5 (25%) homens que responderam a um questionário de autopreenchimento incluindo dados pessoais e relacionados à prática de exercício físico e consumo de suplementos. Resultados: A idade média dos participantes foi de 30 anos. A prática de exercício físico teve como objetivos a ganho de massa muscular (hipertrofia muscular), emagrecimento e saúde, a modalidade mais praticada foi a musculação. 80% dos participantes relataram o uso de suplementos nutricionais em seus planos alimentares voltados aos seus objetivos. Os mais utilizados foram os suplementos proteicos. Apenas 12,5% dos participantes da pesquisa não recebeu prescrição/orientação do nutricionista. Conclusão: Nota-se que é de total importância conscientizar os praticantes de exercício físico que o uso de suplementos nutricionais deve ser recomendado e orientado pelo nutricionista, para isto, é necessário avaliar a real necessidade dessa suplementação, de forma a evitar que o consumo indevido dessas substâncias traga prejuízo à saúde.

Palavras-chave: Suplementos Alimentares. Carboidratos. Proteínas. Aminoácidos. Musculação.

INTRODUÇÃO

A prática de atividade física regular associada a uma alimentação saudável e balanceada são condições essenciais para promoção da saúde associada à satisfação estética. Há, atualmente, uma grande preocupação do indivíduo com a estética corporal, porém sem a devida consciência dos meios adequados para alcançar a forma física desejada.

Assim, os indivíduos buscam aumentar a prática de exercício físico nas academias e consumir suplementos, muitas vezes sem ter conhecimento de sua real aplicação, riscos, malefícios ou benefícios de seu uso e sem a devida recomendação de um profissional capacitado.

Esse comportamento gera preocupação, uma vez que o uso indevido de suplementos pode trazer prejuízos à saúde do consumidor além de aumentar os gastos em saúde pública (Almeida e colaboradores, 2009; Costa, Rocha e Quintão, 2013).

As academias de ginástica são locais voltados a pratica de exercícios físicos, sob supervisão de profissional capacitado, com o intuito de promover saúde e bem-estar aos frequentadores, além de contribuir para melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida e redução do risco de doenças. A busca por um corpo ideal, também favorece a procura por academias e consequentemente pelos suplementos, especialmente aqueles que prometem resultados rápidos (Almeida e colaboradores, 2009; Costa, Rocha e Quintão, 2013; Hirschbruch, Fisberg e Mochizuki, 2008).

O termo suplemento é utilizado para designar qualquer substância ingerida com a finalidade de suplementar as necessidades nutricionais de um indivíduo quando a mesma não pode ser suprida somente pela alimentação (Corrêa e Navarro, 2014; Parra, Palma e Pierucci, 2011). Por sua vez, os suplementos ergogênicos conhecidos também como suplementos esportivos incluem diversos tipos de substâncias, que prometem melhorar o rendimento e a recuperação do atleta, aumentando a capacidade de trabalho corporal, diminuindo a fadiga e melhorando a performance (Tirapegui, 2012).

Porém, é importante ressaltar que o uso de suplementos deve estar sempre associado a uma alimentação adequada e sua recomendação deve ser feita por um profissional capacitado como o nutricionista, conforme a necessidade do indivíduo (Parra, Palma e Pierucci, 2011). Muitas vezes a indicação do uso de suplementos é feita por outros profissionais, como os próprios professores de educação física, profissionais da área de marketing em nutrição esportiva ou mesmo por amigos, conhecidos e familiares (Rodrigues e colaboradores, 2003).

Dentre os danos mais comumente associados à suplementação esportiva sem supervisão de nutricionistas estão os distúrbios renais, hepáticos, cardiovasculares e endócrinos (Carvalho, Molina e Fontana, 2011; Costa, Rocha e Quintão, 2013).

A crescente preocupação com a estética corporal sem a devida consciência dos meios para o alcance da forma física desejada contribui para o aumento da prática de atividade física e o maior uso de suplementos esportivos.

Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o consumo de suplementos por praticantes de exercício físico em uma academia de ginástica da cidade de Arapiraca-AL e os fatores relacionados a essa prática.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente estudo é transversal e possui caráter quantitativo e qualitativo realizado no mês Junho de 2017. Participaram desse estudo 20 indivíduos recrutados aleatoriamente em uma academia da cidade de Arapiraca-AL.

Os dados foram coletados por meio de um questionário com 12 itens preenchido pelo próprio participante. Esse questionário abordou dados demográficos, socioeconômicos e relacionados à prática de exercício físico e ao uso de suplementos alimentares.

Os critérios de inclusão foram indivíduos com idade superior a 18 anos e inferior a 40 anos, alfabetizados, interessados em participar do estudo e que praticavam exercício físico de forma regular em uma academia da cidade de Arapiraca-AL

Todos os participantes leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados numéricos obtidos foram expressos em média e desvio-padrão e dados categóricos em número absoluto e percentual.

RESULTADOS

Participaram do presente estudo 20 praticantes de exercício físico, de ambos os sexos e com idade entre 25 e 34 anos e média de 30 anos.

Dentre os participantes, 15 (75%) eram mulheres e 5 (25%) homens. Quanto à escolaridade, duas pessoas (10%) possuíam ensino médio completo, uma pessoa (5%) ensino superior incompleto e 17 pessoas (85%) concluíram o ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com