TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM PRATICANTES DE HATHA YOGA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.498 Palavras (18 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANDRÉIA APARECIDA PEDROSO

DÂNTHALI VILAS BOAS

DAYANNA APARECIDA REIS DE OLIVEIRA

FRANCIELLI AGUIAR DA SILVA

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM PRATICANTES DE HATHA YOGA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS

LAVRAS – MG

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        3

2.1 Objetivos específicos        4

3 REFERENCIAL        4

3.1 O Yoga        4

3.2 Hatha Yoga        8

3.3 Yoga e práticas alimentares        8

3.4 Educação Alimentar e Nutricional e a Educação Problematizadora        10

4 METODOLOGIA        12

4.1 Cronograma        13

REFERÊNCIAS        14



1 INTRODUÇÃO

Yoga é uma palavra derivada do sânscrito Yuj que significa unir ou integrar. É uma prática que reuni um conjunto de técnicas corporais, respiratórias e meditativas, para a harmonização do corpo e da mente através da união com o divino (poder da consciência que permeia todo o Universo), pela comunhão de si com a natureza, com o meio ambiente, com o planeta e com o cosmos.

        Com o ritmo frenético da população, diversas pessoas tem procurado esta prática como uma alternativa de encontrar equilíbrio físico, emocional e espiritual. Com isso, o yoga tem crescido substancialmente em diversas regiões do mundo, tanto individualmente quanto coletivamente.

O Yoga apresenta diferentes componentes muito utilizadas na área da saúde, são elas: as asanas, que são as posturas de Yoga e vão auxiliar no aumento da força, flexibilidade e coordenação dos movimentos. O pranayama, exercícios respiratórios capazes de reduzir a ansiedade e promover relaxamento. E a dyahna, que consiste na meditação para melhora da concentração. Esses componentes traz consigo uma bagagem cultural e espiritual que engloba um estilo de vida e hábitos alimentares característicos, sendo este último um dos pilares dessa tradição milenar, que pretende equilibrar e melhorar o indivíduo como um todo, resultando em diversos efeitos psicofisiológicos.         

Diante da inexistência de estudos direcionados a esse público, dá-se a importância desse trabalho, a fim de atender as necessidades e anseios dessas pessoas para que sejam autônomas e capazes de escolher e preparar os alimentos de forma saudável e sustentável, atendendo suas necessidades nutricionais e respeitando sua cultura e filosofia.

2 OBJETIVOS

O objetivo geral deste estudo é trabalhar educação alimentar e nutricional associada à educação problematizadora (FREIRE, 1988) junto a um grupo de participantes do projeto de extensão intitulado “Yoga e qualidade de vida: uma experiência vivenciada na UFLA”.

2.1 Objetivos específicos

- Analisar e compreender as principais necessidades de conhecimento de um grupo de praticantes de yoga sobre o tema nutrição, através de seus depoimentos, valores, conhecimentos e opiniões;

- Avaliar os registros alimentares habituais dos participantes;

- Avaliar a composição química e qualitativa das preparações levadas pelos voluntários;

- Analisar a relação comportamental do participante para com o alimento;

- Realizar intervenções através do desenvolvimento de um programa educativo focando a educação alimentar e nutricional e a educação problematizadora como alternativa para garantir a promoção de saúde, melhorando a relação dessas pessoas com os alimentos, para que essas tenham consciência e autonomia para manter hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis;

- Mostrar que se alimentar é mais do que somente comer, mas sim um ato social e cultural que traz boas lembranças e alegrias;

- Analisar os resultados deste programa a fim de estabelecer possíveis contribuições na organização de ações para esse público.

3 REFERENCIAL

3.1 O Yoga

O Yoga é um sistema filosófico milenar, originário da Índia, há aproximadamente cinco mil anos. Por ser uma prática e um sistema holístico, ecológico e complexo, o Yoga pode contribuir de forma positiva no desenvolvimento humano, principalmente do jovem que está em formação. Muitos benefícios pode-se adquirir com a sua prática, dentre vários: melhoria da respiração; equilíbrio das emoções; maior concentração; libertação dos condicionamentos; aumento da capacidade de discernimento; refino da alimentação cultural; aumento do sentimento de aceitação; trabalho do autoconhecimento; desenvolvimento da espiritualidade; melhoria nos relacionamentos; trabalho do relaxamento consciente; harmonização do ser, administração do estresse (ARORA, 1999).

O Yoga teve origem há 5000 anos a.C., no vale Indo. No entanto não existem registros escritos sobre a mesma. Inicialmente esta filosofia de vida foi atribuída à civilização harappiana (ou drávica), através de elementos arqueológicos que apresentavam diferentes asanas (posturas iogues). O desenvolvimento do Yoga foi delimitado em períodos não estáticos, sendo eles: o período do Yoga Pré-Védico (Arcaico), o período de Yoga Védico, o período de Yoga Pré-Clássico, o período do Yoga Clássico, o período do Yoga Pós-Clássico e o período de Yoga Moderno.

O Yoga foi criado durante o período do Yoga Pré-Védico há 5000 anos a.C., porém o seu conhecimento era apenas verbal, não se conhecia o seu funcionamento e não haviam registros escritos naquela época, sendo então classificado como um Yoga proto-histórico.

A literatura afirma que a parte espiritual do Yoga teria sido inserida na Idade Média, visto que na época de sua criação não haviam templos nem esculturas sagradas entre as escavações arqueológicas daquela civilização. O período do Yoga Védico (4500 a.C. a 2500 a.C.) ocorreu juntamente com textos sagrados do Hinduísmo (o Rig-Veda, o Yajur-Veda e o Atharva-Veda) escritos por “rishis” (grandes mestres de Yoga). Os mesmos apresentavam princípios da meditação e da concentração yogui como algo intimamente associado à vida ritualista da antiga civilização indiana. Estes textos incluíam método do Yoga próprios para auxiliar o indivíduo a unir o mundo material visível ao mundo espiritual invisível, e desse modo exceder os limites de sua mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com