TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VERDADEIRO SENTIDO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO INCORPORADA A MUSICALIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE INCLUSÃO

Por:   •  20/4/2018  •  Artigo  •  5.898 Palavras (24 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 24

INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRA.

IVANIL DO CARMO SILVA GOMES

O VERDADEIRO SENTIDO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO INCORPORADA A MUSICALIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE INCLUSÃO

BELO HORIZONTE

2016

IVANIL DO CARMO SILVA GOMES

O VERDADEIRO SENTIDO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO INCORPORADA A MUSICALIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE INCLUSÃO

        

Artigo Científico encaminhado ao Instituto Brasileiro de Educação-IBE com requisito parcial do titulo da Especialista em Educação Musical.

BELO HORIZONTE

2016

O VERDADEIRO SENTIDO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO INCORPORADA A MUSICALIDADE NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE INCLUSÃO

Ivanil do Carmo Silva Gomes¹

Resumo

Buscando o verdadeiro sentido das relações do lúdico e da musica na formação da criança de inclusão, amparados aos planos educacionais a realidade educativa, é o direito de todos, pois todas as crianças e adultos são sujeitos históricos e sociais, cidadãos produzidos na cultura e criadores de cultura. Cidadãos que têm direitos sociais, entre eles o direito à educação. A música se faz presente em toda a vida dos seres humanos, em grande parte com uma prática de diversão e lazer, provocando sentimentos, transformando sua realidade, pensamentos e ações. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de averiguar como a música auxilia no processo de ensino/aprendizagem e sua utilização em sala de aula. A educação especial foi constituindo-se como um sistema paralelo ao sistema educacional geral, até que, por motivos morais, lógicos, científicos, políticos, econômicos e legais, surgiram às bases para uma proposta de unificação. Analisando a inclusão um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global.

Palavra-Chave: Lúdico. Aprendizagem. Música.

Seeking the true sense of playfulness and music relations in the formation of inclusion child, supported the educational plans of the educational reality, it is the right of all, for all children and adults are historical and social subjects, citizens produced in the culture and creators culture. Citizens have social rights, including the right to education. The music is present throughout the life of human beings, largely with the practice of fun and leisure, causing feelings, transforming your reality, thoughts and actions. This work was developed from the need to find out how music helps in the teaching / learning process and their use in the classroom. Special education was constituted as a parallel system to the general education system, until, moral, logical, scientific, political, economic and legal reasons, emerged the basis for a proposal for unification. Analyzing including an intriguing concept, which seeks to remove the barriers imposed by the exclusion in its most global sense.

Keyword: Playfulness. Learning. Music.

______________

¹ Graduação: Matemática – UFMG. Leciona: Escola Municipal Pedro Pacheco de Souza e Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém.  E-mail: 

1.Introdução

A Constituição Federal (1988), o país brasileiro conseguiu grande avanço em relação à Legislação. Recomendações e diretrizes que asseguram os direitos sociais e a inclusão das pessoas, na escola, no trabalho e sociedade é o foco principal. Os documentos além de assegurar os direitos, prometem a colaboração entre Estados e Municípios com intervenção e projetos que auxiliem no atendimento às necessidades educacionais especiais com deficiência ou não.

A Educação Infantil no seu desenvolvimento humano em estimular as capacidades da criança, favorecendo a sua formação e o seu desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades, contribuindo para a estabilidade e segurança afetivas da criança, favorecendo a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança, desenvolvendo a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade, fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade, desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa. Portanto, o papel da afetividade e da criatividade lúdica é fundamental para uma transmissão do conhecimento é necessário entender a relação eu-outro no processo de constituição do desenvolvimento da pessoa.

A educação inclusiva ajuda no desenvolvimento físico e intelectual dos alunos especiais, estimula valores como respeito e companheirismo e professores têm melhor desenvolvimento profissional ao lidar com as diferenças. Desde cedo à criança com deficiência deve aprender a lutar pelos seus direitos. Precisa superar a rejeição e enfrentar sua própria condição, jamais se esconder e deve estudar em escola regular, onde fará amigos e descobrirá os desejos ocultos.

A prática educativa juntamente com atividade e a música proporciona o aluno a ver, tocar, interagir, investigar, experimentar, e formular um conhecimento concreto e científico. Aqui o professor deixa de ser o detentor só conhecimento e passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem, ou seja, a educação lúdica prioriza uma característica construtivista onde o aluno é construtor de seu próprio conhecimento.

        O papel social da criança é de fundamental importância no desenvolvimento humano e social. A prioridade é a escola essencial, com acesso e permanência das crianças e obtenção dos conhecimentos, mas a luta pela escola fundamental não contraria a importância da educação infantil, primeira etapa da educação básica para todos contribuindo para o desenvolvimento humano e social e cultural, decisivos para favorecer o desenvolvimento das crianças e seu direito de cidadania. A educação infantil como espaço de socialização e convivência, assegura cuidado em diferentes espaços de socialização. Assim, a criança cria e reproduzem situações cotidianas, o que colabora na construção da sua identidade, da imagem de si mesmo e do mundo que a cerca. Todos que brincam tendem a ter uma infância mais feliz e a se tornar um adulto mais equilibrado física e emocionalmente, superando com maior facilidade os problemas cotidianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (474.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com