TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e o seu verdadeiro sentido

Por:   •  3/10/2015  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação e o seu verdadeiro sentido.

Hemilio Hortolani Boldrin*

A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, mental e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. Todavia, a educação escolar praticada nas escolas não está integrando todas as crianças na sociedade, apenas uma pequena parte.

        A educação escolar, por sua vez, não pode restringir aos termos técnicos da prática educativa formal, que se dá de forma intencional e com objetivos determinados. A escola é um ótimo ambiente para ensinar o convívio social, para a melhor adequação e integração da criança na sociedade.

        O processo educativo nas escolas vai além dos conhecimentos e habilidades ensinados para as crianças. O processo educativo deve também auxiliar na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

        O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser mantido pelo Estado. O Estado está cumprindo seu papel, e proporciona às classes mais humildes programas assistencialistas para manter as crianças nas escolas.

        Contudo, o real interesse da atual política governamental, que ainda carrega forte ligação com coronelismo praticado na nossa história, o famoso voto de cabresto. Não é o de tornar o país em uma nação de pessoas com autonomia de pensamento, tornando-as cidadãos críticos. Isso atrapalharia muitos interesses pessoais de alguns políticos e empresários.

O verdadeiro interesse é ter um povo com “educação”, sem estar educado. Uma nação alienada aos propósitos de uma minoria da sociedade. Essa prática governamental está inviabilizando, conturbando, a educação escolar, tirando dela o foco que é o desenvolvimento das capacidades do individuo para facilitar e mediar à adaptação e integração da criança na sociedade.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com