TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de design atemporal de Bauhaus e as referências atuais

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 8

“O conceito de design atemporal de Bauhaus e as referências atuais.”

        ___________________________________________________________

     Amanda Cristina Carvalho Silva, Caroline da Silva Abreu

Estudantes do 2º Semestre do curso de Design Gráfico da Universidade ESAMC de Sorocaba

Resumo

Com esse trabalho exploramos os métodos de ensino e as criações de Bauhaus. Escola de design criada em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius na cidade de Weimar na Alemanha. A Escola surgiu por um manifesto artístico logo após o fim da Primeira Guerra Mundial onde houve vários grandes movimentos artísticos na Alemanha. Bauhaus tinha uma concepção muito ousada na arte e tem até hoje grande influência na área de arquitetura, design de interiores, paisagismo e artes plásticas. A partir desses conceitos, nos propusemos a fazer uma comparação entre o design de Bauhaus e o design atual com referências a escola.

Palavras-Chave: Bauhaus, arte, artístico, design, referências.

Abstract

With this work we explore the teaching methods and the creations of Bauhaus. School of dessign created in 1919, by the architect Walter Gropius in the city of Weimar in Germany. The School emerged by an artistic manifesto soon after the end of World War I where there were several great artistic movements in Germany. Bauhaus had a very bold conception in art and has until today great influence in the area of ​​architecture, interior design, landscaping and fine arts. From these concepts, we set out to make a comparison between Bauhaus design and the current design with references to the school.

Key-words: Bauhaus, art, artistic, design, references.

Introdução: A escola de Bauhaus

Fundada em 1919, em Weimar, Alemanha. Pelo arquiteto Walter Gropius (1883-1969). Foi considerada a primeira escola de design do mundo. Bauhaus unia arquitetura, design, escultura, pintura e desenho industrial. Além de oferecer aulas de teatro, dança e fotografia. Revolucionou o mundo artístico com o efeito mais “clean” nas obras, com formas simples e únicas. Era considerada o centro do novo estilo e das tendências artísticas modernas, e trazia nomes como Wassily Kandinsky e Paul Klee. "Criemos uma nova guilda de artesãos, sem as distinções de classe que erguem uma barreira de arrogância entre o artista e o artesão", frase dita por Gropius no dia da inauguração.

Sua primeira exposição em 1923 foi denominada “SttatlichesBauhau”, um termo alemão que significa “casa de construção”. Seu perfil sofreu mudanças várias vezes, mas mesmo assim continuava a pregar a função da manufatura em conjunto com a produção industrial e o desenho de produtos. Publicou uma revista que levava o nome da própria Bauhaus, e uma série de livros chamados Bauhausbücher.

Houveram muitos conflitos na escola, por conta do trabalho artesanal. A maioria dos projetos e obras realizadas pelos alunos foram vendidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando Bauhaus sofreu mudanças nos quadros de governo em 1925, passou por ataques nazistas após a mudança para Dessau. Logo após mudou-se novamente para Berlim, devido as perseguições nazistas, em 1932. Foi declarada uma escola comunista, especialmente pelo número de alunos e funcionários russos. O que gerou diversos problemas com o governo da época, levando assim o fechamento da escola de Bauhaus. Mas mesmo assim foi considerada um exemplo em arquitetura e arte da Europa Ocidental.  

Alguns dos nomes que passam por Bauhauss: Mies Van Der Rohe, Johannes Itten, Josef Albers, Lyonel Feininger, Anni Albers, Marcel Breuer, Gerhard Marks, László Moholy-Nagy, Georg Muche, Hinnerk Scheper, Oskar Schlemmer, Joost Schmidt, Lothar Schreyer, Gunda Stölzl, Marianne Brandt, Dietmar Starke, Omar Akbar, Christian Dell. Na america do sul, Oscar Niemeyer sofreu grandes influncias da escola.

Atualmente é considerada um patrimônio cultural, e ainda é uma das maiores universidades da Alemanha.

Nas palavras de Marina Baitello:

“Bauhaus foi a primeira escola de design no mundo e disseminou o que hoje parece natural: a combinação de beleza e funcionalidade. Uma viagem pela história da Bauhaus é estilo, modernidade e ideologia, que pode estar em sua sala de estar.”

Influências na arquitetura e no design de interiores  

Pode ser vista na naturalidade dos materiais, com formas retas que prezavam a originalidade e a funcionalidade. Muitos artistas e designers tinham interesse nos conceitos de Bauhaus e no seu estilo único, então utilizavam de suas ideologias e influências. Nomes como Le Corbusier, Eileen Gray, Mies Van der Rohe, Marcel Breuer e Florence Knoll Bassett.

 O aço foi incorporado nas molduras, nos suportes de mesas, cadeiras e sofás. O que trouxe uma ideia de aerodinâmica aos moveis. O uso de tubos de aço tornou mais fácil a produção do mobiliário.

A cadeira de Bauhaus

Bauhaus foi o berço da arte e teve grandes artistas que se destacavam com suas obras, criando uma linha com formas geométricas, composição visual centrada, utilização de material como aço, palha, tubos de metal, madeira, metal e vidro, trazendo peças com leveza e moderna ao mesmo tempo. A mistura de formas redondas com triângulos e quadrados conquistou a todos que admiravam os artistas de Bauhaus e até hoje em pleno século XXI as características de móveis não saem de moda. Um sucesso total.  A linha de móveis passou por transformações com o tempo, o que antes era pesado com bases de metal teve as características alteradas para algo mais leve para modificar o ambiente podendo ser usado em vários ambientes ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com