TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise atemporal sobre Cabo Verde para o desenvolvimento de uma estratégia em design gráfico

Por:   •  8/8/2018  •  Monografia  •  8.787 Palavras (36 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE ARQUITETURA E URBANISMO E DESIGN

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso

Dandira Veiga de Almeida Lopes Pereira de Barros

TUTUISMO: 

Uma análise atemporal sobre Cabo Verde para o desenvolvimento de uma estratégia em design gráfico. 

Uberlândia

2018

RESUMO

O trabalho tem como objetivo utilizar do design como estratégica no campo das artes, mais concretamente com a pintura. No início do estudo, foi enquadrado Cabo Verde num contexto histórico, onde revela fatos decorrentes que contribuíram para a formação da sua identidade cultural. As obras realizadas pelo pintor Tutú Sousa retratam a vida cultural de Cabo Verde e promove ações comunitárias e solidárias, onde serão caracterizadas conforme as suas especificidades do ponto de vista do design. Destaca-e usar de fundamentos e conceitos do design para analisar e traçar estratégias propícias para o mercado cabo verdiano adequando as análises das obras do pintor Tutú Sousa, construindo um conceito de comunicação visual, com a exploração dos elementos gráficos. Num segundo momento, serão abordados estudos de casos, onde é recomendável nas fases iniciais de uma investigação sobre temas complexos, para construção de hipóteses ou reformulação de problemas. O fator rebranding, é como a marca trabalha proporcionando versatilidade, como exemplos apontamos a KriolLife, Izlands e Romero Britto, que se baseia no fator cultural de seus trabalhos trazendo aproximação do consumidor. E em último momento, nesta fase exploratória/preliminar, será apresentado realizado um painel morfológico, sintetizando todos os elementos que contribua para a construção de elementos gráficos e posteriormente a marca. No final do projeto é apresentado um estudo com intuito de transformar o Tutuismo em uma grande marca, para que as obras do autor Tutú e a cultura Cabo-verdiana sejam reconhecidas no mundialmente promovendo a cultura.

Palavras-chaves: Design; Pintura; Comunicação Visual; Cabo Verde; Design Gráfico.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS

JUSTIFICATIVA/ ENVOLVIMENTO

METODOLOGIA DE PESQUISA

 

CAPÍTULO 1- CABO VERDE: CENÁRIO HISTÓRICO E A ARTE

1.1 As Ilhas de Cabo Verde(HISTÓRIA)

1.2 Arte e a Pintura (obra de Danny Spínola)

1.3 Tutu Sousa: artista, arte, técnica, obras e movimento

CAPÍTULO 2- DESIGN COMO FERRAMENTA

2.1 “DEFINIÇÕES E CONCEITOS” comunicação visual, design gráfico, marca (branding e identidade Visual

2.2 ESTUDO DE CASO

2.2.1 Oi-rebranding

2.2.2 KriolLife / Izlands

2.2.3 Romero Britto   

CAPÍTULO 3- PROJETO PRELIMINAR

3.1 Mapa conceitual

3.2 Painel Semântico (diretrizes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO


Com a grande evolução na economia mundial, o design é considerado um dos principais componentes para o sucesso de uma empresa ou projeto, visto que, isso tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de Cabo Verde.

O principal objetivo é considerar as estratégias do design, para proporcionar uma comunicação visual deste artista e ativista cabo verdiano, podendo traçar uma linha coesiva com a realidade do país identificando barreiras e traçando novas oportunidades de negócios, observa-se  que nos últimos anos tem-se aumentado a procura de profissionais nas mais diversas áreas do design, para atender nas mais diversificadas áreas, de uma sociedade com características peculiares.

Com o designer é possível observar uma moderna capacidade de ampliar o campo de atuação e consequentemente aumenta a competitividade e a visibilidade.

A gestão do design é extremamente importante pois, faz com que o mercado tenha total ligação com o mundo exterior, baseando-se em elementos que os relacionam e estabelecendo um plano completo do que vai produzir e utilizar, dos serviços que vão ser prestados e de que público será atingido.

O projeto desenvolvido pelo artista Cabo Verdiano se elaborado uma boa marca, reforça o seu trabalho retratando a história e a realidade do seu país promovendo a cultura.  

Atualmente o artista desenvolve um projeto com jovens desempregados de alguns bairros da cidade, com intuito de transmitir experiência técnica e artística, fazendo com que essas pessoas ocupem o tempo livre, e consigam um meio de sustento através da arte. Ele acredita que ensinando essas técnicas, mesmo as pessoas não tendo nenhum conhecimento artístico, contribui para construção de novos talentos e projeção de um novo rumo para a arte cabo-verdiana.

O intuito do trabalho é desenvolver a marca do autor, para que promova movimentos importantes como o tutuismo, promovendo e alavancando a cultura cabo verdiana.

OBJETIVOS


Objetivo Geral

O objetivo geral do presente trabalho é a utilização do design como um elemento estratégico na criação de uma marca e a concepção da comunicação visual coesiva com a identidade das obras do pintor e ativista cabo-verdiano Tutu Sousa. O presente também procura servir de apoio para que o projeto seja replicado, com sentido além de valorizar, poder alavancar a cultura de Cabo Verde.

Objetivo Específico

  • Execução de conceitos gráficos
  • Desenvolvimento da Marca
  • Elaboração de um manual de identidade da marca
  • Apoio na Elaboração de um Portfólio-Revista
  • Criação de novos produtos

JUSTIFICATIVA/ ENVOLVIMENTO


O presente trabalho parte de uma contextualização artística de Cabo Verde, que trata o design como fundamento primordial para a concepção de elementos da comunicação visual de uma marca. O país conta com a circulação das obras de arte e a trajetória de seus primeiros  formadores, precursores, idealistas e formadores da cultura cabo verdiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (295.3 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com