TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Sonhos Tropicais

Exames: Resenha Do Filme Sonhos Tropicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme Sonhos Tropicais.

O filme retrata a realidade da cidade do Rio de Janeiro no início do séc. XX, principalmente no que diz respeito à saúde pública. Várias doenças assolavam a população carioca, entre elas a varíola, a peste bubônica e a febre amarela.

No início do século XX, o Rio de Janeiro já era lindo, mas a falta de saneamento básico e as péssimas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias. Com medidas impopulares, Oswaldo Cruz, foi quem saneou o Rio de janeiro, apesar da oposição da mídia e das manifestações populares, ficando conhecida como revolta da vacina.

Em 1904, a cidade foi assolada por uma epidemia de varíola. Oswaldo Cruz mandou ao Congresso uma lei que reiterava a obrigatoriedade da vacinação, mas essa lei nunca tinha sido cumprida. Ciente da resistência da opinião pública montou uma campanha em moldes militares. Dividiu a cidade e criou uma polícia sanitária com poder para desinfetar casas, caçar ratos e matar mosquitos. Com a imposição da vacinação obrigatória, os militares entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força. Isso causou uma repulsa pela maneira como foi feita. A maioria da população ainda desconhecia e temia os efeitos que a injeção de líquidos desconhecidos poderia causar no corpo das pessoas. Setores de oposição ao governo gritaram contra as medidas autoritárias. Quase toda a imprensa ficou contra Oswaldo Cruz, ridicularizando seus atos com charges e artigos.

Pelotões dispararam contra a multidão.

Durante uma semana, as ruas do Rio viveram uma guerra civil. O saldo negativos de mortos passavam de 20, sendo presas mais de 900 pessoas, das quais quase a metade foi deportada para o Acre, onde foi submetido a trabalhos forçados, ou mortos por febre amarela ou varíola.

Os grupos políticos opositores do governo viram nessa ação uma oportunidade para criar uma revolta que levasse abaixo o governo de Rodrigues Alves, assim foi criada a Liga contra a vacinação obrigatória e no dia 13 de novembro de 1904 estoura a Revolta da Vacina. O governo conseguiu conter a revolta poucos dias depois, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com