TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "resíduos Especiais" sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz

Resenha: O filme "resíduos Especiais" sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

O artista Vik Muniz nasceu no centro de São Paulo, em 1961. Filho único de um garçom e uma telefonista, passou parte de sua infância morando na periferia da cidade. Trabalhou em vários empregos, entre eles uma agencia de anúncios que despertou nele o poder de persuasão e a possibilidade de manipulação. Na década de 80 um acidente foi decisivo para a mudança de sua vida. Vik Muniz acabou sendo baleado na perna quando presenciou um briga entre dois homens. Para evitar uma queixa policial o atirador o ofereceu uma razoável quantia em dinheiro, fato que possibilitou sua ida para os Estados Unidos.

O diferencial está no fato de que a fotografia aqui não representa um simples registro da obra de arte. Suas elaboradas composições imagéticas são construídas para, tão logo fotografadas, serem destruídas, tal qual matrizes efêmeras. No caso de Vik Muniz, a documentação é a obra de arte. Apenas a fotografia fica perpetuada e é ao que as pessoas terão acesso.

A poética de Vik Muniz tem como uma de suas principais características a acessibilidade. Reproduzindo com os mais diversos e improváveis materiais imagens de fácil identificação, que fazem parte do repertório visual da maior parte das pessoas, Vik atrai a atenção do público, desafiando sua percepção. É oferecida ao espectador a possibilidade de escolha sobre o que ele deseja ver, a imagem como um todo, ou as pequenas partes que a formam, cada uma por si só significante.

Suas Obras já foram e estão Expostas nos principais Museus de Arte Contemporânea ao redor do mundo: Sidney na Austrália, no Canadá, no Metropolitan, o Whitney, o Moma de Nova York e o Reina Sofia de Madrid, Lisboa, Brasil, Portugal, entre outros.

O filme ‘Lixo Extraordinário’ relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. O aterro também foi o cenário de um outro documentário brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com