TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da educação segundo Weber,Marx e Durkheim

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 5

                        [pic 1] Vanderson Antonio Moreira RA:8010330[pic 2]

 

Fundamentos Da Educação

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de, Fundamentos Da Educação como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Claretiano Centro Universitário-Studium Theologicum,Curitiba,PR

2016


     O papel da educação segundo Weber,Marx e Durkheim                                  

        O fato é para Durkeim o objeto da sociologia e a educação é considerada como o fato social,isto é,se impõe coercitivamente como uma norma jurídica.Durkheim entende que cada tipo de sociedade real,histórica,cria e impõe o tipo de educação de que necessita,a educação existe na sociedade dentro da cultura e cada sociedade,considerada em determinados momentos de seu desenvolvimento,conta com um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistíveis. Ele sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa ao citar que: "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pelas sociedades políticas no seu conjunto."

        Desta maneira a ação educativa a permitir uma maior integração do individuo também permitirá uma forte identificação com o sistema social,a educação consiste numa socialização metódica da nova geração pelas gerações adultas. Portanto, podemos dizer que a educação é um fato social, por ser ela exterior ao individuo, coercitiva e generalizada,impondo normas e integrando os homens em sociedade, buscando com isso o estabelecimento de uma pratica coletiva que amenize o conflito.

        Ele acredita que a sociedade estabelece os caminhos que cada individuo deve trilhar, no sentido de manter a ordem e buscar o progresso. Nesse contexto, a educação e a escola têm o papel de socializar o indivíduo para que ele se desenvolva dentro dos padrões preestabelecidos no seu grupo social,assim percebe-se que a visão de Durkheim identifica educação com socialização enquanto ação unilateral dos velhos para os novos e enquanto determinismo do social sobre o individual. Enfim,podemos perceber que a leitura que Durkheim faz da sociedade e da função que a educação exerce sobre esses indivíduos é de formar indivíduos que se adaptem á estrutura dessa mesma sociedade e manter a ordem social.

        Na concepção de Karl Marx a educação assume uma visão diferente, visto que ele não elaborou uma teoria pedagógica. Toda a concepção de Marx acerca de emancipação humana só pode ser plenamente compreendida através da oposição entre trabalho alienado e trabalho produtivo, ele estabelece pontos para o entendimento da estrutura da sociedade capitalista, no sentido de transformá-la, pois, segundo ele, essa sociedade capitalista é exploratória e contraditória,o que concretiza e aprofunda as desigualdades entre homens Portanto,ele defende a total ruptura com qualquer ordem burguesa existente. Para Marx a educação  é transformadora,ou seja, educar dentro do processo produtivo para mostrar ao homem (ser social) que é ele o criador e responsável pela transformação da sociedade. A sua proposta de educação politécnica compreende três pontos centrais: educação intelectual, educação corporal e educação tecnológica.

        O primeiro ponto não é detalhado pelo próprio autor,o segundo, tem como objetivo atenuar os efeitos mutiladores da produção através de exercícios militares e de ginástica,o terceiro ponto compreende a educação tecnológica que deve abordar os princípios gerais e de caráter científico de todo o processo de produção e, ao mesmo tempo, iniciar as crianças e adolescentes a operar com instrumentos de trabalho dos diversos ramos industriais. Marx diz que os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: uma educação mental, uma educação física e uma educação tecnológica.

        Finalmente, apresenta-se a contribuição de Max Weber para explicar uma terceira postura de ver os processos sociais. Weber fala do modelo de racionalização do mundo moderno,Para ele a sociedade é racionalizada,ou seja ela é fruto dos conjuntos das ações individuais.Nesse sentido, entende a racionalização como o caminho que orienta a sociedade para o mais alto grau de instrumentalização e burocratização, onde a ética e os valores são determinados pelos fins últimos.

        Podemos dizer que seu pensamento propicia uma reflexão das diversas formas de agir de cada individuo.Essa interação entre as partes influenciaria a construção de uma realidade social.Para Weber, a educação é totalmente responsável pelo preparo do no contexto da convivência social,essa é uma educação racional. As reflexões dele sobre a educação são compreendidas no âmbito de sua Sociologia Política.A educação e a escola,como instituição do Estado Moderno,passam a ser um fator de estratificação social e a relação de poder mais forte é a dos órgãos governamentais sobre a escola,sendo assim a educação é um elemento importante por favorecer o êxito do indivíduo na seleção social,ela pressupõe uma associação entre os indivíduos, e estes visam a um determinado objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com