TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.611 Palavras (27 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 27

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A PRODUÇÃO DO ARTIGO

CIENTÍFICO

Professora Doutora Izabel Leventoglu  

Professor Doutor Paulo Jorge dos Santos Fleury

COMPONENTES DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

        

Elementos pré-textuais:     Capa (vide anexo)

                                             Contracapa ou Folha de Rosto (vide anexo)

                                             Resumo

                                             Sumário

Elementos textuais:  1. Introdução

      2. Desenvolvimento

                                3. Conclusão

Elemento pós-textual: Referências 

ORDEM DOS ELEMENTOS NA ESTRUTURA DO ARTIGO

TÍTULO – Traduz a essência do artigo, descrevendo-a de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta (a capa e contracapa).

AUTOR – nome completo do autor (capa e contracapa).

CAPA (vide anexo)

FOLHA DE ROSTO (vide anexo)

RESUMO (apenas em língua portuguesa)

             Configura-se como a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, constituindo-se como uma síntese do artigo; constitui-se de frases objetivas e afirmativas.  Deve ser redigido de modo completo, ainda que breve (dez linhas, 100 palavras, um parágrafo único), procurando realçar os principais aspectos abordados. É a descrição sumária de sua totalidade. É importante salientar que não deve haver rodeios ou referência de autores. Como o texto, o resumo deve ser redigido em terceira pessoa do singular e na voz ativa. O verbo deve estar no passado uma vez que se refere a um texto já elaborado e terminado.  Ao final devem ser expostas as palavras-chave que mais expressam e representam o texto escrito, antecedidas pela expressão “Palavras-chave”.  

SUMÁRIO

       

O sumário constitui-se no roteiro do artigo e é um elemento obrigatório; deve ser elaborado, ainda que provisoriamente, antes de se iniciar a escritura do desenvolvimento.   Assim, feito o pré-projeto (matriz), o aluno deve construir o sumário que vai indicar as partes (seções) do artigo e ser elaborado sob a forma de texto corrido. Sua elaboração precede a redação do artigo e tem a função de proporcionar uma visão de conjunto de todo o trabalho, indicando a ordenação sequencial dos assuntos desenvolvidos.

Têm-se três grandes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento que corresponde ao corpo do trabalho será subdividido em seções ou itens que não devem ultrapassar de 5 (conforme estrutura abaixo), para evitar a fragmentação excessiva do texto e dar mais consistência a ele.  Quer dizer, deve-se evitar o excesso de divisões de itens, tendo em vista a concisão e o rigor metodológico do artigo científico.  Caso seja necessário, poderá haver subseções para atenderem  às necessidades da macro estrutura do texto.

É bom destacar que é essencial para a disciplina do texto, porque revela a estruturação do pensamento do pesquisador ao iniciar a construção da argumentação e o caminho por ele percorrido no desenvolvimento do trabalho. Com o aprofundamento da pesquisa, pode-se modificar um ou outro tópico, sem, entretanto, alterar a sequência da discussão. Deve-se ressaltar que as partes pré-textuais não fazem parte do sumário e a pós-textual não é numerada.  

A utilização do termo DESENVOLVIMENTO tem como propósito organizar de modo mais lógico e preciso a estrutura do artigo, além de corresponder às atividades a serem desenvolvidas no TCC, conforme as etapas contidas nas orientações on line.  Assim, tem-se a seguinte estrutura (atenção para a disposição dos itens que deve ser em texto corrido (na horizontal), sem indicação de página):

1.Introdução. 2. Desenvolvimento: 2.1....; 2.2...; 2.3...; 2,4...; 2.5.... 3. Conclusão. Referências.  

  1. INTRODUÇÃO

       

 Na Introdução, o pesquisador deve enunciar a ideia central do estudo, a tese que se irá defender, explicitando o assunto a ser tratado. Devem-se resumir os fatos, ideia e dados que vão preceder o trabalho, justificando a escolha do tema e delimitando o assunto a ser tratado.  É necessário, ainda, indicar os objetivos que orientam o artigo, os aspectos metodológicos a serem observados e apresentar as etapas de discussão do trabalho. Ressalta-se que a introdução é, apenas, uma apresentação do trabalho; é a proposta do que se pretende discutir no desenvolvimento do trabalho.

O primeiro parágrafo da Introdução deverá conter uma breve sinopse do que o projeto (no caso a matriz) representa. Desta forma, ele deve ter uma redação simples e que apresente o problema a ser investigado objetivamente.

Exemplificando: “O presente trabalho é uma proposta de estudo da aplicabilidade da lei de incentivo cultural (Lei Rouanet) nos centros urbanos brasileiros tombados pelo poder público, como forma de incentivo à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Serão enfocadas especialmente as cidades históricas do ciclo do ouro localizadas no estado de Minas Gerais, onde é maior o acervo arquitetônico protegido pela União, como também o dos bens móveis, hoje aos cuidados das irmandades religiosas locais.”

Um outro exemplo: “Este projeto de pesquisa enfocará a questão do descumprimento das leis de trânsito no Rio de Janeiro, como fator de incremento da violência urbana da cidade. Será estudado particularmente o problema do desaparelhamento do poder público estadual na fiscalização das ruas e a questão da constitucionalidade da participação da Guarda Municipal no policiamento ostensivo do trânsito.”

Essa apresentação é apenas uma sinopse do projeto. Deve mostrar tão-só o que o trabalho se propõe estudar, em linhas gerais. É uma apresentação muito breve, em poucas palavras.

Em seguida, o pesquisador deverá apresentar, de forma clara e objetiva, o tema e o problema que ele irá investigar, procurando definir, do ponto de vista jurídico, as principais questões que afetam a temática de sua investigação. Para se fazer essa parte do trabalho, o investigador deverá usar especialmente obras de referências. Ele não irá responder ao problema em sua totalidade, mas apenas esclarecer os conceitos necessários e fundamentais que pautam o seu trabalho de investigação.

Se o estudioso estiver preparando, por exemplo, uma pesquisa sobre “A questão da repressão da pedofilia na Internet: um velho problema dentro de um novo contexto”, ele deverá definir, juridicamente, o problema da pedofilia no Brasil (definições jurídicas, leis que tratam da matéria, formas de manifestação etc.), já que esse problema terá uma importância toda especial para seu trabalho. Deverá contextualizar as questões norteadoras apresentadas na matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (405.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com