TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS ACADÊMICOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Por:   •  30/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

ASPECTOS ACADÊMICOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL

  1. INTRODUÇÃO
  1. Contextualização do Tema

Professores de música em todo mundo encontram muitas barreiras ao tentar desenvolver uma boa educação musical nas escolas do ensino médio. As beneficies de uma base sólida na educação musical são bem conhecidas, tanto empiricamente, como provadas por estudos. Jovens que mostram ter um alto grau de envolvimento com um instrumento musical, são significativamente mais proficientes em matemática. (fisk 1999). De um modo geral, estudantes com nível de envolvimento artístico tem estatísticas estudantis mais favoráveis se comparados a estudantes sem esse envolvimento, sendo mais prevalente ao se comparar os mesmos fatores à situação econômica.
Em áreas não acadêmicas, o envolvimento em as artes estimulam o desenvolvimento de competências e atributos no campo cognitivo, social e pessoal e, como tal, deve ser um alicerce para as experiências dentro e fora da escola(fisk 2000)

  1. Motivação
  2. Problema
  3. Objetivos
  • Criar uma atmosfera favorável à comunicação e interpretação através da música.
  • Saber escutar os outros, respeita-los no que têm de diferente.
  • Desenvolver o interesse pela música

  1. Revisão Bibliográfica
  2. Justificativa 1

Oferecer condições diversificadas de aprendizagem e socialização no meio estudantil. E que isto, aconteça na prática, por meio da realização de uma série de oficinas artístico-culturais para desenvolvimento de um repertório a ser trabalho em apresentações curtas durante o intervalo escolar. A realização de oficinas variadas visa garantir a qualidade de pensar, agir e viver, ajudando a descobrir talentos em alunos, melhorar e trabalhar problemas de disciplina. As oficinas ensinam e aprimoram os conhecimentos e habilidades dos alunos elevando sua autoestima, adquirindo cada vez mais interesse musical.

  1. Justificativa 2

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Realizar através do presente trabalho um projeto educação musical na escola através do engajamento dos alunos com a música.

  1. Objetivos Específicos
  1. Desenvolvimento musical;
  2. Melhorar a relação interpessoal e problemas de disciplina;
  3. Usar a música como meio de desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

  1. METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO
  • Preparação e organização de local adequado na escola para o desenvolvimento da atividade.
  • Apresentação do projeto para toda a comunidade estudantil.
  • Preparação de grupo de alunos no contra-turno para ensaios.
  • Envolvimento dos pais, valorizando a arte musical de seus filhos, através de encontros na escola para acompanhamento dos ensaios ou apresentações.
  • Propiciar o conhecimento e acesso aos instrumentos musicais sob orientação do professor de música.
  1. PROCEDIMENTOS
  1. Pesquisa documental
  2. Pesquisa de campo
  1. ORGANIZAÇÃO E CRUZAMENTO DE DADOS
  2. ANÁLISE E COMPACTAÇÃO DOS DADOS
  3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
  4. SUMÁRIO
  5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
  6. REFERÊNCIAS
  7. TERMO DE CONSENTIMENTO
  8. JUSTIFICATIVA

A Musicoterapia ao longo do tempo vem assumindo um papel de grande relevância na vida humana. Seu papel adjuvante às ciências está sendo amplamente explorado e tem revelado resultados surpreendentes.

Portanto, é imperativo que mais informações a cerca da temática sejam buscadas, estudadas profundamente para que os benefícios daquela terapia estejam cada vez mais disponíveis para sociedade.

Desta feita, há que se estudar e discutir desde o seu processo de gênese historiográfica, passando-se pela busca e aproximação de entidades e organizações de referência no assunto até se chegar à compilação de evidências científicas robustas de grandes periódicos que suportem a veracidade e a significância estatística dos dados internacionalmentepartilháveis.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter sistemático, retrospectivo, em que inicialmente buscou-se mapear estudos os quais abordassem temáticas inerentes a relatos de tratamentos terapêuticos utilizando-se a Musicoterapia.

Para tanto, foram selecionados textos que abrangessem aspectos historiográficos - artigo do Dr. Debbie Carroll, Professor do Departamento de Musicoterapia da Universidade de Quebec publicado na Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia em junho/2011, assim como periódicos de entidades mundiais que tratassem da temática – World Federationof Music TherapyOnline Journal(WFMT Online Journal), 13ª Edição julho/2017, além de artigos indexados em bases de dados de alto impacto científico – Jornal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em janeiro/2011, Jornal da Sociedade Espanhola de Neurologia em abril/2017 e no Periódico Medicinesem dezembro/2018, todos contidos na base de dados NCBI da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos ligado ao Instituto Nacional de Saúde do mesmo país.

Palavras-chaves: music therapy, historical roots, neurological diseases, WFMT, preterm infants, Alzheimer Disease.

  1. CRONOGRAMA

Quadro 1 – CRONOGRAMA DO PROJETO.

CALENDÁRIO ANO: 2020

Etapa

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

1. Revisão de literatura

x

x

x

2. Redação da pesquisa

x

x

x

x

x

x

x

x

3. Análise dos dados

x

x

4.Correção Ortográfica

x

x

5. Defesa

x

6. Entrega do Trabalho

x

Fonte: Autor

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – elaboração. São Paulo, 21 nov. 2018.

ROA, Esteban; ETTENBERGER, Mark. Music Therapy Self-Care Group for Parents of Preterm Infants in the Neonatal Intensive Care Unit: A Clinical Pilot Intervention. Medicines, 5(4), 134-144, 16 dez. 2018. Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6313327/.Acessoem: 15 ago. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com