TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO

Por:   •  18/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

PRISCILA CORDEIRO DOS SANTOS

OS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO

SÃO PAULO

2015

PRISCILA CORDEIRO DOS SANTOS

OS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Pós Graduação em Nutrição , a Ganep Educacional. Sob orientação de

SÃO PAULO

2015

OS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO

                                                                           Santos, Priscila Cordeiro dos1

RESUMO

O presente artigo discorre sobre os aspectos concernentes às utilidades do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por meio de um contexto histórico e concepções, bem como uma abordagem sobre os nutrientes encontrados no leite materno. Para o desenvolvimento do tema foi feita revisão bibliográfica sobre o assunto. A partir destes apontamentos, surge   a   necessidade   de   compreender  a importância da amamentação tanto para a criança quanto a nutriz. Sendo assim, o leite materno é um alimento insubstituível que só traz benefícios.

Palavras chave: Nutriente. Aleitamento materno. Saúde da família.

ABSTRACT

The present article discourses on the concerned aspects to the utilities of the exclusive breast feeding until the sixth month of life, by means of a historical context and conceptions, as well as a boarding on the nutrients found in breast milk. For the development of the subject bibliographical revision on the subject was made. From these notes, it appears necessity   of   in such a way to understand the importance of breast-feeding for the child how much the wet-nurse. Thus, breast milk is an irreplaceable food that only brings benefits.

  Words key: Nutrient. Breast feeding. Health of the family.

Priscila Cordeiro dos Santos é formada em

Reside na rua

  • OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

  • O objetivo do referido artigo é apontar os principais nutrientes encontrados no leite materno na literatura científica nacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os principais nutrientes encontrados no leite materno.
  • Estimular e apoiar o exclusivo aleitamento materno até seis meses de idade, e a ininterrupção da amamentação até os dois anos de idade;
  • Sensibilizar as mães na importância e eficácia do colostro.

JUSTIFICATIVA

Considerando-se o treinamento, instrumentalização dos profissionais de saúde, com o intuito de sensibilizar as mães a respeito do genuíno significado da importância do aleitamento materno e identificar as dificuldades enfrentadas que levam ao desmame precoce, possibilitando assim informações necessárias para a introdução da alimentação complementar saudável na dieta do bebê. Conhecendo os principais nutrientes encontrados no leite materno, bem como reconhecer a eficácia do colostro e desta forma melhorar os indicadores de aleitamento materno e diminuir o risco de infecção nos bebês.

METODOLOGIA

Para realizar este artigo foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, os estudos e reflexões realizados buscam a compreensão da temática, a partir de aspectos históricos, aspectos conceituais, estudos de diversos pesquisadores. Segundo Gil (1999), apresenta:

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas (GIL, 1999, p.65).

Ainda se fez necessário, também, a utilização do método dedutivo, no qual a análise do tema proporcionará uma discussão real e concreta do assunto proposto, constituindo uma interação mais próxima do tema. É o que reforça Gil (1999), a partir de seus apontamentos:

È o método que parte do geral e a, seguir desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica. (GIL, 1999, p.27).

INTRODUÇÃO

Promover a amamentação materna exclusiva é uma manifestação que impulsiona o relacionamento mãe-bebê, considerado de extrema importância para a saúde materna e da criança (BULLON et al., 2009).

Conforme Giugliani (2000), a espécie humana, ainda em processo contínuo de evolução, zelou na maior parte de sua existência pela amamentação de seus descendentes. Sendo assim, de maneira genética programou-se para receber os benefícios do leite humano e do ato de amamentar no início da vida.

Não obstante a amamentação determinar o meio biológico, ainda recebe influências socioculturais e por isso deixou de ser exercida universalmente a partir do século XX.  Atualmente a expectativa biológica do ato de amamentar, que nem sempre está relacionada às influências culturais, pode ocasionar sérias consequências no desenvolvimento da criança.

O aleitamento materno é uma forma de promoção da saúde mental, psíquica e física da mãe e do bebê, proporcionando proteção, afeto,  vínculo e nutrição, além de defender a criança de diversas enfermidades reduzindo riscos de mortalidade infantil. O aleitamento materno é recomendado por pelo menos dois anos, sendo exclusivo até os seis meses, já que contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança nesta fase (BRASIL, 2009c).

Embora haja amplo conhecimento científico sobre a importância do aleitamento materno, estudos sobre esta temática são fundamentais para que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com