TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leite Materno e Formulas Infantis

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇAO

O leite materno (LM) é essencial para um recem nascido porque nenhum outro alimento possui a mesma complexidade de composiçao com as quantidades de nutrientes adequadas para o desenvolvimento e a nutriçao do recem nascido. Como muitas crianças sao privadas de receberem LM, por diversos motivos, substitutos deste sao introduzidos como a alimentaçao principal, porém esses substitutos, por nao terem uma composiçao adequada de nutrientes podem trazer danos a saude dos recem nascido que podem pendurar para a infancia, a adolescencia e para a fase adulta. Pensando nesses danos, médicos e estudiosos com o auxilio de novas tecnologias conseguiram criar formulas infantis com micro e macronutrientes quase iguais ao LM, capazes de compensar a deficiências digestivas- absortivas, menores reaçoes alergicas e, aumentar a sobrevida dos lactantes.

O objetivo geral desta pesquisa é comprovar que o LM, por ser principal alimentaçao dos recem nascidos, nemhum outra alternativa de alimento é capaz de fazer sua substituiçao, mas com produçao de formulas infantis isso se torna possivel.

Revisão blibiografica

O LM sempre foi a primeira e exclusiva alimentaçao para os primeiros seis meses de vida das crianças, isto porque Sua composiçao é a mais adequada, pois reuni micro e macronutrientes ideiais e balanceados para uma boa alimetançao.este alimento sendo de suma importancia para a nutriçao, fortalece a imunidade, melhora o processo digestivo no sistema gastro-intestinal a diminuiçao da morbi- mortalidade, e o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso dos recens- nascidos.

LM e sua composiçao quimica ideal para os recem nascidos

O LM possui uma composiçao quimica ideal para manter e fortalecer a saude da criança.

Leite usados como substitutos do LM

Com a industrializaçao e a urbanizaçao foram implantadas novas rotinas e habitos na alimentaçao, atingindo mães e, principalmentes os filhos. Por causa da rotina de trabalho das maes, da falta de produçao de leite materno e, tambem pelo um possivel desconhecimento da importancia desse leite muitas crianças acabam sendo privadas dessa amamentaçao essencial e sao alimentadas por outros tipos de leites, sendo que os mesmos podem trazer algum tipo de maleficios para sua saude e serem bons apenas como uma alimentaçao complementar.

A maioria da maes optam por um leite mais conhecido no mercado, no caso o leite de vaca. Por mais que este seja o mais consumido e, aparentemente seja o mais indicado este pode trazer riscos para os lactantes, como causar uma anemia ferropriva na infância.

Estudo revelaram que o consumo precoce de leite de vaca pode ser um dos causadores para o aparencimento da anemia ferropriva, que é deficiencia de ferro no organismo. Isso ocorre porque o LV possui uma quantidade menor de ferro e ainda uma baixa biodisponibidade desse nutriente. Para uma possivel explicação desse ponto negativo da ingestao do LV sobre a quantidade de ferro seria o seu efeito inibidor causado pela presença de altas concentraçoes de calcio e de proteinas no soro, que inibi a absorçao de ferro de outros alimentos e, um efeito diluidor por causa da baixa concentraçoes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com