TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Belas artes, movimento e música

Seminário: Belas artes, movimento e música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

2. Artes Visuais, Movimentos e Música.

a) Arte Visual:

As crianças expressam linguagens, comunicam e atribuem sentimentos, sensações, pensamentos, realidades por meio da organização de linha, formas, objetos tridimensional, espaço, cor, luz sendo umas das maneiras mais importantes de se expressar e comunicar.

Podendo apreciar obras de artes através de leitura de imagens; como pessoas, animais, cenas familiares e tudo aquilo que chama sua atenção.

A Arte esta sempre presente no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, ao pintar os objetos e até mesmo o próprio corpo, utilizando da Arte para expressar experiências sensíveis.

O fazer artístico, a apreciação a reflexão são aspectos concebidos de uma linguagem da Arte com suas características próprias, proporcionando com que a criança possa produzir e criar em segundos suas habilidades.

O ensino da arte e o aprendizado por meio da arte nas escolas de ensino regular contribuem, portanto, para que a escola proporcione condições para que seus alunos se tornem sujeitos do seu conhecer, na interação do seu meio, para agir e transformar continuamente sua realidade, pela sua inteligência. (Prosser, 2003, pag. 10).

b) Movimentos:

As crianças de 0 a 3 anos estão em pleno desenvolvimento motor. Nos seus primeiros meses de vida dominam as capacidades expressivas do movimento, pois são as emoções o sentimento mútuo da criança com o adulto até mesmo com as outras crianças. O movimento em sua aprendizagem abre um espaço para desenvolver habilidade motora, levando a criança a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar expressivamente; oferecendo uma troca de afetividade com o adulto, possibilitando a exploração do mundo físico e o conhecimento no espaço.

Adquirem capacidades nas quais se expressam com importantes realizações, como a sustentação do próprio corpo com ações como virar-se, rolar-se, sentar-se, ficar em pé, etc.

Após alguns dias obtém mais uma conquista, a locomoção. Antes de aprender a andar, podendo desenvolver outra forma de se locomover como arrastar-se ou engatinhar, logo aprendendo a andar a criança encantada com sua nova conquista que se diverte em locomover se de um lado para outro explorando todos os espaços.

Logo já com o amadurecimento do sistema nervoso a criança vai se aperfeiçoando cada dia a prática do andar tornando a criança cada vez mais segura e estável, desenvolvendo-se no ato de correr, pular conquistando automia,

c) Música

A música está presente em nossa vida diária, em nosso cotidiano, consiste numa linguagem de apreciar, comunicar, expressar sensações e pensamentos. Nas mais diversas situações a música está presentes em várias culturas, nas mais diversas formas de expressão humana. Em um ambiente sonoro e a presença musical em diferentes situações permite com que a criança comece seu processo de musicalização de forma espontânea de modo que ela olha e observa os adultos a cantar e encantada com o que vê tenta imitar e responder desenvolvendo de forma significativa de vínculos tanto com o adulto quanto com a música. Torna-se mais participativa pelo aprendizado, sentindo mais livre pelo prazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com