TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização: conceito e relevância

Tese: Organização: conceito e relevância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

anizacional_A5

Resumo

Tamanho da Fonte:

-A A +A

Aula-tema 05: Organização: Conceito e Relevância

Caro aluno, a aula-tema 05 corresponde ao Capítulo 13 do seu livro- texto. Nela, abordaremos um tema fundamental para a área de Comportamento Organizacional, que é a definição de organização, pois, sem ela, todos os demais assuntos do Comportamento Organizacional não fariam sentido.

Segundo os autores do livro-texto (p. 134), uma organização é "um instrumento usado pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam – isto é, cumprir sua missão, atingir seus objetivos". Dessa forma, indivíduos que desejam aprimorar o sistema educacional, por exemplo, instituem uma organização escolar.

As organizações podem ser estabelecidas tanto por um indivíduo quanto por uma dupla e, outras vezes, por um grupo que comunga interesses comuns.

A abordagem da visão sistêmica nos auxilia a compreender como a organização cria o valor. A criação de valores é identificada a partir de três etapas. São elas: input (entrada), throughput (transformação) e output (saída). Lembrando que, pelo fato de a organização ser um sistema aberto, todas as etapas sofrem ação do ambiente em que elas estão inseridas. Portanto, a maneira como ocorrem as entradas, as transformações e as saídas é a forma como a organização produz valor.

Outra análise sobre organização apresentada pelos autores é a interpretação de Chester Barnard. Tal interpretação é retirada do livro do autor – Funções do Executivo –, que teve sua primeira edição em 1938, época em que ele já representava a organização como um sistema cooperativo. Definição que seria, posteriormente, aprofundada e mais bem conceituada na chamada visão sistêmica.

Barnard apresenta a organização como um sistema coordenado, pois requer várias funções e tarefas coordenadas. Dessa forma, ele não considera possível a instituição de uma organização por apenas um indivíduo, mas somente por duas ou mais pessoas.

Já com relação às características das organizações, todas, independentemente do produto que desenvolvem ou do serviço que oferecem, apresentam: propósito, ou seja, possuem um ou mais objetivos organizacionais; pessoas, pois não há organização sem o conjunto de seus colaboradores; uma estrutura determinada, que traduz a forma como a organização atua, podendo seguir normas e procedimentos rígidos ou caracterizar-se como uma estrutura mais participativa; e, finalmente, um determinado tipo de tecnologia, empregada pela organização para que ela possa desempenhar suas funções e atingir seus objetivos.

Todas as mudanças do contexto social no qual a organização se insere acabam por exigir modificações em suas formas de atuar. Dessa maneira, as organizações tradicionais não atendem mais às demandas da sociedade contemporânea. As organizações que estão surgindo são chamadas de novas organizações.

Se as organizações estão se alterando, a teoria administrativa que procurava investigar, compreender as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com