TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

(Licenciatura em Artes)

Maria Lúcia Medeiros Ferreira RA 1192664

Batatais, 2017.

Para mim definir o que são direitos humanos não é tarefa fácil. Alguns textos trata os direitos humanos como direitos naturais (aqueles que são inerentes ao ser humano). Já outros preferem tratar os direitos humanos como sinônimo de direitos fundamentais, ou seja um conjunto normativo que protege os direitos dos cidadãos.

Sendo assim podemos nos referir ao direitos humanos como um conjunto de valores ético-políticos considerados fundamentais para garantir o respeito à dignidade do ser humano, tais como direito a saúde, a liberdade, a cultura, a proteção a vida, ao salário digno, a educação, ao lazer entre outros formando assim um conjunto de normas que asseguram o modo de vida de um cidadão, das plantas, dos animais, de tudo aquilo que tem vida.

Podemos ver pela definição que os direitos humanos se colocados na pratica e os mesmos funcionassem da maneira certa seria o “o paraíso na terra”, para mim aquele ditado minha liberdade termina onde começa a sua se enquadra perfeitamente no que se definria os direitos humanos perfeito, mas podemos ver que em nosso país tais direitos são violados desde início quando milhares de índios foram mortos no século XVI e, pouco depois, com a escravização dos negros africanos. Passaram se muitos anos e mesmo com toda a evolução que o país viveu desde então, ainda há muito o que ser corrigido e o primeiro passo seria investir em educação. A ética e os direitos humanos teriam que fazer parte do currículo escolar desde de o 1ºano do ensino fundamental.  Só através da educação é que teremos a concretização Direitos Humanos. Mas não me iludo em achar que somente a educação possa resolver todos os problemas, há muito que se fazer ainda, não somente no âmbito da educação, mas também da saúde pública, do direito à moradia, e na defesa das minorias, mas isso ainda é um processo lento, que depende da boa vontade política e também de casa um de nós o que é difícil pois quase sempre esbarra em interesses pessoais.

Todos queremos uma sociedade com condição de defesa e de plena realização, mas infelizmente esse é um sentimento reprimido pois ele se torna uma ameaça aos interesses de uma minoria, levando a população a acreditar que as desigualdades entre os homens são originárias de diferenças naturais, possíveis de serem superadas mediante o esforço individual de cada um. Sendo assim os direitos dos homens são rebaixados diante da natural desigualdade. Criando assim um sentimento de depressão profunda, não há porque desejá-los ou mesmo lutar por eles, porem felizmente há aqueles que lutam pela garantia dos direitos, almejando transformar as condições sólidas para a vida dos homens em sociedade, mas infelizmente ainda são poucos. E infelizmente a frase do Direito romano define bem a situação em que nos encontramos hoje:

“Enquanto existir o último homem, o penúltimo será vítima de violação de Direitos Humanos."

Referências Bibliográficas

FERREIRA, Marrielle Maia Alves. Direitos humanos. Batatais: Claretiano, 2010.

DIÓGENES JÚNIOR, José Eliaci Nogueira. Geração ou dimensões dos direitos fundamentais. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 100, maio 2012.

http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI207498,11049-Garantir+os+Direitos+Humanos+ainda+e+um+grande+desafio+do+Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com