TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais e Tecnologias

Por:   •  31/5/2017  •  Ensaio  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução Teórica:

Os materiais cerâmicos estão divididos entre os tradicionais e os técnicos, são materiais frágeis, contudo duros e com ótimas propriedades isolantes.

O processamento de cerâmicos é feito através da compressão de pós ou partículas, aquecidos após a preparação dos materiais por via húmida e seca para obtermos a peça em verde. De seguida levam tratamento de secagem e cozedura.

Os métodos existentes para a conformação dos cerâmicos, tais como, extrusão, vazamento e prensagem.

O método da extrusão consiste em passar o material cerâmico através de uma matriz, normalmente para produzir perfis constantes. A prensagem consiste em utilizar a cerâmica em forma de partículas conduzidas para o interior de uma fieira e prensadas para obter a forma desejada.

Relativamente ao vazamento de suspensões passo a explicar as várias etapas para chegarmos à peça final:

1. Preparação do molde de gesso com a forma da peça

2. Preparação da suspensão com cerâmico em pó e água para obter uma boa homogeneização.

3. Vazamento da suspensão para o molde, este vai absorver parte do líquida nas paredes. Formação de uma parede no molde.

4. Após a espessura ideal da parede remove-se o excesso da suspensão formando-se uma cavidade na peça. Denomina-se vazado drenado.

5. Quando o material adquire maior resistência e seque retira-se a peça do molde.

6. Por fim, a peça é cozida (sinterização) para obter as suas melhores propriedades.

As vantagens deste processo são a possibilidade fazer peças com formas complexas e espessuras constantes, é de baixo custo e derivado a isso torna o uso mais apelativo quando é necessário o fabrico rápido de produtos.

Materiais e Máquinas utilizadas em estudo:

Materiais:

Barbotina/Lambugem:

• Qualquer argila misturada com água origina uma barbotina. No entanto, existem pastas mais complexas e composto variando constante o cerâmico pretendido. Pode ser utilizado argilas diferentes e areia, se for pretendido a criação de uma pasta de faiança ou até mesmo de porcelana.

Molde em Silicone

Gesso

Barbotina/Lambugem

Barbotina para Enchimento:

Devemos ter em atenção duas características físicas (da barbotina), dependendo do produto pretendido:

 Densidade:

 A densidade da pasta, indica-nos qual a quantidade de sólidos que estão presentes. Em termos práticos basta pesar 5 litros de barbotina e verificar a sua massa: a razão entre a massa e o volume dá-nos a indicação da sua densidade.

 Viscosidade:

 A viscosidade é a medida de fluidez da barbotina líquida, ou seja, a sua resistência ao escoamento. Para determinar a viscosidade, podemos pô-lo em teste, fazendo um furo no fundo de um copo de plástico e assim medindo o tempo de escoamento do líquido.

Se relativamente à densidade, a resposta é direta (bastando adicionar água para a diminuição da mesma), relativamente à viscosidade temos de ter fundamentalmente em atenção a sua temperatura, uma vez que, as barbotinas aquecidas têm normalmente melhores comportamentos que as barbotinas frias.

Podemos também adicionar um agente externo, designado por desfloculante para se tentar diminuir a viscosidade da sua suspensão.

Método Experimental:

Durante o estudo dos materiais cerâmicos foram feitas duas aulas laboratoriais, com o propósito de experimentar na pártica a abordagem a este mesmo material.

Na primeira aula, iniciou-se por perceber o que era a cerâmica e quais as suas formas de fabrico. Após se conhecer as técnicas de fabrico deste mesmo material, foi passado na aula um vídeo tutorial caseiro, de como fazer um molde para um material cerâmico. Seguidamente passou-se para a parte prática da aula, dando assim início ao processo de confeção de um molde para um modelo cerâmico. Começou-se por tirar as medidas da madre a ser utilizada para concretização do molde, e para se conseguir perceber a quantidade de gesso a ser utilizado, para realização do molde. Após todas as medidas tiradas e todos os cálculos efetuados, isolou-se a zona de preparação do gesso com plasticina, de modo a o gesso aquando, ainda, do seu estado líquido não vertesse para fora da zona do molde, depois de isolada a zona colocou-se a madre em posição de consecutivamente se colocar o gesso que viria a ser preparado durante este processo. Após colocação do gesso e após secagem do mesmo, retirou-se do recipiente em que viria a ser feito e posteriormente retirou-se a madre, madre esta de silicone que possibilitou a sua não destruição.

Foi este o trabalho realizado durante a primeira aula prática do estudo dos materiais cerâmicos. Ainda durante a aula houve tempo para visualizar um vídeo de uma empresa de confeção de cerâmicos, a Vista Alegre, empresa esta Portuguesa, com sede no distrito de Aveiro.

Na segunda aula prática e após se ter feito os moldes na primeira, e depois de o molde ter estado 24h numa estufa com temperatura controlada, passou-se para o processo de criação da peça em cerâmica. Antes mesmo de todo esse processo foi feito uma breve explicação por parte da docente e umas breves revisões acerca dos materiais cerâmicos. Depois de tudo explicado e a memória avivada, deu-se inicio ao processo, processo este que passou por colocação de uma quantidade de cerâmico em estado liquido no molde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com