TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO CICLO 3 ROCOCÓ E NEO CLASSISMO

Por:   •  20/5/2018  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Patrícia da Silva

                                                      Ra:8061345

PORTFÓLIO CICLO 3

ROCOCÓ E NEOCLASSISMO

CAMPO GRANDE-MS

2018

ROCOCÓ

        

Esse período foi marcado por grandes alterações políticas que assistiu por revoluções como a independência americana e a revolução francesa. Ficou marcado por uma boa expansão econômica melhorando nas condições de vidas de classes populares, em especial da burguesia o que impulsionou na construção de palacetes citadinos e de castelos de campo levando a vida requintada e confortável. O iluminismo influenciador da época foi também a base das revoluções liberais.

O Rococó desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria, principalmente na França a partir de 1715 com Luiz XIV, caracterizado por uma maior liberdade de arte mais livre e alegre.  Graças às riquezas das burguesias tornaram-se clientes perfeitos dos artistas que passaram a produzir quadros pequenos e estatuetas ao gosto da sociedade da época.        Esteticamente o rococó se define pela tolerância, liberdade, irreverência, individualismo que caracterizam a arte impulsionando a criatividade intelectual. Existe alegria na decoração, o decorativismo da pintura rococó apresenta precisão de detalhes representados com minúcia, do cromatismo sofisticado, da riqueza dos figurinos e cenários, a ponto de se tornar um valor por si mesmo.

        Período caracterizado por uma maior liberdade, que se reflete na arte mais livre e alegre. O prazer estético altamente elevado explorando capacidades plásticas da luz, da decoração sumptuosa e da cor.

A ARQUITETURA ROCOCÓ

        Define-se por algumas características:

No exterior

  • Diferenciação dos edifícios pela sua decoração;
  • Portas e janelas de maiores dimensões, com acabamento em arco;
  • Fachadas assimetria, linhas ondulantes;
  • Ferro forjado.
  • Uso do jardim como complemento arquitetônico;

No interior

  • O salão principal é o centro das dependências;
  • As divisões são baixas, pequenas, independentes, arredondadas iluminadas pelas portas-janelas, pelos vários espelhos e pelos candeeiros e lustres;
  • Decoração exagerada das paredes;

[pic 1]

          Sala dos Espelhos do Palácio Wurzburg, Munique, Alemanha. Disponível em: www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo. Acesso em: 12 maio. 2018.

[pic 2]

Fachada Sul vista dos Jardins, Palácio de Sanssouci, 1745-47, Postdam, Alemanha. Sala dos espelhos do Palácio Wurzburg, Munique, Alemanha. Disponível em: www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo.  Acesso em: 12 maio. 2018.

PINTURA ROCOCÓ

        O Rococó denota uma nova maneira de viver e sentir a arte, liberando-os de sua pesada dramaticidade por meio da leveza do traço e da suavidade da cor. Os temas trazem cenas do homem cortesão, retratando o luxuoso, temas suaves, amor, pequenos cupidos, sedução. As cores preferidas são as claras, composições são próprias para decorar interiores as texturas se aperfeiçoam, bem como os brilhos. Existe uma obsessão muito particular pelas sedas e rendas que envolvem as figuras

[pic 3]

Dança Campestre, 1706-10, Jean-Antoine Watteau, Museu de Arte de Indianópolis, Estados Unidos > Disponível em: www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo/. Acesso em: 12 maio. 2018.

ESCULTURA ROCOCÓ

           As esculturas rococó não possuem mais traços do barroco altares com iluminação a partir do fundo, decorados com cenários carregados de anjos, folhas e flores, cada uma com existência própria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilíbrio geral da decoração interior das igrejas.

          Sempre se procura o efeito de uma discreta elegância, Os escultores têm preferência pelas esculturas decorativas e ornamentais que complementam a arquitetura, de forma a cobrir todas as estruturas e superfícies.

[pic 4]

A Lição de Música, François Boucher, porcelana. Disponível em: www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo/. Acesso em: 12 maio. 2018.

NEOCLASSISMO

        O Neoclássico foi marcado por acompanhar a revolução cientifica e filosófica, portando surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX em contexto do iluminismo. Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).

         Caracterizado por um movimento de oposição aos exageros, á idealização de beleza e pureza estética (principalmente na pintura) em contraste com os rebuscamentos, dramaticidades e complexidades do Barroco e do Rococó, retomou conteúdos eruditos e a arte passou a ser vista como meio pedagógico colocando o artista como educador público.

PINTURA

  • Composição geométrica;
  • Desenho vigoroso linear;
  • Perfeccionismo técnico;
  • Tratamento de luz e do claro-escuro;
  • Decoração de caráter estrutural;

1787- A morte de Sócrates.

[pic 5]

1787- A morte de Sócrates. Disponível em: http://arteehistoriaepci.blogspot.com.br/2011/06/pintura-neoclassica-jean-louis-david-m7.html. Acesso em: 13 maio 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (460.8 Kb)   docx (351.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com