TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO - ESCOLINHA DE BALLET RECANTO

Por:   •  15/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO - ESCOLINHA DE BALLET RECANTO

INTRODUÇÃO

A dança é um campo de aprendizagem privilegiado, pois através do movimento corporal desenvolve-se nas alunas a sensibilidade, a criatividade, a imaginação e a improvisação, promovendo também a expressão das emoções, ideias e valores. É uma prática corporal que pode ser expressa sem utilizar nenhum material, apenas o corpo e seus movimentos. A dança como exercício físico tem se expandido cada vez mais, pois além do fazer bem ao corpo, estudos comprovam seu benefício psicológico.

TEMA

Escolinha de Ballet Recanto

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Criar a escolinha de ballet e a partir dela montar a companhia de dança da escola, aprimorando as técnicas do balé clássico, Jazz e Contemporâneo.

OBJETIVOS

  • GERAL

Criar companhia fixa da escola para representar em competições, festivais e eventos.

O projeto irá atender crianças da faixa etária de 4 a 12 anos, as aulas serão realizadas na quarta-feira e sexta-feira, na própria instituição de ensino, nos horários das 10hs às 11hs da manhã e 15hs às 16hs da tarde com duração de 50 minutos.

RESUMO

A dança está presente em momentos de alegria e tristeza, afinal, os gestos e os movimentos traduzem emoções e sentimentos. São uma busca do homem para encontrar ele mesmo, os outros e as forças da natureza. A dança não é só executar movimentos. Vai muito além da expressão artística, de um belo espetáculo, de movimentos perfeitos em sintonia com a música, de corpos esguios, de técnicas apuradas. A dança é um ato expressivo e nosso corpo é o principal e único veículo de transmissão de ideias e sentimentos. É importante mudarmos a forma de ver a dança. Pensar que o corpo é onde está depositada a memória da vida de cada pessoa, seu modo de vida, sua cultura e sua história. Todo ser humano precisa se expressar corporalmente, para que ele possa ser, na sua trajetória de vida, mais equilibrado, criativo, dinâmico, entre outros aspectos.

A vida é movimento. Até parados nos movemos. Nosso corpo pulsa, respira, pensa, sente. Na dança o movimento não é executado de maneira funcional e sim como uma expressão pessoal. Cada um tem seu jeito de dançar. Cada indivíduo deixa sua marca no movimento, da mesma forma a escrita. A letra de cada um de nós é única. Os movimentos na dança também são. Dançando nos exploramos toda a nossa capacidade de expressão. Um pintor usa telas e cores. O músico, instrumentos. Um escritor, as palavras. Quem dança usa o corpo, o espaço e a dança se torna uma total expressão pessoal, corporal e de sentimentos engajados na comunicação do próprio eu.

A aula de dança é o lugar onde o aluno faz a conexão entre o pessoal e o social, desenvolve a percepção, habilidades imaginativas, encontra sua própria voz, valida seus sentimentos e compaixão. Ao dançar o aluno não está concentrado apenas em um objeto, em uma pessoa, mas fixado no movimento, como uma linguagem especial de comunicação com o mundo. Assim, o aluno descobre o seu corpo e a sua mente, seus pensamentos, sua imaginação, sua linguagem, descobre tudo que o seu corpo é capaz, até onde a sua imaginação pode levá-lo e toda a sua capacidade de comunicação criada por essa linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (137.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com