TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO RECANTO DA SAUDADE

Por:   •  5/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

 

A relação de afeto nutrida pelos tutores por seus animais de estimação aliada à escassez de espaço para enterro, proveniente da verticalização das cidades, e aos impactos ambientais gerados pela decomposição de cadáveres sugere a carência de uma alternativa para suprir a necessidade de destinação adequada dos animais após o óbito e solucionar o problema ambiental. Assim, esta monografia apresenta a elaboração de um Plano de Negócios com o objetivo de verificar a viabilidade de implantação de um crematório pet na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia deste trabalho se deu através de consulta bibliográfica e entrevista via telefone e e-mail com fornecedores e concorrentes. O levantamento de dados com o público-alvo foi por meio de aplicação de um questionário via google docs a 161 indivíduos residentes no Vale do Taquari-RS. Por fim, constatou-se a primordialidade do empreendimento e também a sua viabilidade econômica e financeira.

Palavras-chave: Plano de Negócios. Crematório Pet. Interação Humano-Animal. Meio Ambiente.

 

Prof. Msc. Leonardo Carneiro

Coordenador de Curso


DIAGNÓSTICO PRÉVIO

O Projeto Cria simboliza a comunhão e a materialização prática do conhecimento adquirido ao longo dos períodos cursados anteriormente pelos alunos. Tem como característica principal o estímulo ao empreendedorismo, a idealização, o desenvolvimento e a operacionalização de uma organização, com ou sem fins lucrativos, que vai fornecer produtos ou serviços a ser exposta e apresentada em uma feira de negócios organizada pelos alunos em parceria com a instituição de ensino.

A apresentação do Projeto Cria constitui-se basicamente de Quatro Etapas, a saber:

  • A Primeira Etapa, mais acadêmico cientifica, propõe o desenvolvimento de um trabalho orientado pelo professor que demonstre a importância do Projeto Cria, enquanto experimento teórico do conhecimento adquirido em sala pelo aluno e como elemento agregador à sua formação, descrevendo também os principais tópicos do trabalho a ser desenvolvido.
  • A Segunda Etapa, ainda dentro do trabalho, apresenta ao leitor, o desenvolvimento de sua proposta de trabalho, por meio de um Plano de Negócios, estruturado para “desenhar” a organização a ser montada. No tópico Desenvolvimento será apresentado todo o estudo feito para o desenvolvimento da organização desejada.
  • Na Terceira Etapa ocorre a entrega e apresentação do trabalho acadêmico para uma banca que validará, entre outros quesitos, toda a parte escrita e toda a apresentação oral do estudo, fazendo considerações importantes para a operacionalização do trabalho que ocorrerá na quarta fase.
  • Na Quarta Etapa a operacionalização do trabalho que ocorrerá a partir da montagem de uma feira aberta ao público interno e externo, organizada pelos alunos em parceria com a Faculdade. Nesse evento cada grupo de alunos abre a sua organização ao público apresentando e vendendo produtos e serviços.

 

1. INTRODUÇÃO

Ao longo da história, muitas culturas desenvolveram o hábito de enterrar não só os corpos de seus entes humanos falecidos, como também de seus animais de estimação. Algumas vezes seguido de rituais religiosos, o sepultamento possui também razões de higiene, sendo uma opção quando o corpo não pode ser eliminado de outras formas (ex: cremação). No passado, muitas famílias tinham o hábito de enterrar seus animais de estimação mortos em suas propriedades. Os antigos egípcios são conhecidos por terem mumificado e enterrado gatos, que consideravam divindades e os romanos por possuírem formas muito semelhantes de lidar com a perda do animal de estimação, dedicando espaço na sepultura de seu proprietário para a companhia de seus animais queridos. Sepultar seu bicho de estimação após a morte deste, além de ser um gesto de carinho e retribuição às alegrias que ele nos deu em vida, faz parte de uma tendência conhecida como “humanização dos animais de estimação”, e que tem despertado à oferta de produtos e serviços voltados para este novo comportamento do consumidor.

De acordo com o IBGE a cidade de Governador Valadares – MG possui 81.785 domicílios e estima-se que nossa cidade possua aproximadamente 26 mil animais de estimação entre cães e gatos.

Ao longo deste trabalho iremos mostrar o quão importante é o descarte correto da carcaça do animal protegendo com isso o meio ambiente além de considerarmos o velório e a cremação do animal como uma última homenagem para um membro da família.

Surpreendentemente nos deparamos com a falta de um local adequado para o descarte do animal nos levando a um mercado até então sem concorrência e com grande potencial a ser explorado.

1.1 O PROJETO CRIA

O Projeto Cria permite ao aluno o primeiro contato com as organizações como a conhecemos concedendo ao mesmo a vivência e a experimentação do conhecimento adquirido em sala de aula oportunizando ao mesmo a prática. Tal qual o “Estágio”, o CRIA também é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente acadêmico, que visa à preparação do aluno para a primeira prática que possui uma grande importância na integração do processo educativo e na formação do estudante, de modo a prepará-lo para as atividades profissionais. O Projeto Cria possui também uma função social a partir do momento que integra em seu evento de apresentação a participação comunidade acadêmica e a sociedade. O Projeto é uma prática obrigatória determinada nas diretrizes curriculares da período, modalidade e área de ensino, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC

1.2 DO TEMA DO TRABALHO

Escolhemos como tema a Cremação de Animais Pet vislumbrando um mercado inexplorado em nossa região.  Com este trabalho acadêmico pudemos aprender na prática todo o processo de “nascimento” de uma empresa, desde sua ideia inicial até a sua materialização. Pudemos confirmar todo o conteúdo aplicado por todos os profissionais envolvidos em nossa formação acadêmica.

Identificamos em nossa região um alto número de espaços dedicados ao mercado Pet buscando proporcionar ao animal uma melhor qualidade de vida. Entretanto, não visualizamos nenhum espaço dedicado ao animal após a sua morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (375.6 Kb)   docx (264.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com