TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento Projeto Multidisciplinar I

Artigo: Atividade De Autodesenvolvimento Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar I

Aula-tema 03: Currículo Integrado

Atividade Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar I apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora tutora Helimara Vinhas Siqueira Pinto.

Anhanguera Educacional

2014

SUMÁRIO

Nº Página

1 Introdução

4

2 Desenvolvimento

4

3 Considerações Finais

5

4 Referências bibliográficas

5

1- Introdução

A Transdisciplinaridade busca integrar as disciplinas escolares e os mais diversos conhecimentos do indivíduo, pois acredita-se que os saberes não podem ser compartimentados e diferenciados para cada aplicação. Há uma interação de tudo que se aprende no momento em que se apresenta a necessidade de se encontrar uma solução aos problemas, isto é, quando é necessário, todos usam tudo o que conhecem para sanar seus problemas individuais e sociais e não apenas partes do saber. Uma maneira interessante de se aplicar a transdisciplinaridade é através de projetos educativos que abarquem várias disciplinas e saberes diferentes. Veremos algumas vantagens da adoção dos projetos em uma educação baseada na transdisciplinaridade e o papel do professor nesta forma de educar.

2- Desenvolvimento

A primeira grande vantagem de se adotar projetos de trabalho no processo de ensino-aprendizagem é a ampliação da gama de assuntos, conhecimentos e valores que podem ser trabalhados com os alunos. Fica a cargo da escola analisar e selecionar os temas mais adequados e de interesse do aluno.

Outra vantagem que os projetos proporcionam é uma melhor adequação do que está sendo pesquisado com a realidade do aluno fora do ambiente escolar. Isto gera uma efetiva aprendizagem, já que o aluno não apenas memoriza o conteúdo, mas estabelece relações entre os assuntos correlatos ao tema do projeto além de prover uma melhor organização das informações visando uma aplicação prática. Assim privilegia-se a construção do conhecimento e a pesquisa, acentua no aluno a capacidade de aprender, descobrir, resolver problemas, articular saberes adquiridos, desenvolver a criatividade e agir com autonomia.

Há também, em fim, a utilidade de se poder relacionar e integrar as diversas disciplinas curriculares em torno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com