TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panmela Castro

Tese: Panmela Castro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Panmela Castro (Anarkia boladona)

Panmela Castro, 32 anos, é uma artista visual nascida e criada no subúrbio carioca e que ganhou o mundo.

Possui um trabalho autobiográfico que pensa em provocar e polemizar através do processo artístico de convivência com paisagem urbana, as verdades instituídas por nossa civilização, em especial em relação ao corpo feminino, à sexualidade, à subjetividade, analisando as relações de poder e colocando em foco a arte como estilo de vida.

De cores quentes em criações de mundo fantásticos, Panmela Castro explora a mitologia do feminino, em construções de mulheres que contam suas experiências de vida em diálogos dramáticos com o público nos muros de cidades como Paris, Nova York, Toronto, Praga, Viena, Berlin, Johanesburgo, Jerusalém, Istambul e Washington DC.

Com o objetivo de não só ganhar as ruas, mas, como também outros universos, Panmela Castro graduou-se em Pintura pela prestigiada Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, é Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de processos artísticos contemporâneos.

O traço diferencial de Panmela Castro está em sua visão empresarial, profissional, deixando o amadorismo da rua de lado. Através de sua empresa, realiza trabalhos para clientes de renome e agencia artistas, em especial mulheres. Contribuindo para elevação do graffiti no imaginário popular.

É professora há mais de 14 anos, ministrando workshops e palestras de graffiti e igualdade de gênero para a Secretaria de Segurança Pública, Petrobrás e Academia Brasileira de Letras. Por sua metodologia inovadora, recebeu dois prêmios na categoria de direitos humanos: O Vital Voices Global LeadershipAwards da Organização Vital Voices fundada pela secretaria do estado americano Hillary Clinton e o DVF Awards da Fundação Diller Von Furstenberg Family Fundation da ilustre estilista Diane Von Furstenberg.

A artista expôs em importantes espaços como o Museu de Escultura Brasileiro (MUBE) e na Galeria do BNDES.

Panmela é idealizadora, fundadora e presidente da Rede NAMI, uma organização de gênero que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres. Por todo seu ativismo político através das artes, Panmela foi eleita em 2012 ao lado da presidenta brasileira Dilma Roussef e de outras mulheres ilustres como Angelina Jolie, Michelle Brachelet e Cindy Sherman como uma das 150 mulheres que estão bombando no mundo.

Fonte: http://www.panmelacastro.com/index.php/panmelacastro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com