TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

Este tema se justifica pois a pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade da criança para que seu desenvolvimento social e cognitivo seja plenamente alcançado.

É através da brincadeira que a criança manifesta e vivencia possibilidades, limitações e conflitos.

A arte na pedagogia infantil

Muitas pessoas não foram educadas, desde a escola infantil, a olhar para a Arte como um meio de comunicação e produção de conhecimento. As escolas utilizam as aulas de educação artísticas desvinculadas das outras disciplinas, atribuindo a ela apenas aulas soltas ou para a produção de eventos, como páscoa, dia das mães etc. Tais escolas deixam de lado diversos conceitos e valores que deveriam ser abordados e aprofundados durante essas aulas. Nessas escolas, a prática pedagógica não condiz com as teorias da educação, pois desperdiçam esse importante veiculo de comunicação e transformação do ser humano.

A arte, quando usada adequadamente, tem provado sua eficácia na transformação dos educandos em adultos capazes de refletir sobre suas ações e conseqüências.

Por meio da arte, educa-se o olhar a perceber o mundo que muitos não vêem: as nuanças da fala, as entrelinhas dos textos, as expressões dos rostos, a estética das cores e formas, os pequenos movimentos do corpo, a dinâmica da vida. Ela exprime a identidade do ser humano.

Arte Rupestre - Lascaux - França

Na Arte Rupestre, vemos a expressão do homem registrada nas paredes das cavernas. Por meio desses registros é que se pode conhecer mais do homem primitivo. Não são apenas rabiscos, linhas contornadas e coloridas; é pura expressão de arte! Tal necessidade estimula o homem a buscar diversos meios de representação de seu desenvolvimento cultural, intelectual e social. No entanto, a arte é um desses meios que antecedem até mesmo a necessidade da elaboração da escrita.

Arte Rupestre

A arte é a imersão naquilo de que não fala: o despertar da imaginação, o registro pontual de um ser em construção. Portanto, essa disciplina tem valor igual às demais e não apenas uma “aulinha de colagem e desenhinhos”. Cabe aos professores de Arte conscientizar os colegas de trabalho, os educandos e aos pais, da importância da contribuição da arte no desenvolvimento das crianças.

Leia o artigo “O Desenho e a Aprendizagem”

nele você poderá entender melhor a importância do desenho na leitura infantil.

Elisa Mello Kerr

About these ads

Avalie isto:

Share this:

Digg

Relacionado

Portfólio: relatório coletivo

Em "Artes"

Oficina de Papel Machê

Em "Artes"

Reggio Emília em Porto Alegre e São Paulo

Em "Artes"

This entry was posted on 30 abril, 2007 at 16:48

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com