TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e plano de aula

Tese: Planejamento e plano de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento e plano de aula

O presente trabalho visa refletir sobre o planejamento escolar que é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Nesse sentido busca refletir sobre a importância do espaço na educação infantil e a forma como esse espaço é organizado podendo facilitar, limitar e orientar a prática educativa.

O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão, sendo um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político.

O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções: Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos de trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática; Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional, as ações efetivas que o professor irá realizar em sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino; Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e rotina; Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências propostas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos; Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação, que está intimamente relacionada aos demais. 

Plano de Aula de Educação Física

Tema:

Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica

Conteúdo:

Língua portuguesa / Oralidade – Geografia / Espaço

Objetivo:

Ampliar a destreza de movimentos, a atenção, a noção espaço-temporal, o ritmo, a coordenação motora e coordenação óculo-pedal;

Desenvolvimento:

“Relógio Maluco”

Música: “Reloginho maluco 1, 2, 3...”

O professor se posiciona ao centro, os alunos em círculo. O professor gira a corda, acima de sua cabeça, cantando a música. Os alunos estão abaixados aguardando o momento da corda descer para que possam pular. No três, o professor baixa a corda e gira conforme os ponteiros do relógio. Aquele que não conseguir saltar a corda sai da roda e aguarda o final da brincadeira.

Obs.: Começar com um aluno por vez, para que todos façam a associação do movimento. Depois em grupo.

Variações: Ritmo da corda; com 1 ou 2 pés; altura da corda; fazendo algum outro movimento.

Recursos Materiais:

2 Cordas

Avaliação:

O professor irá observar a habilidade de pular a corda, com destreza de movimento.

Considerações Finais

O espaço na Educação Infantil não é somente um local de trabalho, um elemento a mais no processo educativo. É, antes de tudo, um recurso, um instrumento, um parceiro do professor na prática educativa. Considerando que grande parte das experiências das crianças com o mundo é de caráter espacial, há uma grande importância da exploração dos espaços que são oferecidos diariamente aos alunos. Oportunizando novos espaços com propostas diferenciadas e situações diversificadas, que ampliem as possibilidades de exploração e pesquisa das crianças para que a construção do conhecimento ocorra de maneira cada vez mais interessante para as crianças, a forma de organizar o espaço pode qualificar o brincar quando materiais desafiadores são colocados à disposição dos alunos. A delimitação do espaço da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com