TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ação

Por:   •  5/4/2021  •  Ensaio  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

RENATA LUIZA BARRETO

ATIVIDADE FINAL DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS

PONTA GROSSA

2021

RENATA LUIZA BARRETO

ATIVIDADE FINAL DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Trabalho apresentado na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais, cuja docente é a Professora Rosana de Castro Casagrande, do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para obtenção parcial de nota semestral.

PONTA GROSSA

2021

Realize as atividades conforme o tema: (Obs.: no mínimo três).

Tema: 2.2 CORPO HUMANO

2.2.1 Faça um autorretrato. Identifique as partes do corpo. Abaixo, faça um texto descrevendo como você se vê...quem é você?

2.2.2 Faça o perfil do seu corpo e insira um dos sistemas do corpo humano.

2.2.3 Faça a contagem de seus batimentos cardíacos a partir da palpação da artéria radial (acima do punho). Fique em repouso. Com ajuda de um relógio ou cronômetro, conte os batimentos durante: a) 60 segundos; b) 30 segundos e c) 15 segundos. Como você obtêm o mesmo resultado de a para b e c? Anote o resultado. Dê 10 pulos e conte novamente. O que aconteceu e por que? Faça a contagem dos batimentos cardíacos de seus familiares e anote a idade, se estavam em repouso ou não e elabore um gráfico (dos batimentos cardíacos).

2.2.4 Anote o cardápio de suas refeições durante uma semana e faça um texto separando os alimentos saudáveis dos não saudáveis. Você precisa melhorar algo em sua alimentação? O que?

2.2.5 Você tem praticado exercício físico? Se sim, descreva quais. Se não, desenvolva a prática de uma atividade física ou exercício físico durante uma semana e anote como se sente.

2.2.6 Com a família, coloque diversos tipos de alimentos com sabores diferentes em um pote com tampa e faça com que experimentem por meio da gustação e/ou olfato. Descreva a atividade e as sensações dos participantes durante a realização.

2.2.7 Coloque alguns itens em uma caixa e peça, por meio do tato que duas pessoas adivinhem o que é.

2.2.8 Com base nessas atividades, elabore: 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3. Descrição do que se pediu em (2.1.1 a 2.1.7). Elabore, com base nas suas observações e nas atividades realizadas, um plano de aula (escolha um ano do Ensino Fundamental), com uma sequência didática (no mínimo três atividades diferenciadas), considerando que na turma há uma criança com deficiência (visual ou auditiva, física, intelectual, autismo, altas habilidades). O plano deve considerar: a) Ensino de ciências por investigação; b) alfabetização científica; c) experimentação, d) resolução de problemas; e) ludicidade; f) ensino remoto, híbrido ou presencial. O plano deve conter: Identificação da turma, carga horária de cada atividade, objetivos, descrição das etapas detalhadamente, material utilizado e referências. (Usar normas da ABNT). Junte as atividades em um só arquivo no formato pdf e insira na plataforma em Atividade 1/2021.

 2.2.1

[pic 1]

Meu nome é Renata, tenho 21 anos de idade, eu me vejo como uma pessoa de estatura baixa,1,62m consideravelmente magra, cabelos compridos, orelhas pequenas, nariz comprido, boca com lábios grossos, olhos com formato amendoados e sobrancelhas curvadas. Tenho ombros pouco largos, a cintura é pouco marcada e as pernas são médias e levemente grossas.

2.2.2

SISTEMA RESPIRATÓRIO

[pic 2]

        O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. Ele é formado pelos pulmões e pelas vias respiratórias (faringe, laringe, traqueia, brônquios e cavidade nasal) (como indica na foto acima), sendo estes responsáveis por fazer a transição do oxigênio para dentro e fora das cavidades pulmonares. Também é responsável pela eliminação de gás carbônico retirado de dentro das células.

         A cavidade nasal é formada por dois condutos que começam na narina e terminam na faringe. Dentro dessa cavidade existem pelos que são como um filtro de ar, fazendo com que o ar que chega aos pulmões seja limpo. A faringe é um tubo que serve como uma passagem, seja dos alimentos, seja do ar, com isso a ela faz parte tanto do sistema respiratório como do sistema digestório. A laringe é o principal órgão da fala, pois nela estão as cordas vocais. A traqueia é responsável pela umidificação, aquecimento e filtração do ar. O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos que estão localizados na caixa torácica, que são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, por meio da respiração.

2.2.5

Fazer exercício nem sempre foi uma atividade presente na minha vida, assim não tenho praticado nenhum exercício. Por muitas vezes temos muitas coisas para fazer e acabamos que deixando a atividade física de lado. O que é muito ruim pois sabe-se a importância e o bem que fazer atividades físicas trazem para nossa saúde. Agora por uma semana irei fazer alguns exercícios em casa. Comecei o primeiro dia pulando corda e fazendo caminhada, 30 minutos de exercícios diários. No começo o corpo começou doer, pois não sou acostumada a fazer exercícios, então as pernas ficaram doloridas de pular e caminhar. Passando os dias as pernas vão acostumando e a gente começa a sentir bem, aumentando a sensação de bem-estar. Foi muito bom praticar exercícios durante a semana, quero continuar tirando um curto tempo de dia para me dedicar em atividades físicas, pois elas trazem leveza, energia, autoestima e fazer muito bem para nossa saúde.

2.2.6

Essa atividade foi muito divertida. Fiz com a minha mãe e meu irmão. Separei alguns alimentos, como bolacha, banana, limão, queijo, maçã e chocolate, assim coloquei tudo em uma caixa. De olhos vendados os dois colocavam a mão na caixa e pegavam algum alimento, a banana e a maçã coloquei em pedaços para dificultar o reconhecimento do alimento pelo tato. Primeiramente minha mão pegou o limão e acertou de primeira por ter o gosto muito azedo, depois foi a vez do meu irmão que pegou o queijo, na primeira tentativa não acertou, mas depois de comer mais um pedaço ficou mais fácil, depois minha mãe pegou a banana e já pelo olfato acertou qual era o alimento de que se tratava, depois meu irmão pegou o chocolate, que foi o mais fácil também para acertar, depois minha mãe pegou a maçã e também acertou, por último meu irmão pegou a bolacha que depois de duas tentativas acertou. A atividade rendeu muitos risos e muito legal essa ideia de brincar com os nossos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (254.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com