TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poética de Aristóteles

Por:   •  6/5/2018  •  Monografia  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG

ARTES CÊNICAS – TEATRO

THIAGO HARLEY DOS SANTOS

RESUMO DA POÉTICA DE ARISTÓTELES

                                                                

GOIÂNIA

2018

THIAGO HARLEY DOS SANTOS

RESUMO DA POÉTICA DE ARISTÓTELES

Trabalho para disciplina Fundamentos do teatro

Prof° Dr. Robson Correa de Camargo

                                           

GOIÂNIA

2018

RESUMO DA POÉTICA DE ARISTÓTELES

Através de uma forma de impor normas as expressões artisticas foi o que Aristóteles propós em seus estudos. Na poetica de Aristoteles analisa as formas e as expressões da poesia e sua maneira de ser concebida.

Essas manifestações artisticas são definidas como mimese, que é a reprodução de fatos reais ou até mesmo de elementos por meio do poema tragico, da epopeia, da musica e do ditirambo.

A imitação (mimese) de uma ação é o mito (fábula) ... A parte mais importante é a da organização dos fatos, pois a tragédia é a imitação, não de homens, mas de ações, da vida, da felicidade e da infelicidade (pois a infelicidade resulta também da atividade) ... daí resulta serem os atos e a fábula a finalidade da tragédia. Sem ação, não há tragédia. (ARISTÓTELES, 1959, p. 299)

De acordo com Aristóteles, o poeta é o que usa do metro para estruturar a sua arte. E tal como imitadores, têm o livre arbitrio de escolher a forma desejada: pode ser de bom caracter ou má caracter. Nessa maneira, para Aristóteles a tragédia apresenta os seres elevados e a comédia, os inféros.

Para Aristóteles, a origem da poesia sustenta-se na imitação que é algo intrínseco a condição do homem e a improvisação. A estrutura poetica é divida por metros, que suporta o heroismo a dignidade atraves de exaltação ou jâmbicos atraves da linguagem informal.

São tidos como manifestações teatrais precedentes a tragédia e a comédia.

A poesia epica e a tragédia representam os seres elevados e superiores. A tragédia possue uma duração definida expondo-se por ações é acrescentada uma linguagem ornamentada de forma teatral que estimula o temor a piedade trazendo o conhecimento. Conforme aponta (Palhares, 2013) A ação da tragédia deve conformar-se com os principios da ação moral, dessa maneira o individuo possibilita o discernimento consequentemente despertando no outro o terror e a piedade onde se pressupõe a definição de um dos conceitos de Aristoteles, a cartase[1].

Em contrapartida a epopéia existe um metro homogêneo e sua composição de narração e tempo é ilimitado indicando uma condição de ação única e integra proporcionando dentro da narrativa o desenvolvimento de multipla açoes na mesma época.

Aristóteles dispões claramente a diferença entre o poeta e o historiador, o poeta pressupõe de forma ampla açoes que podem vir acontecer já o historiador faz relatos de açoes que realmente aconteceram. O poeta é o imitativo instaurador que por meio de fabulas e narrativas traduz em linhas de formas adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com