TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Criança Feliz

Por:   •  8/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO CRIANÇA FELIZ – BAIRRO CIDADE NOVA - JACUNDÁ

APRESENTAÇÃO

 Brincar é alegria, é representação, é descoberta, é proporcionar o lúdico, é uma atitude de amor, de humanização, considerando sua importância para a infância. O mundo em que vivemos vem trazendo muitas tristezas, desigualdades, violência e o pouco que podemos fazer, já contribui como uma semente de felicidade para o amanhã. Essa ação comunitária, promovida pela senhora Vera, seu esposo Expedito e sua amiga Leninha, oferece um espaço de brincadeiras e lazer para as crianças, e moradores do Bairro ampliar seus laços de vínculos sociais em grupo de maneira sadia e divertidos. Dessa forma, propomos um momento lúdico para fortalecer os laços da Comunidade retomando uma ação benéfica que por anos promoveu a alegria de crianças, parentes e moradores da comunidade.

Segundo o Art. 227 da Constituição Federal:

 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Sendo assim, trata-se de uma proposta de entretenimento para todos inseridos na comunidade de um modo geral, com um dia de atividades diversificadas e atrativas, pressupondo o direito de brincar e o respeito ao pensamento infantil por meio da integração social.

JUSTIFICATIVA.

Pensando nesse momento, assim como todas as datas comemorativas não poderíamos deixar de proporcionar às nossas crianças um dia uma tarde de sábado bem alegre, com atividades lúdicas e recreativas para todas as crianças da comunidade e também do nosso entorno.

O evento acontecerá ao ar livre onde será montada uma rua de lazer muito bem decorada e com atrativos lúdicos com a possibilidade de mudar conceito de que na rua não pode ser mais um espaço para nossos pequenos brincarem, sendo é possível sim interagir sem colocar em risco a integridade física de nossas crianças.

 OBJETIVO GERAL:

- Resgatar os valores das brincadeiras de infância, pensando no próximo como em si mesmo;

- Proporcionar as crianças uma tarde de atividades recreativas, possibilitando o congraçamento entre pais, crianças e comunidade, oferecendo alimentação, brinquedos, atividades esportivas e culturais, em local agradável permitindo o contato com a natureza e, de certa forma, contribuir com as crianças carentes por meio de doações de brinquedos e brindes através de sorteios no local do evento.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 - Valorizar o público infantil no âmbito social e comunitário;

- Desenvolver atividades lúdicas e de lazer entre as crianças e comunidade;

- Fazer com que a criança interaja ao ambiente comunitário, oportunizando a aquisição de novas experiências lúdicas;

- Despertar nas crianças o sentimento de solidariedade e de amizade e não competitivo;

- Estimular a cultura de participação da Comunidade nas ações voltadas ao público infantil;

- Proporcionar às crianças um dia com atividades diferenciadas, que valorizam o brincar, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas;

- Possibilitar às crianças o acesso a espaços que contribuam para o seu desenvolvimento e entretenimento;

- Estimular a autoestima, a criatividade e a imaginação;

PUBLICO ALVO

Crianças com a idade máxima de 15 anos, acompanhadas de seus Pais, residentes no Bairro Cidade Nova, além de algumas crianças e Pais da comunidade em torno.

ABRANGÊNCIA DO PROJETO

Atender aproximadamente 500 crianças, divididas em grupos por idade, com atividades direcionadas ao esporte cultura e lazer, permitindo a participação de todos dentro de uma programação de eventos tecnicamente preparada para a comemoração do dia das crianças.

OFICINAS DESENVOLVIDAS:

- Brincadeiras Livres: Pula corda, pula-pula, corrida do saco, dança da cadeira, etc.

Pula – Pula: O pula - pula ficará a disposição de todas as crianças e terá uma monitora para supervisionar a entrada e saída das crianças.

As demais brincadeiras também terão monitores para direcionar a participação das crianças, as quais receberão brindes por suas participações.

.-ABERTURA DAS ATIVIDADES:

Será feita uma introdução seguindo o cronograma:

  • 01 - Palavra de boas vindas
  • 02 - Oração
  • 03 - Explicar as regras às crianças: não pode empurrar, não pode brigar, respeitar o colega, proteger os menores, essas atividades são para se divertir, aqui não existe o melhor, somos todos irmãos e amigos uns dos outros!
  • 04 - Sorteio de brinquedos e brindes: Será explicado para as crianças que todas elas terão direito a uma lembrança, sendo que no final de cada brincadeira, as crianças que forem se destacando, receberão uma lembrança. Os demais brindes serão entregues através de sorteio por número entregue na chegada do evento, por um dos organizadores.

ATIVIDADES DE ABERTURA:

- Aeróbica: Uma ótima atividade onde a criança terá que imitar a professoras com passos de dança e movimentos repetidos. Atividade essa que será conduzida por um monitor, colaborador do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (138.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com