TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Politico Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

O Projeto Político Pedagógico tem como objetivo geral apresentar as práticas de programas educacionais especializados que se pretende desenvolver para aprimorar o ensino e assim a aprendizagem dos educandos chamando à ação, professores e a comunidade em geral a participarem deste processo. Pois, todos desempenham papel importante na construção de um país melhor.

O PPP da escola deve apresentar sua proposta, buscando, uma visão mais abrangente e contextualizada do processo ensino-aprendizagem. Fazendo-se necessário esclarecer que não é um projeto acabado, fechado, mas é flexível, exposto e disposto sempre a novas descobertas.

A motivação legal do PPP precisa ser assentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e visão de autores consagrados

O mundo atual exige que a Escola possibilite aos alunos, uma preparação para integrarem-se à vida, seja a própria escola, trabalho, concursos, currículos e pré-requisitos em geral; acima de tudo instrumentalização e formação pessoal. Tais aspectos contribuem para permitir ao aluno sentir-se um participante de sua realidade social.

Toda escola deve propor como seu objetivo, "a formação geral, em oposição à formação específica; os desenvolvimentos de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização" (PCN, p. 14)

Mediante a esta afirmativa, o PPP da unidade de ensino tem por objetivo oferecer a todos os alunos, condições adequadas para o desenvolvimento do seu potencial, visando a sua inclusão no meio social, através de práticas pedagógicas que contribua para sua formação de cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. E que acima de tudo o PPP seja o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabeleça, através de reflexões, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo. E que contribua para o "fazer pedagógico" e a construção coletiva do conhecimento, participação e colaboração no dia a dia da Escola, visando não o retorno apenas docente, mas, sobretudo, a satisfação discente na aquisição de habilidades e competências. Esse é o caminho para o aluno, evitando educação bancária, conforme a expressão do educador brasileiro Paulo Freire, que o aluno possa sentir-se cidadão, participativo e valorizado na sua própria comunidade.

O contexto em que determinada escola está inserida deve oferece constantes desafios aos quais precisamos adaptar estratégias e metodologias, que melhor contribuem para superar tais dificuldades.

Nesta perspectiva, o PPP da unidade de ensino tem a função de proporcionar atividades que promovam o desenvolvimento significativo para o alunado, preparando tanto o corpo docente como discente a administrar suas aprendizagens e a buscar novos conhecimentos. Por isso, a escola deve adotar uma posição de apoio para os alunos e professores para que assim venham a desempenhar seu papel consciente na sociedade, portanto, o fazer com significância torna-se tão importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com