TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de artigo analisando obras

Por:   •  30/6/2017  •  Artigo  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

                               PROPOSTA DE ARTIGO

 Conforme solicitado em sala de aula pelo professor Breno Luiz da disciplina de História da Arte, os alunos devem elaborar um artigo acadêmico fazendo ligações e comparações sobre algumas imagens ou partes dela e explicando, de forma que permita uma fácil compreensão, como elas se conectam.

 Para este trabalho foi escolhida a temática do romantismo pois os temas abordados nessa época eram diversos, sempre traziam um sentimentalismo, uma angústia e uma dramaticidade e, também, várias de suas obras se comparam à de outras escolas literárias como, por exemplo, o barroco, o parnasianismo, o trovadorismo, o neoclassicismo e o rococó.

 Assim, observando as pinturas românticas A Senhora de Shalott e a obra Ophelia do pintor John William Waterhouse percebe-se que ele queria retratar a mulher como um ser delicado, angelical e puro com vestidos bem delineados e fechados e próximas a natureza. Esse ser angelical pode ser visto também na obra O Balanço do pintor francês Fragonard do período do Rococó, onde se retrata uma mulher no centro da imagem, com sua cor destacada e com alguns anjinhos ao redor olhando para a mesma, isso traz um ar de pureza e inocência.

 A ideia do anjo também pode ser vista na pintura do romantismo brasileiro O Anjo da Morte de Horace Vernet, mas dessa vez, a obra mostra um anjo que não traz tanta paz, mas sim, um certo temor. Nessa imagem pode se ver também um homem ajoelhado aos prantos, que nos remete uma ideia de tragédia e melancolia.

 A tragédia é retratada também na obra A jangada da Medusa de Théodore Géricault que mostra várias pessoas em uma jangada, onde sofrem, alguns morrem e também são obrigados pela fome a praticar atos de canibalismo. Os movimentos nessa imagem tem um certo formato piramidal que leva o olhar a um determinado ponto, assim como na pintura de Eugène Delacroix, Le Massacre de Scio, que no decorrer da imagem trágica, os movimentos levam a um homem que se apresenta em cima de um cavalo inclinado.

 O homem no cavalo inclinado, como visto anteriormente, induz a imaginá-lo como um ser superior aos outros e que está no comando, ou até mesmo como um herói. Isso é notório na pintura que representa Napoleão Bonaparte no seu cavalo.

 Por fim, o artista Antonio Ciseri apresenta em algumas obras uma certa pungência romântica, assim como na sua pintura II Transporto di Cristo al Sepolcro, que mostra Cristo morto e sendo carregado. Essa mesma idéia aparece na imagem Sepultura de Cristo de Caravaggio e na escultura Pietá de Michelangelo Bounarroti.

 Por todos esses aspectos, é possível fazer inúmeras comparações entre várias obras, apesar de algumas terem sido feitas em épocas totalmente distintas entre si. Logo, ao fazer essas comparações e olhar para as imagens com olhar mais crítico, pode-se ver muito além do que se esperava.

     [pic 1]  A Senhora de Shalott                               A Jangada da Medusa
[pic 2] Ophelia      [pic 3]O Balanço[pic 4] Le Massacre de Scio  [pic 5]

[pic 6]    [pic 7]

Napoleão Bonaparte                                II Transporto di Cristo al Sepolcro [pic 8]           [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (500.4 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com