TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: Fenomenologia, Humanização E Promoção Da Saúde: Uma Proposta De Articulação.

Artigos Científicos: Artigo: Fenomenologia, Humanização E Promoção Da Saúde: Uma Proposta De Articulação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 2

2014

O artigo foi publicado no ano de 2008, na revista Sciello para estudantes interessados na área de Fenomenologia, Humanização e promoção da saúde.

Seu principal objetivo foi usar o método fenomenológico para atingir uma maior humanização da área de gestão de saúde.

Fenomenologia vem de "fenomenum", acontecimento e "logia" que significa estudo, podemos entender que a fenomenologia é o estudo de fenômenos que direcionam o regimento por determinadas ações. A proposta metodológica da fenomenologia alcançou o interesse de alguns filósofos e pesquisadores desejosos de superar a perspectiva positivista pela aplicação do método a todos os domínios das "ciências do espírito", desenvolvendo as mais diversas descrições fenomenológicas da vida afetiva, da religião, da arte, do direito, dos fatos sociais etc.

O que a fenomenologia busca questionar no campo da saúde são os modelos biomédicos, a ética dos profissionais, a medicação, a supervalorização da tecnologia e a necessidade de encaixar o paciente em uma definição. Observa- se que na área da saúde, ainda predomina, na prática a influência positiva, pela visão focada na doença. Pela abordagem fenomenológica é possível reconhecer a falta de compreensão da maioria dos profissionais e da população geral. O método fenomenológico permite uma visão do fenômeno saúde não limitada às causas e aos sintomas, buscando ampliar a percepção para uma perspectiva multifacetada por diferentes fatores, de ordem econômica, política, social, psicológica e cultural.

Com os avanços nos estudos, podemos ir mais a fundo nas causas dos fenômenos estruturais e como se confere valor às discussões sobre poder, dominação e estratificação social. Por isso a necessidade de uma proposta de recuperação da análise dialética e estruturalista político-econômico-social, que torne mais evidente as articulações das estruturas do poder. Assim, a necessidade de realizar uma interface da Filosofia com a Saúde, com uma abrangência teórico-metodologia-prática.

Na abordagem qualitativa o objetivo principal é contribuir na descoberta das necessidades dos sujeitos, para que as estratégias de promoção de saúde toquem as questões fundamentais que envolvem a saúde e contribuam para sua transformação. As práticas de promoção da saúde devem privilegiar as relações dos agentes não de forma massificada e impessoal, mas revestidas de sentido e de singularidade, inserindo-se na formulação do conhecimento e restabelecimento da saúde.

A fenomenologia é baseada pela inovação e criatividade, compreendendo as representações do outro sobre saúde e qualidade de vida. Ela torna-se um importante referencial na ideia de promoção da saúde, sendo que, os sujeitos e populações que vivenciam o fenômeno atuam na participação da melhoria da mesma e na gestão do trabalho.

No método fenomenológico, as abordagens guardam estreita relação com a concepção de homem, sujeito do processo saúde-doença, possibilitando mudanças nas concepções acerca da visão do homem com relação à prática em saúde, do processo saúde-doença, levando novas perspectivas para a saúde.

Referências:

Gomes, A. M. A; Paiva, S. E; Valdés, M. T.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com