TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO ANALISANDO AS IDEIAS APONTADAS NOS ARTIGOS E/OU LIVROS INDICADOS.

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  4.626 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO ANALISANDO AS IDEIAS APONTADAS NOS ARTIGOS E/OU LIVROS INDICADOS.

Estudo do Artigo: Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva.

O autor inicia o texto nos fazendo perceber que a memória foi tida por muito tempo como base para compreensão de fenômenos políticos e sociais, que vivenciamos na contemporaneidade. Mas que hoje percebemos que a memória vai muito mais alem desta concepção, o texto nos apresenta como uma forma de impulsionar a construção do saber histórico e dos sentidos de continuidade da vida.

A memória portanto esta ligada as nossas vidas cotidianas, ao conversarmos com alguém, ler um e-mail, ouvir uma musica tudo nos remete a lembrar de algo na qual guardamos por considerar importante. Estamos vivendo em uma sociedade que cresce e produz historia seja ela oral ou escrita. A preocupação está em como manter e guardar essa historia, a memória é uma forma de se guardar ela e passada de geração em geração, um exemplo disso é a memória afro-brasileira que por muito tempo teve sua historia escondida e depois de muito tempo o governo traz a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura afro brasileira e indígena nas escolas como uma forma de resgatar esse conhecimento.

Fatos históricos como a ditadura militar, guerras civis que por tempos não tiveram suas histórias conhecidas do público geral e dos alunos das escolas passaram a ser pesquisadas e abordadas. Surgem assim questões como quem foram as pessoas que participaram, quem foram os culpados, quem não aparecem nos relatos históricos e qual era sua importância para o fato.

Quanto a forma de trabalhar esse conhecimento nas escolas especialmente em sala de aula o professor passa a abordar de forma diferente esse conhecimento ao invés de somente passar o assunto ele passa a abordar de forma a instigar o aluno a pesquisar e construir seu próprio conhecimento no que diz respeito a história.

Portanto temos que entender e conhecer melhor a ligação entre a história e a memória uma vez que dentro da sala de aula o professor necessita delas para se fazer entender quanto ao conteúdo, antes a história era tida como uma matéria para se decorar e de caráter linear, porem hoje entendemos que a história é repleta de lacunas, e com a ajuda da memória podemos em alguns casos “preencher algumas destas lacunas”.

Não podemos cometer o pensar que história e memória são as mesmas coisas, a memória nos faz seres únicos nos remete a vida, e a história a usa como fonte para se compreender os fatos. Dentro da sala de aula pode-se apresentar ao aluno a história utilizando a memória, interligando vestígios do passado com o presente, desta forma o aluno se encontra no tempo e espaço apresentado entendendo assim o contexto histórico.

Quanto a utilização do livro didático nas escolas, em especial no ensino de historia, percebemos que os professores tem utilizado apenas eles para ministrar suas aulas, não quer dizer que o livro não possua um bom conteúdo, mas este por sua vez sozinho não traz uma historia mais abrangente e não traz todo o conteúdo necessário para um currículo completo. À necessidade da utilização de outros matérias para seu auxílio, tendo em vista que quando o professor utiliza fotos, vídeos, textos e jornais a aula fica mais dinamizada e faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com