TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas para eventos

Tese: Propostas para eventos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

Sugestões de Atividades.

Segundo MATTHIESEN (2009) temos aqui algumas brincadeiras que podem ser desenvolvidas em quadras, ou em qualquer espaço físico apropriado ou adaptado:

• Cobrinha: em duas colunas os alunos deverão correr em direção a uma corda que está sendo movimentada no chão em ondas, por dois alunos, como uma "cobrinha".

• Corda Inclinada: em duas colunas, as crianças deverão correr em direção á corda que está parada e elevada a poucos centímetros do chão. Essa elevação deverá ser progressiva, mantendo a corda em um plano inclinado de forma que todas as crianças permaneçam saltando durante a atividade.

• Corrida de Velocidade:

• Os alunos de frente para duas colunas de bambolês, eles deverão correr rapidamente por cima dos bambolês, colocando cada pé em um bambolê vence a equipe que conseguir em menor tempo.

• Os alunos em duplas, um segurando uma bola ao sinal do professor, ele devera jogar a bola para o alto e correr a maior distancia possível, antes de a bola cair no chão (o companheiro fiscaliza a distância percorrida), vence a equipe que conseguir a maior distancia.

• Revezamento dos Rodados: igual ao revezamento do atletismo, mas antes de correr é preciso dar 25 voltas em um cabo de vassoura. São 4 participantes por equipe e ganha a equipe cujo último participante chegou primeiro. Se cair, levanta e continua.

• Pega o Rabo: todas as crianças com rabinho de fita ou crepom colorido. Pegar e defender seu rabinho poderão ser feitos individuais ou de grupos, colocar cores diferentes para identificaros grupos, as crianças tem que tentar pegar o rabinho do seu amigo.

• Varal: alguns metros á frente, colocar um varal de corda ou barbante estendido, a uma altura ao alcance das crianças. Colocar no varal duas camisetas penduradas com prendedores. As colunas deverão tirar e colocar sucessivamente as peças.

• Saltos: saltar é um exercício dinâmico, onde combina corrida e salto, muitas vezes a criança tem de vencer o medo, sendo uma ação ligada ao espaço. É uma excelente forma de fortalecer a musculatura e desenvolver equilíbrio e coordenação dinâmica. Correr e saltar sobre o cone.

• Bastões: espalhar bastões no solo. variar as posições. Saltar por cima de um ou de vários sucessivos. Aumentar a distância e estimule a descobrir outras formas de saltar.

• Elástico: saltar de diferentes alturas. Esticar elásticos em um suporte e ir desafiando com maiores alturas, sempre compatível á idade.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa demonstrar à importância do atletismo na Educação Infantil, este esporte é rico em habilidades motoras, sendo que estas devem ser trabalhadas durante essa faixa etária. A falta de material e espaço não é o maior problema pra que esse esporte chegue até as crianças nas escolas, podendo ser feito um bom trabalho, desde que o professor se mantenha atualizado e se dedique no desenvolvimento do esporte.

Apesar de ser considerado um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o atletismo ainda é pouco trabalhado nas escolas. O pouco que se conhece do esporte está vinculado a historia particular de meninos e meninas, a maioria destes pobres, que encontram nas corridas, saltos, arremessos e lançamentos, um meio para a sua sobrevivência e inserção social.

Conhecendo essa realidade, o atletismo sofre uma grande modificação em época de famosas competições, como jogos olímpicos, nesse período tal esporte apresenta grandes nomes, incentiva a dedicação e força de vontade para muitas conquistas, tudo isso acontece através da mídia, como televisão, radio, internet e jornais.

O atletismo na escola pode ser trabalhado amplamente, desde que o professor se mobilize a essa construção. Existem muitas formas de levar o atletismo até as crianças, através de atividades lúdicas, da história e fundamentos do esporte, proporcionando atividades que trabalhem além das habilidades motoras, capacidades físicas, cooperação, auto-conhecimento e respeito a si e aos outros.

De forma atrativa, o esporte irá proporcionar as crianças o aumento da capacidade de dominar seus movimentos epraticar o saltar, correr, lançar e arremessar, pois em cada fase do desenvolvimento humano a mesma apresenta um comportamento motor característico que ira se modificando conforme suas experiências.

CAPÍTULO I

ATLETISMO

“... pela motricidade o homem se afirma no mundo,

realiza-se, da vazão á vida. Pela motricidade ele

dá registro de sua existência e cumpre suas

condições fundamental de existência...”

João Batista Freire

1.1. Surgimento do Atletismo.

O correr, marchar, lançar, saltar e arremessar são habilidades que vem desde os remotos tempos, quando os homens usavam as mesmas para sobreviver. Primeiro a origem e civilizações primitivas, quando os homens usavam as habilidades do corpo como: pular obstáculos para sobreviver, lançar pedra para caçar e correr. Na idade média a atividade continua em competições de pista e campo, nessa época esse esporte passou a ser visto pelos ingleses em escolas. Já a terceira, foi quando voltou à prática desse esporte com os jogos olímpicos no ano de 1986, com barão francês Pierre de Caubertin, ao atletismo de hoje.

“ De início, esses exercícios estavam diretamente

relacionados com as atividades produtivas ou

defensivas da humanidade e ocupavam lugar de

destaque na sociedade bélica e aquisição de bens

essenciais á vida” (Schmolinsky apud OLIVEIRA, 2006, p.21).

Na época eles eram atingidos por seus semelhantes, os homens usavam suas habilidades para medir força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com