TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a Importância do Conceito de Contraposto Para a Produção das Estátuas Gregas?

Por:   •  10/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 1

Qual é a importância do conceito de contraposto para a produção das estátuas gregas?

a )

O contraposto permitiu que as estátuas fossem representadas com movimento, ou seja, deu dinamismo à representação de deuses e atletas em ação.

b )

O contraposto permitiu que fosse possível perceber nitidamente a distinção e a contraposição entre o sagrado e o profano, dando ênfase à religião, importante temática das artes gregas.

c )

O contraposto fez com que a arte estatuária grega alcançasse o nível do sublime, tendo em vista que só foi possível atingir a perfeição estética com base nesse princípio.

d )

O contraposto fez com que as pernas das estátuas ficassem suspensas, o que causou um efeito ilusório nas pessoas.

e )

O contraposto rompeu com a tradição egípcia e fez com que a religião deixasse de ser a temática da produção de estátuas gregas, retratando apenas atletas olímpicos.

Ver justificativa da resposta

QUESTÃO 2

Sobre a produção artística renascentista fora da Itália, é correto afirmar que:

a )

destaca-se a produção dos irmãos belgas Van Eyck; especialmente a de Jan Van Eyck, a quem foi atribuída a descoberta da técnica de tinta a óleo.

b )

Leonardo da Vinci, apesar de italiano, foi o responsável pelo início da produção renascentista na Península Ibérica, na França e na Inglaterra.

c )

através da obra do francês Michelangelo, o Renascimento atingiu o Oriente Médio e o norte da África.

d )

não é possível identificar produção artística renascentista em outros países europeus além da Itália.

e )

apesar de ter origem italiana, o Renascimento ficou mais conhecido devido às produções artísticas francesas, graças aos esforços de Giotto di Bondone.

Ver justificativa da resposta

QUESTÃO 3

Sobre a relação entre o Pós-Impressionismo e o contexto histórico em que se desenvolveu essa tendência é correto afirmar que:

a )

o Pós-Impressionismo se desenvolveu no início do século XX nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, na Alemanha, e foi caracterizado por uma arte que visava se comunicar somente por meio de linhas e cores.

b )

o Pós-Impressionismo se desenvolveu no início do século XX e foi fortemente influenciado pelo avanço da industrialização e de técnicas do seu tempo. Os artistas dessa vertente buscavam captar as ideias da Modernidade, como a velocidade industrial.

c )

o Pós-Impressionismo se desenvolveu na segunda metade do século XIX em meio à inovação técnica da fotografia, a qual viria a suscitar a libertação dos artistas, abrindo caminho para outras formas de representação.

d )

o Pós-Impressionismo se desenvolveu nas décadas iniciais do século XX, na França, e diferenciou-se dos movimentos anteriores pela alusão ao universo onírico, ao inconsciente em suas expressões.

e )

o Pós-Impressionismo surgiu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, no contexto da chamada Guerra Fria. Os artistas buscavam o imediatismo e o abstracionismo; teve em Jackson Pollock um dos seus principais expoentes.

Ver justificativa da resposta

QUESTÃO 4

Com base na teoria de Gombrich (2013), de que maneira pode-se entender a função das representações artísticas para os seres humanos que viveram no período Paleolítico?

a )

Por conta do caráter naturalista da arte rupestre, o autor afirma que ela tinha como função principal a representação objetiva do mundo real relacionada à compreensão, também racional e objetiva, que os primeiros grupos humanos tinham sobre do mundo a sua volta.

b )

Para o autor, a arte tinha um sentido religioso e era uma forma de comunicação entre os seres humanos e as divindades que cultuavam. Esses deuses eram representados com a forma de animais, ou seja, apresentavam uma configuração zoomórfica.

c )

Segundo Gombrich (2013), a arte rupestre tinha uma função além de decorativa e ilustrativa - por representar cenas do cotidiano dos grupos humanos do período paleolítico -, também funcionava como uma forma de delimitação de território e identidades culturais.

d )

Gombrich (2013) afirma que os artistas do período buscavam representar da forma mais realística possível os elementos naturais, as plantas e os animais, porque eles acreditavam que esses desenhos poderiam intervir no mundo natural. Assim, essas imagens tinham poderes sobrenaturais sobre aquilo que era representado.

e )

Para Gombrich (2013), as produções artísticas do período Paleolítico tinham a função de transcender a experiência dos seres humanos. Assim, a função da arte nesse período se aproxima do conceito de sublime, proposto por Kant, no período moderno.

Ver justificativa da resposta

QUESTÃO 5

Qual é a relação entre a arte renascentista e a arte maneirista?

a )

Devido à proximidade temporal, é facilmente percebida a influência exercida do maneirismo sobre a arte renascentista.

b )

As obras maneiristas significam o ápice da produção técnica renascentista e da técnica da perspectiva, cujo maior exemplo é a pintura conhecida como Mona lisa.

c )

Apesar da proximidade temporal, a arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com