TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LIVRO: COLEÇÃO GRANDES MESTRES - BOTTICELLI

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório do Livro:

O convívio ao longo da vida, com clientes cultos e com os maiores humanistas do seu tempo, transformou Botticelli no interprete ideal das sofisticadas alegorias mitológicas muito apreciadas e requisitadas na era laurenciana.

O pai de Botticelli, no início queria que ele continuasse na prática mercantil como seu irmão. Mas com o passar do tempo Mariano se viu obrigado a colocar o filho na oficina do frade Filippo Lippi, que era admirado por sua pintura doce e preciosa. Após algum tempo Botticelli abriu um ateliê no térreo de sua casa, neste ateliê trabalhou por toda a vida.

Desde o início, sua pintura tinha um estilo original. A Primavera ou o Reino de Vênus, é reconhecida como a pintura mais famosa, executada possivelmente para a Villa di Castello. A pintura com seu desfile de divindades mitológicas dispostas da direita para a esquerda, segundo o calendário romano dos meses de abril a maio, espelha o clima culto, refinado e elitista do humanismo laurenciano.

Botticelli produziu o grandioso afresco da Anunciação de San Martino Alla Scala, hoje conservado na Galleria degli uffizi. Foi uma grande prova para o pintor, já que ele não estava acostumado a prática do mural e pelo fato de ter sido executada pouco antes da sua partida para Roma no verão de 1481.

Assim que voltou a Florença, ele recebeu a encomenda de uma tela representando Palas e o Centauro que EME 1498, encontrava-se na casa de Lorenzo de Pierfrancesco de Médici, um presente do Magnífico ao primo.

Em meio a produção “botticelliana”, desse período, consta a obra Madona do Magnificat, pintada para um cliente desconhecido, de produção originalíssima e relação harmoniosa entre as figuras.

Algumas das obras de Botticelli:

Madona com o menino e dois anjos – 1465 a 1469

Não se sabe quem encomendou esta obra, um dos primeiros números do catálogo de Botticelli e demonstra como era grande sua dívida com o Frade Filippo Lippi seu primeiro mestre na pintura.

Adoração dos Magos – 1475

A pintura foi encomendada por Guasparre di Zanobi Del Lama, para o altar de sua própria capela. A pintura foi colocada originalmente em frente à Igreja de Santa Maria Novella e destruída no decorrer das reformas vasarianas em 1569.

A Primavera – 1477 a 1478

O biógrafo Giorgio Vasari, que viu esta pintura em 1568 na Villa dos Médici de Castello, juntamente com o Nascimento de Vênus, a descreve como “outra Vênus que as graças a florescem, denotando a primavera”. A obra deve ter sido feita na própria Villa.

Entre várias outras obras que o livro nos trás.

Conclusão: Este livro da Coleção Grandes Mestres, é bem interessante para o conhecimento de artistas importante para a História da Arte, e ele trás muitas obras do artista em questão, todas coloridas, e com uma breve explicação de cada uma delas, acredito que seja um bom conteúdo para o conhecimento e entendimento de grandes artistas, assim podendo expor este conteúdo em sala de aula para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com