TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS memorável da escola RELATIVAS AO prática artística

Trabalho acadêmico: RELATÓRIOS memorável da escola RELATIVAS AO prática artística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

RELARÓRIO DE ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

INTRODUÇÃO:

A finalidade deste estudo é refletir de forma analítica e crítica as dificuldades da manifestação e comunicação artística e lúdica em sala de aula no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade da criação e também a recreação. Compreende-se assim que seu ensino é algo de extrema importância, pois ela faz parte da cultura e historia do homem como exemplo, o desenvolvimento da atenção, da coordenação motora, concentração, trabalho da criatividade, o desenvolvimento da afetividade, etc.

Educar em artes é também atuar com o meio ambiente, transformar o social, resistir ao conformismo e aprender a utilizar os problemas como desafios de superação. Disponibilizar acesso a diferentes linguagens e materiais, desenvolver técnicas vislumbrando as inúmeras formas que podem ser criadas, formas essas que refletirão as ânsias, os prazeres, a imaginação e as frustações de cada grupo ou indivíduo. Formas que possibilitem descoberta de novas formas e possibilidades para outros projetos. E que não sejam formas pré-definidas pelo professor, pois chegar a um produto final uniforme e igual para todos os indivíduos de um grupo é matar as possibilidades estéticas particulares e reproduzir um modelo de opressor de produção mecanizada que leva em consideração os pluralismos.

RELATOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

Há tempos atrás, em uma época de ensino tradicional, portanto as aulas de artes eram chamadas de Educação Artísticas na qual tinha pouca importância, simplesmente fazia parte do currículo escolar, mas não tinha a ênfase devida, eram apenas de pintura de algum desenho. O mais triste ainda era a falta de materiais, e a falta de qualidade no ensino. Com isso nos restava apenas passar o tempo pintando quando tinha lápis de cor, afinal era o objeto de maior utilidade ou quase sempre, o único a ser usado. Sempre nas datas comemorativas, pintávamos varias atividades, que ainda era usado o mimeografo para fazer copias, depois colávamos no caderno de desenho ou na parede da sala de aula. Costumávamos brincar de fazer replicas de animais, usando a argila, montar brinquedos com caixas de fosforo, mas eram atividades que nem sempre era aplicada com algum planejamento adequado.

A vivência nas aulas de artes de cada uma de nós valeu para nos fazer conhecer cores, desenvolver nossa coordenação motora, noção de combinação de cores, mas percebemos hoje que nossa criatividade, imaginação foi inibida pelo método utilizado nas escolas, mesmo elas sendo de diferentes épocas.

Educação artística é um processo que permite uma pessoa assimilar e aprender conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores.

A arte, por sua vez, é o conjunto de criação humana expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podemos ser real ou imaginaria. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias.

SUGESTÕES DE RECURSOS ARTÍSTICOS NA SALA DE AULA

Entendemos que o modelo educativo vivenciado por todos, há algum tempo atrás não nos favorecia o desenvolvimento da expressividade é a criação, pois trabalhávamos com modelos prontos, não tínhamos um foco, pois o mesmo era para desenvolver as habilidades de manuseio dos materiais e técnicas. Hoje um dos maiores problemas enfrentado pelos professores é o tempo da aula, pois é muito pouca para criar ou recriar, simplesmente dependendo do planejamento da aula o professor aplica o conteúdo em varias aula, o que acaba se desfazendo o interesse pelas aulas ou pelo conteúdo.

Lendo e refletindo encontramos um ponto comum sobre o parecer dos métodos nos deparou com o método tradicional que orientava cada aula, as metodologias técnicas apresentadas eram de expressão do desenho como, geometria, pontilhismo, linhas horizontais e verticais, cor primaria e secundaria, mistura de cores e criação de ambientes de plano de fundo, profundidade, colagem sequenciais e os temas que na verdade era um entretenimento estudantil, mas no nosso ponto de vista era limitado para a nossa criação.

Hoje para que um professor possa ministrar suas aulas e ter uma participação de toda classe ele deve criar estratégias, perguntas que estimulem a observação, onde possam identificar os elementos contidos na atividade e absorvam conhecimentos através do conteúdo. Também criar situações com temas que os instiguem a debates com os pros e contra da situação temática, provocando debates, onde o professor usa a palavra no sentido de comando criando vários tipos de rodas, de reflexão, onde também ele pode usar a sala de aula, a natureza ou ate mesmo o cotidiano de cada um.

O importante é frisar que o significativo dar tempo para a elaboração do trabalho sem interferir, obtendo assim a interação de todos. Podemos verificar que apesar de termos muitos contratempos, podemos sim administrar aulas de artes com conhecimento é diferenciar sobre os objetivos do antes é agora.

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEPORÂNEA

Apontada à situação precária em que ministram suas aulas, em termos de local, materiais e equipamentos, podemos entender que, apesar dessas condições adversas, não há grandes empecilhos para a aplicação do lúdico e o fluir artístico. Nesse estudo, verificou-se que, apesar de presentes nas falas dos pesquisadores, os professores nem sempre utilizam o “fluir artístico”, a expressividade e o lúdico, como mediadores contextualizados em suas praticas, o que os coloca em tênue divisa entre: o emprego consciente de saberes e o passar o tempo, o que acaba por desvalorizar as disciplinas dentro da grade escolar.

É nítida a necessidade de se manter a especificidade de conteúdos, de aprofundar-se nas técnicas de mediação dos processos de aprendizagem e de contextualizar e convalidar o espaço do lúdico, da identidade de cada uma das disciplinas.

Entendemos que a arte faz parte não só de uma grade escolar, mas faz parte da construção de um individuo, da base de expressão, da construção do seu lúdico, passando a entender sua construção social.

EDUCAÇÃO DA ARTE PELO LÚDICO E PELA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com