TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ANALÍTICO DA FILME: JAVÉ NARRATORS

Resenha: RESUMO ANALÍTICO DA FILME: JAVÉ NARRATORS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO ANALITICO DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ

O filme se desenvolve no cenário nordestino de condições precárias em relação ao desenvolvimento das grandes cidades. A história é narrada, em um pequeno estabelecimento do Vilarejo de Javé. O grande conflito da história é a criação de uma hidrelétrica bem na região que destruiria praticamente todo o vilarejo obrigando os moradores a se acostumarem com a nova situação. Descobrem que para evitar esse acontecimento só seria possível se a região carregasse consigo algum fato histórico de relevância. Com isso decidem elaborar um “documento científico” com as narrações de diversos moradores a respeito dos acontecimentos importantes por eles vivenciados.

Entram o primeiro entrave quando se veem se ninguém com conhecimento suficiente para escrever o tal documento, até que decidem colocar o antigo carteiro, único que sabia escrever, para redigir as narrações. Podemos perceber até aqui que a maioria dos conhecimentos identificados na trama até agora são de cunho popular e empírico onde os próprios moradores narram suas histórias e histórias que conheciam sobre o vilarejo.

O interessante é que os moradores tentam fazer com que esses conhecimentos se tornem científicos, devido ao interesse de torná-lo um documento. Dessa forma o conhecimento popular passaria a ser um conhecimento científico. Mesmo com o conhecimento do ex-carteiro, ele tem dificuldades em colocar no papel as narrações já que essas sofrem um misto de memória e história, de verdade e invenção, valores e crenças, a diferença entre escrita e a fala. Todos esses pontos dificultam a criação do “documento” prejudicando a integridade na elaboração do mesmo.Com toda essa confusão em conciliar a verdadeira história com o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com